14532
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As sequências textuais empregadas na reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre As sequências textuais empregadas na reportagem

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Os alunos deverão assistir ao filme As melhores coisas do mundo (2010) antes desta aula. Uma reportagem previamente selecionada (impressa ou digital), materiais de uso cotidiano, computador e data-show para exibição de trechos do filme.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldades em perceber e analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências narrativas, expositivas e descritivas presentes na reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbulliying.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, os alunos deverão ter assistido ao filme As melhores coisas do mundo (2010), dirigido por Laís Bodanzky. Você poderá reservar uma aula anterior para exibir o filme na escola ou solicitar que ele seja visto em casa. O filme está disponível neste link.
  • Comece a aula perguntando aos alunos qual é a temática do filme. Espera-se que os alunos respondam que o filme aborda as crises da adolescência como conflitos familiares, a “primeira vez”, a violência, o preconceito e o cyberbullying.
  • Faça a exibição do trecho compreendido entre 24’05” e 25’47” e peça a um aluno que descreva a cena com detalhes. Eles deverão obrigatoriamente descrever com pormenores as reações dos colegas diante da divulgação da foto da garota.
  • Exiba o trecho compreendido entre 45’12” e 49’13” e peça a um aluno que narre a cena. Ele deverá apresentar a trama, os personagens, o tempo e o espaço, seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
  • Exiba o trecho compreendido entre 51’50” e 58’58” e peça a um aluno que apresente a cena a partir de recursos como a informação sobre o tema, a definição (conceituação) do que está sendo abordado e o contraste, apresentando as posições contrárias destacadas na cena.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais diferenças puderam ser percebidas na maneira de descrever, narrar e expor as cenas do filme. Apresente o slide e peça que os alunos relacionem as colunas. Espera-se que eles tenham percebido que durante a narração os fatos foram organizados dentro de uma relação de anterioridade ou de posteridade, ou seja, narrar consiste em contar os fatos. Durante a descrição, o que se buscou foi a pormenorização (ou detalhamento) do acontecido, resumindo-o. A exposição buscou apresentar informações sobre um fato específico, a partir de recursos como a conceituação, a enumeração, a comparação ou o contraste permitindo a clara identificação do tema central.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

  • Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. O texto está disponível no link https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/10/cyberbullying-uma-ameaca-digital.html
  • . O trabalho em dupla favorece a comunicação, troca de informações e experiências entre eles, fortalecendo os vínculos e o trabalho cooperativo.
  • Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
  • Distribua uma cópia da atividade disponível nos materiais complementares sobre tipologia textual. O arquivo com as respostas esperadas está disponível nos materiais complementares.

Materiais complementares

Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1 - Reúna os alunos em círculo e informe que agora será o momento de discussão sobre o tema.

2 - Apresente o seguinte questionamento: O título do texto aborda a temática geral da reportagem, ou seja, o cyberbullying. Cada entretítulo [título breve entre cada bloco de parágrafos da reportagem, que apresenta o subtema a ser desenvolvido] aborda uma microtemática dentro do tema principal, assim, do que trata o primeiro entretítulo “Punir é possível”? O primeiro subtítulo “Punir é possível” trata das possibilidades de denúncia e das dificuldades de se encontrar e punir o agressor.Como o entretítulo “Caminhos para solucionar o problema” se relaciona ao tema central do texto? O entretítulo aborda a utilização do diálogo e da empatia para tentar resolver o problema e leva a refletir sobre a necessidade de uma mudança de comportamento para superação das situações de cyberbullying.

3- Discuta com seus colegas: considerando o filme que você assistiu, a solução dada na reportagem seria o caminho para resolver o problema apresentado no filme? Seria possível, nesse caso, punir as pessoas que praticaram bullying e cyberbullying? (Obs.: Caso não haja tempo disponível para essa discussão, você pode pedir ajuda ao professor de sociologia, filosofia ou história, para que ele promova esse debate com os alunos)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Os alunos deverão assistir ao filme As melhores coisas do mundo (2010) antes desta aula. Uma reportagem previamente selecionada (impressa ou digital), materiais de uso cotidiano, computador e data-show para exibição de trechos do filme.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldades em perceber e analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências narrativas, expositivas e descritivas presentes na reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbulliying.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Para esta aula, os alunos deverão ter assistido ao filme As melhores coisas do mundo (2010), dirigido por Laís Bodanzky. Você poderá reservar uma aula anterior para exibir o filme na escola ou solicitar que ele seja visto em casa. O filme está disponível neste link.
  • Comece a aula perguntando aos alunos qual é a temática do filme. Espera-se que os alunos respondam que o filme aborda as crises da adolescência como conflitos familiares, a “primeira vez”, a violência, o preconceito e o cyberbullying.
  • Faça a exibição do trecho compreendido entre 24’05” e 25’47” e peça a um aluno que descreva a cena com detalhes. Eles deverão obrigatoriamente descrever com pormenores as reações dos colegas diante da divulgação da foto da garota.
  • Exiba o trecho compreendido entre 45’12” e 49’13” e peça a um aluno que narre a cena. Ele deverá apresentar a trama, os personagens, o tempo e o espaço, seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
  • Exiba o trecho compreendido entre 51’50” e 58’58” e peça a um aluno que apresente a cena a partir de recursos como a informação sobre o tema, a definição (conceituação) do que está sendo abordado e o contraste, apresentando as posições contrárias destacadas na cena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais diferenças puderam ser percebidas na maneira de descrever, narrar e expor as cenas do filme. Apresente o slide e peça que os alunos relacionem as colunas. Espera-se que eles tenham percebido que durante a narração os fatos foram organizados dentro de uma relação de anterioridade ou de posteridade, ou seja, narrar consiste em contar os fatos. Durante a descrição, o que se buscou foi a pormenorização (ou detalhamento) do acontecido, resumindo-o. A exposição buscou apresentar informações sobre um fato específico, a partir de recursos como a conceituação, a enumeração, a comparação ou o contraste permitindo a clara identificação do tema central.
Slide Plano Aula

  • Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. O texto está disponível no link https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/10/cyberbullying-uma-ameaca-digital.html
  • . O trabalho em dupla favorece a comunicação, troca de informações e experiências entre eles, fortalecendo os vínculos e o trabalho cooperativo.
  • Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
  • Distribua uma cópia da atividade disponível nos materiais complementares sobre tipologia textual. O arquivo com as respostas esperadas está disponível nos materiais complementares.

Materiais complementares

Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1 - Reúna os alunos em círculo e informe que agora será o momento de discussão sobre o tema.

2 - Apresente o seguinte questionamento: O título do texto aborda a temática geral da reportagem, ou seja, o cyberbullying. Cada entretítulo [título breve entre cada bloco de parágrafos da reportagem, que apresenta o subtema a ser desenvolvido] aborda uma microtemática dentro do tema principal, assim, do que trata o primeiro entretítulo “Punir é possível”? O primeiro subtítulo “Punir é possível” trata das possibilidades de denúncia e das dificuldades de se encontrar e punir o agressor.Como o entretítulo “Caminhos para solucionar o problema” se relaciona ao tema central do texto? O entretítulo aborda a utilização do diálogo e da empatia para tentar resolver o problema e leva a refletir sobre a necessidade de uma mudança de comportamento para superação das situações de cyberbullying.

3- Discuta com seus colegas: considerando o filme que você assistiu, a solução dada na reportagem seria o caminho para resolver o problema apresentado no filme? Seria possível, nesse caso, punir as pessoas que praticaram bullying e cyberbullying? (Obs.: Caso não haja tempo disponível para essa discussão, você pode pedir ajuda ao professor de sociologia, filosofia ou história, para que ele promova esse debate com os alunos)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano