14530
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A estrutura do soneto: Métrica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre a métrica e outros recursos que conferem ritmo ao soneto para perceber a contribuição desses recursos na construção de sentidos e na estética do texto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, diga que os alunos estudarão a métrica dos sonetos.

Introdução
Em um vídeo, faça uma pergunta retórica aos alunos, questionando se eles sabem o que é métrica. Ainda no vídeo, leia o soneto sugerido no plano de aula e mostre como as sílabas são separadas, de acordo com o ritmo da leitura, mostrando que a divisão da sílaba, no soneto, é diferente da sílaba gramatical. Peça que os alunos escrevam, de acordo com o que entenderam, a diferença entre sílaba gramatical e sílaba poética, e enviem as suas resposta via WhatsApp.

Desenvolvimento
Em um vídeo, explique aos alunos o que é escansão e demonstre rapidamente como essa atividade é feita. Depois disso, peça que os alunos façam a escansão do poema Carolina, disponível no plano de aula, contando o número de sílabas poéticas presentes em cada verso. Oriente-os, ainda, a conferir as suas escanções por meio do Sistema Aoidos, que faz a escansão de forma automática, seguindo as orientações do plano. Quando acabarem, leia o poema em um áudio para os alunos, cadenciando a leitura para que eles percebam a influência da métrica dos versos. Diga ainda que se tratam de versos decassílabos.

Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os alunos enviem as suas sínteses da aula, relatando a importância da métrica, ritmo e harmonia no soneto. Oriente-os a enviar as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso às sínteses. Se tiver tempo disponível, ou como atividade pós-aula, compartilhe a leitura do poema de Fernando Pessoa, disponível no slide Fechamento.

Convite às famílias
Convide a família a conhecer as obras de Fernando Pessoa, pesquisando sobre a vida do autor e sua rica produção literária, com ênfase na produção de seu pseudônimo Ricardo Reis. Leia os sonetos e se delicie, em família, com os poemas desse autor singular.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_02SQA06

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas