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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estratégias argumentativas em petições on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Estratégias argumentativas em petições on-line

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar as estratégias argumentativas.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está organizada em três momentos: no primeiro, há perguntas motivadoras referentes ao assunto da petição on-line trabalhada nesta aula; no segundo, há uma atividade para reconhecer e analisar as estratégias argumentativas utilizadas na petição on-line; o terceiro trata da correção deste exercício oralmente. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete ou copie no quadro os questionamentos deste slide.
  • Discuta com os alunos estes questionamentos oralmente.

Materiais complementares:

Caso queira saber mais sobre o assunto, pesquise a referência abaixo:

SALA, Oscar. A questão da ciência no Brasil. Revista Estudos Avançados, vol 5, nº12, São Paulo, mai-ago. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200009>. Acesso em: 6 nov.de 2018.

Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Imprima ou projete o texto deste slide.
  • Primeiro, solicite a leitura individual da petição on-line. Para esse momento, sugiro o tempo de 3 minutos.
  • Depois, peça aos alunos que identifiquem, individualmente, os argumentos que justificam a proposição. Peça para que façam uma lista com os argumentos utilizados pelo autor. Para esse momento, sugiro o tempo de 17 minutos.
  • Por último, peça a eles que socializem a atividade, justificando a resposta. Para esse momento, sugiro 10 minutos.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.

Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Para essa parte do desenvolvimento, sugiro o tempo de 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 5 e 6.
  • Solicite que os alunos respondam o exercício no caderno individualmente.

Materiais complementares: Caso queira acessar a atividade para impressão, clique aqui.

Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 5 e 6.
  • Solicite que os alunos respondam o exercício no caderno individualmente.

Materiais complementares: Caso queira acessar a atividade para impressão, clique aqui.

Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Direcione as questões do exercício anterior aos alunos para que eles possam socializar, oralmente, as respostas dadas.
  • Faça apontamentos quando necessário às respostas dos alunos, a fim de sanar os possíveis problemas de interpretação da petição on-line analisada, bem como complementar as respostas.
  • Por último, retome oralmente as estratégias argumentativas exploradas nesta aula.

Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar as estratégias argumentativas.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está organizada em três momentos: no primeiro, há perguntas motivadoras referentes ao assunto da petição on-line trabalhada nesta aula; no segundo, há uma atividade para reconhecer e analisar as estratégias argumentativas utilizadas na petição on-line; o terceiro trata da correção deste exercício oralmente. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete ou copie no quadro os questionamentos deste slide.
  • Discuta com os alunos estes questionamentos oralmente.

Materiais complementares:

Caso queira saber mais sobre o assunto, pesquise a referência abaixo:

SALA, Oscar. A questão da ciência no Brasil. Revista Estudos Avançados, vol 5, nº12, São Paulo, mai-ago. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200009>. Acesso em: 6 nov.de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Imprima ou projete o texto deste slide.
  • Primeiro, solicite a leitura individual da petição on-line. Para esse momento, sugiro o tempo de 3 minutos.
  • Depois, peça aos alunos que identifiquem, individualmente, os argumentos que justificam a proposição. Peça para que façam uma lista com os argumentos utilizados pelo autor. Para esse momento, sugiro o tempo de 17 minutos.
  • Por último, peça a eles que socializem a atividade, justificando a resposta. Para esse momento, sugiro 10 minutos.

Materiais complementares:

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Para essa parte do desenvolvimento, sugiro o tempo de 10 minutos.

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 5 e 6.
  • Solicite que os alunos respondam o exercício no caderno individualmente.

Materiais complementares: Caso queira acessar a atividade para impressão, clique aqui.

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Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 5 e 6.
  • Solicite que os alunos respondam o exercício no caderno individualmente.

Materiais complementares: Caso queira acessar a atividade para impressão, clique aqui.

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Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Direcione as questões do exercício anterior aos alunos para que eles possam socializar, oralmente, as respostas dadas.
  • Faça apontamentos quando necessário às respostas dos alunos, a fim de sanar os possíveis problemas de interpretação da petição on-line analisada, bem como complementar as respostas.
  • Por último, retome oralmente as estratégias argumentativas exploradas nesta aula.

Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

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