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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As sequências textuais empregadas na reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre As sequências textuais empregadas na reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Diga aos alunos, pelo WhatsApp, que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying, com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbullying.

Introdução
Para esta aula, os alunos deverão assistir ao filme “As melhores coisas do mundo” (2010), dirigido por Laís Bodanzky (disponível aqui). Encaminhe à turma, o link do filme junto a algumas atividades: a. Qual é a temática do filme?; b. Retorne ao trecho entre 24’05” e 25’47” e descreva a cena com detalhes; c. Retorne ao trecho entre 45’12” e 49’13” e narre a cena, apresentando: a trama, os personagens, o tempo e o espaço, seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho; d. Retorne ao trecho compreendido entre 51’50” e 58’58” e apresente a cena a partir de recursos como: a informação sobre o tema, a definição (conceituação) do que está sendo abordado e o contraste, apresentando as posições contrárias destacadas na cena.
Sugira que entrem em contato com você caso haja dúvidas, já que as orientações são diversas.

Desenvolvimento
Pergunte aos alunos quais diferenças puderam ser percebidas na maneira de descrever, narrar e expor as cenas do filme. Encaminhe à turma o slide referente ao Desenvolvimento do plano (veja no plano original) e peça que os alunos relacionem as colunas. Espera-se que eles tenham percebido que, durante a narração, os fatos foram organizados dentro de uma relação de anterioridade ou de posteridade, ou seja, narrar consiste em contar os fatos. Durante a descrição, o que se buscou foi a pormenorização (ou detalhamento) do acontecido, resumindo-o. A exposição buscou apresentar informações sobre um fato específico a partir de recursos como a conceituação, a enumeração, a comparação ou o contraste, permitindo a clara identificação do tema central. Em seguida, peça aos alunos que contatem um colega para fazer uma atividade em duplas. Encaminhe-lhes uma cópia da reportagem disponível aqui. O trabalho em dupla favorece a comunicação, troca de informações e experiências entre eles, fortalecendo os vínculos e o trabalho cooperativo. Para isso, sugira que façam chamadas de vídeo ou áudio, com o intuito de proporcionar melhor interação. As atividades referentes à reportagem estão disponíveis aqui. As respostas esperadas estão disponíveis aqui.

Fechamento
Nesta etapa você pode organizar uma aula online pelo Google Meet ou outras plataformas de webconferências, ou também pedir que as reflexões sejam realizadas em quartetos, por chamada de vídeo e depois socializadas com a turma por meio de relatos feitos em vídeos curtos, pelo celular. Apresente os seguintes questionamentos:
O título do texto aborda a temática geral da reportagem, ou seja, o cyberbullying. Cada entretítulo [título breve entre cada bloco de parágrafos da reportagem, que apresenta o subtema a ser desenvolvido] aborda uma microtemática dentro do tema principal. Assim, do que trata o primeiro entretítulo “Punir é possível”? Como o entretítulo “Caminhos para solucionar o problema” se relaciona ao tema central do texto? Discuta com seus colegas: considerando o filme que você assistiu, a solução dada na reportagem seria o caminho para resolver o problema apresentado no filme? Seria possível, nesse caso, punir as pessoas que praticaram bullying e cyberbullying?

Convite às famílias
Você pode sugerir que os familiares assistam ao filme junto com os alunos para que possam refletir juntos sobre a problemática do cyberbullying.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_07SQA04

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


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