Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Projetor de Slides
Cópia dos textos disponíveis em Materiais Complementares
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não compreensão da importância da hierarquia organizacional entre títulos, subtítulos e relação com imagens
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1 - Questione os alunos sobre o que eles entendem por “Linguagens” no plural. Espera-se que eles falem sobre imagens, gestos, cores, textos escritos, falados, fotos, desenhos etc.
2 - Após esse primeiro momento, pergunte a eles sobre a importância dessa diversidade de linguagens em um texto e de que forma seus usos melhoram a compreensão dele. Um exemplo seria uma notícia de jornal, na qual o aluno pode ser questionado sobre o papel da fotografia, do tamanho das letras na manchete, dos trechos destacados do texto completo. Espera-se que o aluno, nesse momento, perceba que esses recursos ampliam a capacidade de compreensão do que o texto apresenta, mobilizando diversas formas de percepção do fato evidenciado, como forma de apresentar um espaço, pessoas envolvidas, chamar mais atenção para um determinado fato.
3 - Então, apresente o Artigo de Divulgação Científica como um gênero em que esse conjunto de linguagens tem sua importância na construção de um conjunto informacional que se constitui a partir de textos verbais, de imagens, de fotos e de gráficos para que seja possível consolidar o caráter de verdade apresentado no texto, como forma de garantir a veracidade de dados apresentados de modo conjunto, entre diferentes linguagens.
3 - Diga a eles que as formas de significações se constituem a partir de elementos tanto verbais quanto visuais na composição de textos e chame a atenção para a importância disso para o melhor entendimento das informações de um texto.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o artigo de divulgação no slide. Caso não haja disponibilidade de datashow para isso, reproduza o material disponível em Materiais Complementares para que os alunos leiam.
- Peça para que os alunos citem os diferentes elementos que compõem o texto apresentado.
- Nesse momento, é importante que os alunos possam citar individualmente os elementos que compreenderem como parte integrante da composição do texto no site.
- Após a indicação desses elementos componentes do texto, peça para que os alunos falem um pouco sobre a importância de cada um deles para a construção e compreensão do artigo.
- Ao final deste momento, destaque que o corpo do texto também tem uma organização particular e que será sobre este elemento textual sobre o qual os alunos se debruçarão para compreender a composição do artigo de divulgação científica.
Materiais complementares:
Para acessar as respostas previstas para essa atividade, clique aqui.
Para acessar o texto utilizado no slide em caso de não disponibilidade de data show, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Divida a turma em duplas e apresente os trechos disponíveis em Materiais Complementares. Essa divisão deve acontecer em virtude de a leitura cooperativa poder auxiliar cada integrante da dupla na atenção dada ao texto, podendo cada um se ater a diferentes aspectos do texto e propiciar a discussão acerca da organização coerente dos trechos, em que as reflexões serão promovidas de modo conjunto.
- Peça para que eles leiam os quatro trechos disponíveis e os organizem a fim de atribuir coerência entre eles, ou seja, permitir uma leitura fluente e significativa a partir do conjunto informacional apresentado. Dê a eles 15 minutos para essa tarefa.
- Caso seja mais interessante, recorte os trechos para que eles mesmos manuseiem o texto e possam mover o parágrafos, a fim de comparar melhor a composição do texto.
- Antes da apresentação das respostas, faça uma leitura do texto com a turma e questione-os sobre:
- Qual o tema central desse texto?
O texto fala sobre a descoberta de um fóssil de uma nova espécie de lagarto marinho, em Puglia, na Itália, por paleontólogos da Universidade de Alberta.
- Quais informações ajudam na construção desse tema?
O texto destaca as características do fóssil encontrado, o que o diferencia do tamanho comum dos lagartos. Além disso, o fóssil apresenta um tempo de vida mais recente que os demais da espécie. Por fim, pode-se destacar condições específicas para a preservação do fóssil, tais como o local onde o fóssil foi encontrado, que auxilia na preservação dos tecidos da espécie.
- Ao final do tempo de 15 minutos, peça para que as duplas indiquem suas sequências de organização do texto. A sequência correta é a seguinte: 2-4-1-3.
- O texto completo está disponível em Materiais Complementares, ao final da atividade de fechamento.
Materiais complementares:
Para acesso os trechos do texto a serem utilizados na aula, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- O momento final da aula deve ser dedicado à compreensão dos elementos que permitiram ao alunos a indicação da sequência adequada dos trechos para a composição do texto original.
- Peça para que alguns alunos digam o que os levou a organizar o texto seguindo a ordem correta dos trechos, 2-4-1-3.
- Vá anotando no quadro para que eles possam perceber as possíveis diferentes respostas da turma.
Materiais complementares:
Para acessar a expectativa de respostas, clique aqui.
Para acesso o texto completo da atividade, clique aqui.