14531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:  Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica
Finalidade da aula: Compreender a diferença de efeitos de sentidos produzidos pela presença/ausência de marcas de impessoalidade e seleção vocabular no Artigo de Divulgação Científica
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Artigo de Divulgação Científica
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO9_07SQA05

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas