9474
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Na fazenda do João

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Posicionar objetos em cima e embaixo a partir de uma referência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_08GEO04

Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, procure organizar dois encontros, assim poderá fazer, no primeiro, a retomada e a primeira parte da atividade principal e enviar o desafio de um colega a outro, para que façam antes do segundo encontro, quando realizarão a discussão das soluções e o encerramento.

Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na organização e na condução das propostas. Também serão necessários dois momentos.

Retomada
Aula assíncrona: A proposta é que conversem em casa sobre o que está em cima ou embaixo, dependendo de um ponto de referência. Envie a imagem (digital ou impressa) do slide, para que respondam e incentive que tragam, oralmente, outros exemplos.

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Atividade principal
Aula assíncrona: Para a atividade principal será necessário que escreva orientações às famílias. Envie a atividade e solicite que realizem diretamente na folha, se receberem impressas ou conseguirem imprimir, caso contrário podem somente utilizar a imagem para referência e escrever, numa folha, somente as pistas. Um familiar pode auxiliar na leitura e na escrita, se necessário. Peça que te encaminhem a atividade realizada. Faça a troca de atividades, mandando as pistas de uns alunos para os outros, para que decifrem e te encaminhem de volta.

Aula síncrona: Envie, com antecedência, a imagem da atividade para que imprimam se for possível. Se não houver possibilidade de impressão, apresente a atividade na aula para que possam ter orientação e realizar a proposta individualmente. Vá fazendo questões e intervenções. Peça que te enviem suas propostas de pistas. As pistas enviadas devem ser encaminhadas para outros alunos para que solucionem, antes do próximo momento simultâneo.

Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade aos alunos que escreveram as pistas, com a resolução do colega e com suas intervenções.

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula, proporcionando a troca ideias sobre as pistas.

Encerramento
Aula assíncrona: Faça um fechamento na devolutiva sintetizando as aprendizagens .

Aula síncrona: Realize a proposta apresentada no plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_08GEO04

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas