Atividade ou texto para impressão - Artigo de divulgação científica
Plano de Aula
Plano de aula: A composição de linguagens no Artigo de Divulgação Científica
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Projetor de Slides
Cópia dos textos disponíveis em Materiais Complementares
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da importância da hierarquia organizacional entre títulos, subtítulos e relação com imagens
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1 - Questione os alunos sobre o que eles entendem por “Linguagens” no plural. Espera-se que eles falem sobre imagens, gestos, cores, textos escritos, falados, fotos, desenhos etc.
2 - Após esse primeiro momento, pergunte a eles sobre a importância dessa diversidade de linguagens em um texto e de que forma seus usos melhoram a compreensão dele. Um exemplo seria uma notícia de jornal, na qual o aluno pode ser questionado sobre o papel da fotografia, do tamanho das letras na manchete, dos trechos destacados do texto completo. Espera-se que o aluno, nesse momento, perceba que esses recursos ampliam a capacidade de compreensão do que o texto apresenta, mobilizando diversas formas de percepção do fato evidenciado, como forma de apresentar um espaço, pessoas envolvidas, chamar mais atenção para um determinado fato.
3 - Então, apresente o Artigo de Divulgação Científica como um gênero em que esse conjunto de linguagens tem sua importância na construção de um conjunto informacional que se constitui a partir de textos verbais, de imagens, de fotos e de gráficos para que seja possível consolidar o caráter de verdade apresentado no texto, como forma de garantir a veracidade de dados apresentados de modo conjunto, entre diferentes linguagens.
3 - Diga a eles que as formas de significações se constituem a partir de elementos tanto verbais quanto visuais na composição de textos e chame a atenção para a importância disso para o melhor entendimento das informações de um texto.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o artigo de divulgação no slide. Caso não haja disponibilidade de datashow para isso, reproduza o material disponível em Materiais Complementares para que os alunos leiam.
- Peça para que os alunos citem os diferentes elementos que compõem o texto apresentado.
- Nesse momento, é importante que os alunos possam citar individualmente os elementos que compreenderem como parte integrante da composição do texto no site.
- Após a indicação desses elementos componentes do texto, peça para que os alunos falem um pouco sobre a importância de cada um deles para a construção e compreensão do artigo.
- Ao final deste momento, destaque que o corpo do texto também tem uma organização particular e que será sobre este elemento textual sobre o qual os alunos se debruçarão para compreender a composição do artigo de divulgação científica.
Materiais complementares:
Para acessar as respostas previstas para essa atividade, clique aqui.
Para acessar o texto utilizado no slide em caso de não disponibilidade de data show, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Divida a turma em duplas e apresente os trechos disponíveis em Materiais Complementares. Essa divisão deve acontecer em virtude de a leitura cooperativa poder auxiliar cada integrante da dupla na atenção dada ao texto, podendo cada um se ater a diferentes aspectos do texto e propiciar a discussão acerca da organização coerente dos trechos, em que as reflexões serão promovidas de modo conjunto.
- Peça para que eles leiam os quatro trechos disponíveis e os organizem a fim de atribuir coerência entre eles, ou seja, permitir uma leitura fluente e significativa a partir do conjunto informacional apresentado. Dê a eles 15 minutos para essa tarefa.
- Caso seja mais interessante, recorte os trechos para que eles mesmos manuseiem o texto e possam mover o parágrafos, a fim de comparar melhor a composição do texto.
- Antes da apresentação das respostas, faça uma leitura do texto com a turma e questione-os sobre:
- Qual o tema central desse texto?
O texto fala sobre a descoberta de um fóssil de uma nova espécie de lagarto marinho, em Puglia, na Itália, por paleontólogos da Universidade de Alberta.
- Quais informações ajudam na construção desse tema?
O texto destaca as características do fóssil encontrado, o que o diferencia do tamanho comum dos lagartos. Além disso, o fóssil apresenta um tempo de vida mais recente que os demais da espécie. Por fim, pode-se destacar condições específicas para a preservação do fóssil, tais como o local onde o fóssil foi encontrado, que auxilia na preservação dos tecidos da espécie.
- Ao final do tempo de 15 minutos, peça para que as duplas indiquem suas sequências de organização do texto. A sequência correta é a seguinte: 2-4-1-3.
- O texto completo está disponível em Materiais Complementares, ao final da atividade de fechamento.
Materiais complementares:
Para acesso os trechos do texto a serem utilizados na aula, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- O momento final da aula deve ser dedicado à compreensão dos elementos que permitiram ao alunos a indicação da sequência adequada dos trechos para a composição do texto original.
- Peça para que alguns alunos digam o que os levou a organizar o texto seguindo a ordem correta dos trechos, 2-4-1-3.
- Vá anotando no quadro para que eles possam perceber as possíveis diferentes respostas da turma.
Materiais complementares:
Para acessar a expectativa de respostas, clique aqui.
Para acesso o texto completo da atividade, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando brevemente o que se entende por linguagens (gráficos, imagens etc.) em um artigo científico.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, o texto do slide Introdução. Faça, por meio de um áudio, a leitura do texto (você pode disponibilizar o texto por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). No mesmo áudio, faça o questionamento do slide Introdução: quais são os diferentes elementos que compõem o texto apresentado? Peça que os alunos enviem as respostas por e-mail ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles se organizem em grupos, criando um novo grupo de WhatsApp para que interajam por lá de forma colaborativa. Peça, em cada grupo, que os alunos leiam os fragmentos disponíveis em material complementar e os organizem a fim de atribuir coerência entre eles. Seria interessantes que os alunos fossem interagindo durante a atividade em um documento no Google Docs, no qual eles podem editar as frases em conjunto, formando o texto. A seguir, passe à correção enviando um vídeo ou disponibilizando aos alunos um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos respondam, de forma breve, como eles conseguiram “montar” o texto, e enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, além de conversar, em casa, sobre os assuntos dos artigos científicos lidos na aula, de modo a fazer com que os alunos se interessem pelos temas desse gênero textual. A família também pode participar da atividade de “quebra-cabeça” da aula, percebendo como os fragmentos poderiam se organizar para dar coerência ao texto final.