Atividade para impressão - Jogo de Tabuleiro - LPO9_03ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde”
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativos: emprego do pronome "onde"
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Onde e aonde. Qual é a diferença?”, jogo de tabuleiro “Jornada dos pronomes onde e aonde” e dado (acesse aqui), imagens do twitter.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão de conceitos citados que estarão em segundo plano na aula, como preposição e oração subordinada adjetiva.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em:
Onde e aonde: qual é a diferença?. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hm9pfi9A03w>. Acesso em: 22 set. 2018.
Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender as diferenças de uso das palavras “onde” e “aonde”. Nesse primeiro momento, você não deve informar que são pronomes relativos, pois essa descoberta faz parte da atividade de introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento prévio dos alunos em relação às palavras “onde e aonde”:
- Pergunte aos alunos:
- O que significam as palavras “onde” e “aonde? A que elas remetem? O que indicam?
- Qual a diferença entre elas?
- Explique aos alunos que, para melhor entendimento do uso dessas palavras, é necessário compreender sua classificação.
- Para que possam descobrir essa classificação, proponha um jogo da forca.
- Após a descoberta das palavras (PRONOMES RELATIVOS), faça perguntas que direcionem a assimilação do conceito:
- O que são pronomes relativos?
- O que significa quando há uma relação entre pessoas, coisas ou palavras?
- Pode-se concluir que o pronome relativo liga duas orações, evitando a repetição de um termo principal?
- É importante relembrar que as palavras “onde” e “aonde” também podem ser classificadas como advérbios, portanto destaque que serão pronomes relativos sempre que estiverem em um período composto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que você exibirá um vídeo para melhor compreensão do tema e da diferença de uso entre os pronomes “onde” e “aonde”. Acesse o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hm9pfi9A03w>. Acesso em: 22 set. 2018.
- Após assistir ao vídeo, retome a reflexão sobre o uso dos termos como pronomes relativos (período composto - nos casos em que uma oração está ligada a outra e o pronome retoma um termo que foi dito anteriormente).
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos alunos que completem as frases do slide com os pronomes relativos “onde” e “aonde”.
- Peça que justifiquem as respostas e analisem se as frases indicam ideia de movimento ou permanência:
- onde - permanência
- aonde - movimento
- onde - permanência
- aonde - movimento
Desenvolvimento
Orientações:
- Promova a reflexão sobre a função social da língua e suas variações:
- Por que parece tão difícil entender as regras da norma-padrão de uma língua que já dominamos? Ressalte aos alunos que tal domínio está ligado ao fato de utilizarem a língua - desde muito cedo - para se comunicar.
- Qual é a diferença entre norma-padrão e variação linguística? Alguma delas é mais importante do que a outra?
- Se a língua portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes, o que mais ela é?
Respostas esperadas:
- Porque a língua portuguesa tem muitas regras de gramática que muitas vezes são colocadas acima da sua função social, determinando certo prestígio àqueles que dominam suas regras e desmerecimento aos que a desconhecem.
- A norma-padrão está vinculada a uma língua modelo e segue prescrições representadas na gramática. A variação linguística é o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema, ou seja, nenhuma língua é falada do mesmo jeito em todos os lugares, assim como nem todas as pessoas falam a própria língua de modo idêntico. Nenhuma delas é mais importante que a outra e ambas devem ser respeitadas.
- A língua é um organismo vivo, dinâmico e espontâneo e não apenas um registro escrito.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia com os alunos os tweets do slide e peça que analisem o conteúdo e o emprego dos termos “onde” e “aonde”:
- O uso dos termos está de acordo com a norma-padrão?
- Isso afeta a compreensão da mensagem?
- Se o uso dos termos não está de acordo com a norma-padrão significa que está errado?
Respostas esperadas:
- Não em todos os casos.
- é um lugar onde os israelitas rezam - de acordo
- cara, é aonde vc quiser - variação
- aonde é que anda - variação
- onde é que vai - variação
b) Não. A variação não prejudica o entendimento das mensagens.
c) Não. A língua é dinâmica e está sujeita a inúmeras variações. Uma vez que essas variações visam à comunicação, jamais devem ser consideradas erros. Quando uma variação linguística é apontada como erro, comete-se o que é chamado de Preconceito Linguístico.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que se dividam em grupos de 5 ou 6 integrantes e proponha a atividade do jogo de tabuleiro: Jornada dos pronomes relativos “onde” e “aonde”.
- Entregue um tabuleiro e um dado para cada grupo e explique que o objetivo do jogo é alcançar a linha de chegada, analisando o emprego dos pronomes “onde” e “aonde” nas frases das casas.
- Oriente que cada jogador deve lançar o dado e andar na trilha de acordo com a quantidade obtida.
- Ao parar na casa, deve ler a mensagem e seguir as orientações.
Materiais complementares: Acesse o tabuleiro e o modelo de dado para impressão aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte aos alunos se conseguiram associar os pronomes “onde” e “aonde” à ideia do slide, de permanência ou movimento:
- Como foi possível perceber a ideia de movimento ou de algo fixo no jogo?
- Quais palavras ajudaram a identificar e entender o uso dos pronomes?
- O que representa a presença do “A” junto ao pronome onde?
Respostas esperadas:
- De acordo com os verbos das orações.
- Os verbos e os termos que se referem a lugares.
- Alguns verbos são regidos pela preposição “A”, que pode ser substituída por “PARA”. Para onde, por exemplo.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia com os alunos o tweet do slide e peça que reflitam sobre seu conteúdo:
- Por que o autor do tweet acha triste a situação exposta?
- Qual a relação existente entre o uso correto dos termos “onde” e “aonde” e a qualificação para ser um aluno da USP?
- Existe algum tipo de preconceito na fala do autor do tweet?
- Em que outros contextos é possível identificar o uso de determinada variante linguística como critério de exclusão social?
Respostas esperadas:
- Porque o autor acredita que seguir a norma-padrão é algo que qualifica os estudantes da USP.
- Não existe lógica nesse pensamento porque o domínio da norma-padrão não deve ser parâmetro de merecimento de vaga em uma universidade e nem de garantia de competência acadêmica e/ou pessoal.
- Sim. O preconceito linguístico.
- Os alunos devem citar exemplos de situações em que o preconceito linguístico ocorre.
- Destaque a função social da língua e a importância do respeito às variações e combate ao preconceito linguístico.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO9_03ATS01
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Apresente, nessa comunicação, o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, para explorar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte o que eles sabem sobre a diferença entre “onde” e “aonde” e sobre a função dos pronomes relativos. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor, durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie o vídeo do slide Desenvolvimento, pedindo que os alunos assistam para perceber a diferença entre o “onde” e “aonde”. Envie, também, as frases do segundo e quarto slides de Desenvolvimento e peça que os alunos justifiquem o uso do “onde” e do “aonde” nos textos. Quando acabarem, peça que os alunos exponham, no WhatsApp da turma, as suas respostas. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meets, para os alunos lerem o que produziram.
Fechamento
Para encerrar, envie o texto do slide Fechamento e peça que os alunos leiam e respondam às questões sugeridas nas orientações do slide. Peça, por fim, que os alunos sintetizem os conteúdos estudados. Os alunos podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre preconceito linguístico, observando como é comum, em nossa sociedade, a troca do “onde“ por “aonde” (vice-versa).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde”
Finalidade da aula: Compreender as diferenças de uso dos pronomes relativos “onde” e “aonde” e analisar exemplos. Associar o estudo à compreensão das variedades linguísticas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP56
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e o uso da oração adjetiva padrão sem omitir a preposição antes do pronome relativo: emprego do pronome "onde".
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Onde e aonde. Qual é a diferença?”, jogo de tabuleiro “Jornada dos pronomes onde e aonde” e dado (acesse aqui), imagens do twitter.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreensão de conceitos citados que estarão em segundo plano na aula, como preposição e oração subordinada adjetiva.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. p. 589-591. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7hMF-wiDdldLUM0T1U2MkJ5NXM/edit>. Acesso em: 22 set. 2018.
Onde e aonde: qual é a diferença?. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hm9pfi9A03w>. Acesso em: 22 set. 2018.
Português é legal. Disponível em: <https://www.facebook.com/PortuguesELegal/>. Acesso em: 22 set. 2018.