Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando brevemente o que é a impessoalidade.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, os textos sugerido no slide Introdução. Faça, por meio de um áudio, a leitura dos textos (você pode disponibilizar o texto por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). No mesmo áudio, faça os questionamentos do slide Introdução, de forma que os alunos percebam a pessoalidade ou a impessoalidade nos textos. Peça que os alunos enviem as respostas por e-mail ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles leiam o texto do slide Desenvolvimento (envie a eles) e se organizem em grupos, criando um novo grupo de WhatsApp para que interajam por lá de forma colaborativa. Peça, em cada grupo, que os alunos respondam às perguntas disponíveis na orientação do slide Desenvolvimento. Quando finalizarem, peça que alguns alunos se voluntariem para dizer suas respostas. A seguir, passe à correção, enviando um vídeo ou disponibilizando aos alunos um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos façam uma breve síntese da aula e a enviem no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, além de conversar, em casa, sobre os assuntos dos artigos científicos lidos na aula, de modo a fazer com que os alunos se interessem pelos temas desse gênero textual. Afinal, quem não gosta de conhecer um pouco sobre o que os cientistas vêm pesquisando?
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_07SQA05
(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes