Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e subordinativas e de fazer a diferenciação entre elas.
Materiais necessários: Data show, computador, artigo de opinião, papel e caneta.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.
SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos que deverão produzir um texto de caráter argumentativo com a finalidade de ser publicado no Facebook. Indique que eles deverão mobilizar as conjunções coordenativas e subordinativas aprendidas.
O intuito é que os alunos exercitem sua capacidade argumentativa e o uso das conjunções coordenativas e subordinativas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente essa lista de conjunções para os alunos.
- A partir delas, proponha que se produza um texto argumentativo, que trate de algum tema da atualidade em que se utilize algumas conjunções coordenativas e subordinativas.
- Espera-se que o aluno reflita sobre as relações estabelecidas pelo uso dessas conjunções no texto.
Materiais complementares: cartaz em papel madeira com a lista de conjunções, papéis avulsos, caneta.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida-os em duplas e solicite que, a partir do reconhecimento das conjunções, produzam um texto argumentativo, que trate de algum tema da atualidade em que se utilize algumas conjunções coordenativas e subordinativas.
- Circule entre as duplas e faça algumas orientações a respeito do uso das conjunções e verifique as temáticas que eles irão tratar.
- Indique que as duplas grifem as conjunções utilizadas em seus textos.
Materiais complementares: cartaz em papel madeira com a lista de conjunções, papéis avulsos, caneta.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que alguns alunos leiam seus textos para a turma.
- Oriente que indiquem quais foram as conjunções utilizadas e quais relações estabelecidas por elas em seus textos.
- Ao final, recolha os textos e sugira uma reescrita caso seja necessário.