14539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Facebook: um convite à produção textual dissertativa-argumentativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Facebook: um convite à produção textual dissertativa-argumentativa

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e subordinativas e de fazer a diferenciação entre elas.

Materiais necessários: Data show, computador, artigo de opinião, papel e caneta.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que deverão produzir um texto de caráter argumentativo com a finalidade de ser publicado no Facebook. Indique que eles deverão mobilizar as conjunções coordenativas e subordinativas aprendidas.

O intuito é que os alunos exercitem sua capacidade argumentativa e o uso das conjunções coordenativas e subordinativas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente essa lista de conjunções para os alunos.
  • A partir delas, proponha que se produza um texto argumentativo, que trate de algum tema da atualidade em que se utilize algumas conjunções coordenativas e subordinativas.
  • Espera-se que o aluno reflita sobre as relações estabelecidas pelo uso dessas conjunções no texto.

Materiais complementares: cartaz em papel madeira com a lista de conjunções, papéis avulsos, caneta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida-os em duplas e solicite que, a partir do reconhecimento das conjunções, produzam um texto argumentativo, que trate de algum tema da atualidade em que se utilize algumas conjunções coordenativas e subordinativas.
  • Circule entre as duplas e faça algumas orientações a respeito do uso das conjunções e verifique as temáticas que eles irão tratar.
  • Indique que as duplas grifem as conjunções utilizadas em seus textos.

Materiais complementares: cartaz em papel madeira com a lista de conjunções, papéis avulsos, caneta.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que alguns alunos leiam seus textos para a turma.
  • Oriente que indiquem quais foram as conjunções utilizadas e quais relações estabelecidas por elas em seus textos.
  • Ao final, recolha os textos e sugira uma reescrita caso seja necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e subordinativas e de fazer a diferenciação entre elas.

Materiais necessários: Data show, computador, artigo de opinião, papel e caneta.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que deverão produzir um texto de caráter argumentativo com a finalidade de ser publicado no Facebook. Indique que eles deverão mobilizar as conjunções coordenativas e subordinativas aprendidas.

O intuito é que os alunos exercitem sua capacidade argumentativa e o uso das conjunções coordenativas e subordinativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente essa lista de conjunções para os alunos.
  • A partir delas, proponha que se produza um texto argumentativo, que trate de algum tema da atualidade em que se utilize algumas conjunções coordenativas e subordinativas.
  • Espera-se que o aluno reflita sobre as relações estabelecidas pelo uso dessas conjunções no texto.

Materiais complementares: cartaz em papel madeira com a lista de conjunções, papéis avulsos, caneta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida-os em duplas e solicite que, a partir do reconhecimento das conjunções, produzam um texto argumentativo, que trate de algum tema da atualidade em que se utilize algumas conjunções coordenativas e subordinativas.
  • Circule entre as duplas e faça algumas orientações a respeito do uso das conjunções e verifique as temáticas que eles irão tratar.
  • Indique que as duplas grifem as conjunções utilizadas em seus textos.

Materiais complementares: cartaz em papel madeira com a lista de conjunções, papéis avulsos, caneta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que alguns alunos leiam seus textos para a turma.
  • Oriente que indiquem quais foram as conjunções utilizadas e quais relações estabelecidas por elas em seus textos.
  • Ao final, recolha os textos e sugira uma reescrita caso seja necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano