Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde”
Finalidade da aula: Compreender as diferenças de uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” e analisar exemplos. Associar o estudo à compreensão das variedades linguísticas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Onde e aonde. Qual é a diferença?”, jogo de tabuleiro “Jornada dos pronomes onde e aonde” e dado (acesse aqui), imagens do twitter.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão de conceitos citados que estarão em segundo plano na aula, como preposição e oração subordinada adjetiva.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hMF-wiDdldLUM0T1U2MkJ5NXM/edit>. Acesso em: 22 set. 2018.
Onde e aonde: qual é a diferença?. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hm9pfi9A03w>. Acesso em: 22 set. 2018.
Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.
Código: LPO9_03ATS01
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes