Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Os alunos deverão assistir ao filme As melhores coisas do mundo (2010) antes desta aula. Uma reportagem previamente selecionada (impressa ou digital), materiais de uso cotidiano, computador e data-show para exibição de trechos do filme.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldades em perceber e analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências narrativas, expositivas e descritivas presentes na reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbulliying.
Introdução
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Para esta aula, os alunos deverão ter assistido ao filme As melhores coisas do mundo (2010), dirigido por Laís Bodanzky. Você poderá reservar uma aula anterior para exibir o filme na escola ou solicitar que ele seja visto em casa. O filme está disponível neste link.
- Comece a aula perguntando aos alunos qual é a temática do filme. Espera-se que os alunos respondam que o filme aborda as crises da adolescência como conflitos familiares, a “primeira vez”, a violência, o preconceito e o cyberbullying.
- Faça a exibição do trecho compreendido entre 24’05” e 25’47” e peça a um aluno que descreva a cena com detalhes. Eles deverão obrigatoriamente descrever com pormenores as reações dos colegas diante da divulgação da foto da garota.
- Exiba o trecho compreendido entre 45’12” e 49’13” e peça a um aluno que narre a cena. Ele deverá apresentar a trama, os personagens, o tempo e o espaço, seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
- Exiba o trecho compreendido entre 51’50” e 58’58” e peça a um aluno que apresente a cena a partir de recursos como a informação sobre o tema, a definição (conceituação) do que está sendo abordado e o contraste, apresentando as posições contrárias destacadas na cena.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais diferenças puderam ser percebidas na maneira de descrever, narrar e expor as cenas do filme. Apresente o slide e peça que os alunos relacionem as colunas. Espera-se que eles tenham percebido que durante a narração os fatos foram organizados dentro de uma relação de anterioridade ou de posteridade, ou seja, narrar consiste em contar os fatos. Durante a descrição, o que se buscou foi a pormenorização (ou detalhamento) do acontecido, resumindo-o. A exposição buscou apresentar informações sobre um fato específico, a partir de recursos como a conceituação, a enumeração, a comparação ou o contraste permitindo a clara identificação do tema central.
Desenvolvimento
- Coloque os alunos em duplas e distribua uma cópia da reportagem exibida acima para cada dupla. O texto está disponível no link https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/10/cyberbullying-uma-ameaca-digital.html
- . O trabalho em dupla favorece a comunicação, troca de informações e experiências entre eles, fortalecendo os vínculos e o trabalho cooperativo.
- Dê tempo para que eles leiam a reportagem, cada dupla poderá ler um parágrafo e passar a vez ou eles poderão ler em silêncio.
- Distribua uma cópia da atividade disponível nos materiais complementares sobre tipologia textual. O arquivo com as respostas esperadas está disponível nos materiais complementares.
Materiais complementares
Para imprimir a atividade, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1 - Reúna os alunos em círculo e informe que agora será o momento de discussão sobre o tema.
2 - Apresente o seguinte questionamento: O título do texto aborda a temática geral da reportagem, ou seja, o cyberbullying. Cada entretítulo [título breve entre cada bloco de parágrafos da reportagem, que apresenta o subtema a ser desenvolvido] aborda uma microtemática dentro do tema principal, assim, do que trata o primeiro entretítulo “Punir é possível”? O primeiro subtítulo “Punir é possível” trata das possibilidades de denúncia e das dificuldades de se encontrar e punir o agressor.Como o entretítulo “Caminhos para solucionar o problema” se relaciona ao tema central do texto? O entretítulo aborda a utilização do diálogo e da empatia para tentar resolver o problema e leva a refletir sobre a necessidade de uma mudança de comportamento para superação das situações de cyberbullying.
3- Discuta com seus colegas: considerando o filme que você assistiu, a solução dada na reportagem seria o caminho para resolver o problema apresentado no filme? Seria possível, nesse caso, punir as pessoas que praticaram bullying e cyberbullying? (Obs.: Caso não haja tempo disponível para essa discussão, você pode pedir ajuda ao professor de sociologia, filosofia ou história, para que ele promova esse debate com os alunos)