9941
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Investigando pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Reconhecer uma figura piramidal. Analisar uma pirâmide e identificar propriedades que a caracterizam. Descrever uma pirâmide a partir de suas características.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA MARIA ARANHA BASTOS,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_20GE _01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Geogebra, Google Documentos, Google Apresentações, Google Meet.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Transponha a atividade para o Google Formulários, usando não só o que está no slide, mas também as questões apresentadas nas orientações ao professor.
Caso a turma não tenha acesso à internet é possível fazer o mesmo em folha impressa.

Atividade principal
Usando o Geogebra (link: https://www.geogebra.org/m/zhvJGqb8), distribua entre os alunos a indicação de pirâmides de base triangular, quadrangular, pentagonal e hexagonal, para que eles façam observações sobre estas e registrem no caderno para socialização posterior via Google Meet com os colegas que receberam o mesmo tipo de pirâmide. Enquanto a videoconferência acontece e as ideias são discutidas, o professor vai colocando as informações discutidas por eles de maneira organizada em um arquivo via Google Documentos, para que eles trabalhem posteriormente nas alterações necessárias a partir das considerações da próxima etapa (Discussão das soluções).
Outra alternativa é que cada grupo de alunos que recebeu a mesma pirâmide para observação (cada grupo com a pirâmide de um tipo de base, indicado pela alteração do valor de n no link aqui disponível) possa trabalhar em um arquivo via Google Documentos, de produção coletiva.
Caso o uso dos recursos digitais não seja possível, o professor pode trabalhar com moldes físicos enviados aos alunos de maneira planificada, solicitando primeiro a montagem das pirâmides, usando tesoura e cola branca, para posteriormente fazer as análises necessárias.

Discussão das soluções
O professor faz as observações sobre as considerações dos alunos, seja no arquivo Google Documentos ou no registro escrito enviado. A partir das considerações os alunos criam uma tabela comparando o que entendiam sobre pirâmide antes das observações do professor e depois.

Sistematização
Esta etapa já foi contemplada pela adaptação da etapa anterior (Discussão das soluções) e a etapa seguinte (Encerramento).

Encerramento
Organize uma sequência de slides via Google Apresentações ou folhas impressas que indiquem as ideias principais envolvendo as pirâmides e suas características.
Os alunos devem rever estas informações e registrar um parágrafo no caderno sobre o que aprenderam nesta aula.

Raio X
Proponha que os alunos enviem um e-mail para um colega, com cópia para o professor, descrevendo o que é uma pirâmide. Isso também pode ser feito por escrito, redigindo uma carta. Ambas propostas podem ser feitas com o acompanhamento da família.

Convite às famílias
Convide a família a acompanhar o aluno na realização da etapa de Raio X.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_20GEO01

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas