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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os operadores argumentativos em petições on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Os operadores argumentativos em petições on-line

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que possam mostrar a força argumentativa dos enunciados e o sentido para o qual apontam.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma atividade para reconhecer os operadores argumentativos em uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre o uso dos operadores argumentativos; o terceiro trata-se da elaboração de um quadro com os principais operadores argumentativos. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete e imprima a petição deste slide.
  • Entregue a petição online impressa aos alunos. Depois, peça para eles grifarem elementos linguísticos que julgam ser responsáveis por mostrar a força argumentativa de uma ideia e o efeito de sentido que provocam.
  • Atenção! É possível que os alunos tenham dificuldade de entender quais “elementos linguísticos” devem grifar. Dessa forma, explique que há certos elementos na língua que permitem orientar o que dizemos a determinadas conclusões. Por exemplo, neste trecho da petição: “Vale lembrar ainda, que o Estado é o responsável pela criação e edição de normas que visam controlar as atividades lesivas ao ambiente, e também pela elaboração de padrões de qualidade” o elemento linguístico “ainda” aponta para o pressuposto que já é dever do Estado criar e editar normas para controlar ações que prejudicam o meio ambiente. Já os conectores “e” “e também” dão a ideia de soma.
  • Peça aos alunos para socializarem o que foi grifado, justificando a resposta.

Materiais complementares:

A petição on-line está disponível neste link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=42607

Para o texto para impressão, clique aqui.

Para acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
  • Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.

title> Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula title> Desenvolvimento

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
  • Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
  • Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Imprima o quadro com os operadores argumentativos que estão nos materiais complementares abaixo.
  • Em seguida, discuta as respostas das questões anteriores, oralmente, com os alunos.

Materiais complementares:

Para acessar o quadro de operadores argumentativos, clique aqui.

Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que possam mostrar a força argumentativa dos enunciados e o sentido para o qual apontam.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma atividade para reconhecer os operadores argumentativos em uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre o uso dos operadores argumentativos; o terceiro trata-se da elaboração de um quadro com os principais operadores argumentativos. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete e imprima a petição deste slide.
  • Entregue a petição online impressa aos alunos. Depois, peça para eles grifarem elementos linguísticos que julgam ser responsáveis por mostrar a força argumentativa de uma ideia e o efeito de sentido que provocam.
  • Atenção! É possível que os alunos tenham dificuldade de entender quais “elementos linguísticos” devem grifar. Dessa forma, explique que há certos elementos na língua que permitem orientar o que dizemos a determinadas conclusões. Por exemplo, neste trecho da petição: “Vale lembrar ainda, que o Estado é o responsável pela criação e edição de normas que visam controlar as atividades lesivas ao ambiente, e também pela elaboração de padrões de qualidade” o elemento linguístico “ainda” aponta para o pressuposto que já é dever do Estado criar e editar normas para controlar ações que prejudicam o meio ambiente. Já os conectores “e” “e também” dão a ideia de soma.
  • Peça aos alunos para socializarem o que foi grifado, justificando a resposta.

Materiais complementares:

A petição on-line está disponível neste link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=42607

Para o texto para impressão, clique aqui.

Para acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
  • Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.

Materiais complementares:

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title> Desenvolvimento

Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
  • Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.

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Orientações:

  • Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
  • Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Imprima o quadro com os operadores argumentativos que estão nos materiais complementares abaixo.
  • Em seguida, discuta as respostas das questões anteriores, oralmente, com os alunos.

Materiais complementares:

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