14538
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise linguística em artigo de opinião: conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Análise linguística em artigo de opinião: conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e de fazer a diferenciação entre elas.

Materiais necessários: Data show, computador, artigo de opinião, papel e caneta.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que, em um artigo de opinião, deverão acrescentar as conjunções que estabelecem as relações de coordenação no texto.

O intuito é que os alunos exercitem o uso das conjunções coordenativas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente essa lista de conjunções para os alunos.
  • Pergunte: Qual é a sua percepção sobre as as relações que essas conjunções estabelecem no texto? Espera-se que o aluno reflita sobre as relações que podem ser estabelecidas.

Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador; cartaz em papel madeira com a lista de conjunções.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada equipe apresente suas respostas.
  • Faça a conferência das respostas com os grupos.
  • Oriente que eles apresentem o que perceberam sobre a mudança de sentido ao utilizar as variadas conjunções.
  • Ao final, indique que as variadas conjunções coordenativas servem para estabelecer paralelismo entre as orações e modificam o sentido dos períodos no texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e de fazer a diferenciação entre elas.

Materiais necessários: Data show, computador, artigo de opinião, papel e caneta.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que, em um artigo de opinião, deverão acrescentar as conjunções que estabelecem as relações de coordenação no texto.

O intuito é que os alunos exercitem o uso das conjunções coordenativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente essa lista de conjunções para os alunos.
  • Pergunte: Qual é a sua percepção sobre as as relações que essas conjunções estabelecem no texto? Espera-se que o aluno reflita sobre as relações que podem ser estabelecidas.

Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador; cartaz em papel madeira com a lista de conjunções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Solicite que os alunos observem os espaços em branco e suponham quais são as palavras que poderiam preenchê-los.
  • Indique que os grupos deverão completar as lacunas com as conjunções que estão na lista disponibilizada aos alunos.
  • Oriente que os alunos procurem mobilizar variadas conjunções sempre que possível.
  • Os alunos poderão ter dificuldade em mobilizar as diferentes conjunções coordenativas. Por isso, é importante circular entre os grupos para realizar as orientações.

Materiais complementares: textos impressos com letras grandes (aqui), caneta, lista de conjunções coordenativas em cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada equipe apresente suas respostas.
  • Faça a conferência das respostas com os grupos.
  • Oriente que eles apresentem o que perceberam sobre a mudança de sentido ao utilizar as variadas conjunções.
  • Ao final, indique que as variadas conjunções coordenativas servem para estabelecer paralelismo entre as orações e modificam o sentido dos períodos no texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano