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Plano de Aula
Plano de aula: Tempos verbais e a produção de sentidos no Artigo Científico
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades em identificar os diferentes tempos verbais.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos perguntando a diferença entre “Gosto de estudar”, “Gostava de estudar” e “Gostarei de estudar”.
- É fato que eles pontuarão a diferença no que diz respeito ao tempo em que as coisas acontecem, em virtude de marcas linguísticas presentes na ideia de “gostar”. Dessa forma, faça-os compreender que as nossas ações e impressões do mundo são transcritas pela língua ao usar tempos distintos, no caso do presente, do passado e do futuro.
- Em seguida, pergunte se eles entendem alguma diferença entre “Eu trarei os livros” e “Eu traria os livros”.
- A intenção é que digam algo no sentido da certeza observada em “trarei” e a incerteza observada em “traria”. Assim, mostre a eles que uma mudança no aspecto temporal do verbo é capaz de modificar efeitos de sentido carregadas por verbos.
- Em seguida, passe ao slide seguinte e exemplifique isso em dois títulos de artigos de divulgação.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos esses títulos publicados em sites de Divulgação Científica, seja em projetor de slide ou em cópias.
- Lance aos alunos as seguintes questões:
- Em qual dos títulos o fato é visto como algo concreto e em qual é visto como algo possível?
- Quais recursos linguísticos lhe permitem ter essa compreensão?
- Dê a eles 3 minutos para pensar sobre as questões e em seguida, peça para que citem suas respostas.
- Individualmente eles podem dar suas opiniões e, assim que finalizarem as sugestões, você deve apresentar a eles as considerações sobre as respostas.
- As expectativas de respostas são as seguintes:
- O título 1 indica um fato concreto e o título 2 um fato possível.
- Os recursos linguísticos que permitem essa compreensão são os verbos presentes em cada enunciado. No caso do título 1, encontra-se o verbo “criará”, no tempo futuro do presente, indicando um fato futuro e que está marcado como um evento factível e real. Por outro lado, o uso de futuro do pretérito em “causaria” permite enxergar apenas uma possibilidade, uma vez que se coloca um evento dentro de uma não realidade factível.
- Apresente aos alunos, então, a consideração de que suas respostas estejam alinhadas à expectativa das questões.
- Indique a eles que anotem as duas funções discursivas compreendidas para os dois tempos verbais:
- Futuro do presente: Marca um evento concreto, envolvido pela certeza;
- Futuro do pretérito: Marca um evento possível, envolvido pela incerteza.
Materiais complementares:
Caso não haja disponibilidade de projetor de slide, clique aqui para ter acesso ao material impresso.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Nesse segundo momento da aula, o desafio proposto aos alunos é o de que consigam compreender os efeitos de sentido construídos por outras escolhas verbais.
- Faça a leitura conjunta com os alunos do texto presente no slide, ou em cópias. Ao término da leitura, divida-os em duplas para a próxima atividade.
- Recomende que releiam o texto e busquem destacar, escrevendo no caderno ou marcando nas suas cópias, trechos em que seja possível observar, a partir da escolha verbal do autor, os seguintes efeitos de sentido:
- Um verbo no presente que indica uma ação permanente, com efeito atemporal;
- Um verbo no presente com efeito de futuro;
- Um verbo no presente que indica definição, com efeito atemporal;
Peça que os estudantes justifiquem suas escolhas.
A título de exemplo, apresente as eles as seguintes afirmações: I. A Terra gira em torno do sol; II. A Terra é um planeta do sistema solar. Em I, há uma ação da Terra que ocorre sem tempo marcado, pois é um evento permanente, sem momento específico, sendo assim marcado no presente. Em II, apresenta-se uma definição, uma informação sobre a Terra que, independente do momento histórico, tem seu valor de verdade, por isso é colocado como fato presente.
- Destine a eles o tempo de 15 minutos para resolver as questões.
- Ao fim do tempo, peça para que digam suas respostas e anote no quadro as possibilidades que surgirem.
- Compare as respostas a fim de que haja a compreensão dos acertos.
- Apresente oralmente as possibilidades de efeitos de sentidos presentes no texto de acordo com o que está disponível em Materiais Complementares.
Materiais complementares:
Clique aqui, para ter acesso a algumas expectativas de respostas.
Se não houver disponibilidade de projetor de slides ou mesmo preferir dar aos alunos o texto impresso, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
- Dedique esse momento à organização das percepções dos alunos no que diz respeito à seleção temporal dos verbos.
- Frise que não é apenas a forma estrutural do verbo que indica seu valor de sentido, mas a relação entre as ideias contidas no enunciado e as intencionalidades do autor.
- No quadro, é possível escrever com o auxílio dos alunos uma síntese de respostas para os efeitos permitidos pelos tempos verbais.
- Futuro do presente: Marca um evento concreto, envolvido pela certeza;
- Futuro do pretérito: Marca um evento possível, envolvido pela incerteza.
- Presente com efeito de ação permanente: Marca um evento que não acontece de forma pontual na linha do tempo, mas de forma contínua, ininterrupta, e por isso assume uma ideia de presente contínuo.
- Verbo no presente com efeito de futuro: Marca evento de natureza concomitante a outro, seu efeito presente mostra a proximidade entre os fatos e o momento em que é dito. Nesse caso, colocar no futuro daria a impressão de distância temporal, quando na verdade se pretende a percepção de um evento próximo.
- Verbo no presente que indica definição: Marca a atemporalidade de algo. Como forma de conceituação independe do tempo e assumo o valor de verdade a qualquer momento, por isso assume a forma do presente, para que o leitor reconheça a informação como verdade constante e inquestionável, independente do tempo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando brevemente o que se entende por semântica dos tempos verbais em textos científicos.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, os títulos publicados em sites de Divulgação Científica (como imagem). Faça, por meio de um áudio ou vídeo, a leitura dos títulos (você pode disponibilizá-los por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). No mesmo áudio, faça os questionamentos do slide Introdução. Peça que os alunos enviem as respostas por e-mail ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma. Faça uma rápida correção comentada (por áudio, mensagem de texto ou vídeo), afirmando a diferença de sentido entre os títulos causada pela escolha do tempo verbal (futuro do presente e futuro do pretérito).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles se organizem em duplas e interajam pelo WhatsApp, ferramenta possivelmente mais acessível a todos. Peça, em cada dupla, que os alunos leiam o texto disponível em material complementar (envie a eles também um arquivo de áudio com a leitura do texto) e anotem em seus cadernos: (i) um verbo no presente que indica uma ação permanente, com efeito atemporal; (ii) um verbo no presente com efeito de futuro; (iii) um verbo no presente que indica definição, com efeito atemporal. A seguir, passe à correção, enviando um vídeo ou disponibilizando aos alunos um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos sintetizem, de forma breve, as diferenças de sentido entre os tempos verbais trabalhados em aula, conforme a tabela do slide Fechamento: (i) futuro do presente; (ii) futuro do pretérito; (iii) presente. Oriente ainda que os alunos enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, além de conversar, em casa, sobre os assuntos dos artigos científicos lidos na aula, de modo a fazer com que os alunos se interessem pelos temas desse gênero textual.