14527
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Análise de elementos que indicam uma boa performance em Podcast de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Análise de elementos que indicam uma boa performance em Podcast de divulgação científica

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais e cinésicos dos gêneros de apresentação analisados.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: observar os principais elementos para uma boa performance em apresentações orais, especialmente, para fins de divulgação do conhecimento, com ênfase nos podcasts.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Questione a turma sobre a performance de apresentações orais com perguntas para toda a sala, como:
  • Vocês sabem o que é performance?

(Independente das respostas dos alunos, explicar que significa “atuação ou desempenho em uma apresentação ou exibição”).

  • Como um orador chama a atenção do público para o que ele tem a dizer?

(Espera-se que a classe indique ser através da própria figura do orador, usando elementos corporais e vocais).

  • Que recursos o orador usa, além do próprio interesse que o assunto desperta?

(É esperado que os alunos citem postura corporal, movimentos e gestualidade, expressão facial, olhar diretamente para a plateia, dentre outros).

  • Como o orador conduz a plateia durante a apresentação?

(É provável que a turma responda ser através de modulações na voz, movimentação no palco, uso de recursos e ferramentas de apoio, interação com a plateia, dentre outros. Aconselha-se dizer aos estudantes que as próprias aulas (inclusive esta) e os professores podem ser usados como exemplos de análise para tais características de performance oral).

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certos elementos e/ou características composicionais e cinésicas, retome os questionamentos, novamente, com toda a turma, orientando-os na percepção de tais itens;
  • Explique para a turma a importância da performance em apresentações orais de qualquer natureza, inclusive nos podcasts.

(Aconselha-se dizer aos estudantes que a performance faz com que o apresentador prenda a atenção da plateia, despertando um maior interesse para os assuntos abordados e para a própria dinâmica da apresentação, garantindo o sucesso).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba um trecho de seminário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma, conforme a seguinte minutagem: de 2 min e 56 seg até 4 min e 52 seg.
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
  • Devido ao tempo de duração do seminário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas o trecho indicado do vídeo para os alunos;
  • Peça que percebam alguns dos elementos cinésicos mais relevantes encontrados no vídeo selecionado, como postura corporal, expressão facial, interação com a plateia, entre outros, com perguntas orais para toda a sala (através de impressão ou projeção do slide):
  • Como o orador fala com a plateia?
  • Como o orador se comporta no palco?
  • Como o orador desperta e mantém o interesse do público para a sua apresentação?
  • Como o orador conduz a plateia durante a apresentação?
  • Se necessário, exiba novamente o trecho selecionado do vídeo à turma.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 20 minutos do desenvolvimento.
  • Apresente os elementos cinésicos encontrados no vídeo selecionado, conforme guia (disponível em materiais complementares), retomando a exibição do vídeo.
  • Questione a turma sobre o uso dos elementos cinésicos em podcasts, através da seguinte pergunta oral para toda a sala: Como seria possível usar os mesmos recursos em um programa de áudio, como um podcast?.
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Para acessar o vídeo do seminário apresentado neste momento, clique aqui.

USP Talks # 18 - Brasil Pré-Histórico: Dinossauros / Max Langer. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.

Para acessar o guia para as perguntas orais feitas neste momento, no próximo slide e no Fechamento, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Execute um trecho de podcast de divulgação científica para a turma através de audição coletiva.
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente o trecho selecionado do áudio, conforme a seguinte minutagem: de 34 min e 4 seg até 36 min e 14 seg.
  • Peça que percebam quais dos elementos cinésicos vistos no vídeo podem ser encontrados também no trecho do áudio selecionado, com perguntas orais para toda a sala (através de impressão ou projeção do slide):
  • Já que não podemos ver os apresentadores de um podcast, como eles despertam e mantêm o interesse do público para o programa?
  • Como os apresentadores falam com os ouvintes do programa?
  • Como os apresentadores tratam o público do programa?
  • Tais recursos funcionam bem nos dois tipos de apresentação, tanto no vídeo como no áudio?
  • Se necessário, execute novamente o trecho selecionado do áudio à turma através de audição coletiva.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
  • Incentivar a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente os elementos cinésicos encontrados no podcast selecionado conforme guia (disponível em materiais complementares do Desenvolvimento), através de audição coletiva com a classe, ressaltando as semelhanças e diferenças de características de performance oral entre os dois gêneros de apresentação analisados.
  • Aconselha-se sintetizar os elementos cinésicos vistos no podcast citados no guia, uma vez que este serve, apenas, para que o professor possa conduzir a discussão entre os alunos, a fim de que percebam tais elementos e tenham uma ideia de por quais caminhos seguir nas análises.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais e cinésicos dos gêneros de apresentação analisados.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: observar os principais elementos para uma boa performance em apresentações orais, especialmente, para fins de divulgação do conhecimento, com ênfase nos podcasts.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Questione a turma sobre a performance de apresentações orais com perguntas para toda a sala, como:
  • Vocês sabem o que é performance?

(Independente das respostas dos alunos, explicar que significa “atuação ou desempenho em uma apresentação ou exibição”).

  • Como um orador chama a atenção do público para o que ele tem a dizer?

(Espera-se que a classe indique ser através da própria figura do orador, usando elementos corporais e vocais).

  • Que recursos o orador usa, além do próprio interesse que o assunto desperta?

(É esperado que os alunos citem postura corporal, movimentos e gestualidade, expressão facial, olhar diretamente para a plateia, dentre outros).

  • Como o orador conduz a plateia durante a apresentação?

(É provável que a turma responda ser através de modulações na voz, movimentação no palco, uso de recursos e ferramentas de apoio, interação com a plateia, dentre outros. Aconselha-se dizer aos estudantes que as próprias aulas (inclusive esta) e os professores podem ser usados como exemplos de análise para tais características de performance oral).

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certos elementos e/ou características composicionais e cinésicas, retome os questionamentos, novamente, com toda a turma, orientando-os na percepção de tais itens;
  • Explique para a turma a importância da performance em apresentações orais de qualquer natureza, inclusive nos podcasts.

(Aconselha-se dizer aos estudantes que a performance faz com que o apresentador prenda a atenção da plateia, despertando um maior interesse para os assuntos abordados e para a própria dinâmica da apresentação, garantindo o sucesso).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba um trecho de seminário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma, conforme a seguinte minutagem: de 2 min e 56 seg até 4 min e 52 seg.
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
  • Devido ao tempo de duração do seminário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas o trecho indicado do vídeo para os alunos;
  • Peça que percebam alguns dos elementos cinésicos mais relevantes encontrados no vídeo selecionado, como postura corporal, expressão facial, interação com a plateia, entre outros, com perguntas orais para toda a sala (através de impressão ou projeção do slide):
  • Como o orador fala com a plateia?
  • Como o orador se comporta no palco?
  • Como o orador desperta e mantém o interesse do público para a sua apresentação?
  • Como o orador conduz a plateia durante a apresentação?
  • Se necessário, exiba novamente o trecho selecionado do vídeo à turma.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 20 minutos do desenvolvimento.
  • Apresente os elementos cinésicos encontrados no vídeo selecionado, conforme guia (disponível em materiais complementares), retomando a exibição do vídeo.
  • Questione a turma sobre o uso dos elementos cinésicos em podcasts, através da seguinte pergunta oral para toda a sala: Como seria possível usar os mesmos recursos em um programa de áudio, como um podcast?.
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 10 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Para acessar o vídeo do seminário apresentado neste momento, clique aqui.

USP Talks # 18 - Brasil Pré-Histórico: Dinossauros / Max Langer. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.

Para acessar o guia para as perguntas orais feitas neste momento, no próximo slide e no Fechamento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Execute um trecho de podcast de divulgação científica para a turma através de audição coletiva.
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente o trecho selecionado do áudio, conforme a seguinte minutagem: de 34 min e 4 seg até 36 min e 14 seg.
  • Peça que percebam quais dos elementos cinésicos vistos no vídeo podem ser encontrados também no trecho do áudio selecionado, com perguntas orais para toda a sala (através de impressão ou projeção do slide):
  • Já que não podemos ver os apresentadores de um podcast, como eles despertam e mantêm o interesse do público para o programa?
  • Como os apresentadores falam com os ouvintes do programa?
  • Como os apresentadores tratam o público do programa?
  • Tais recursos funcionam bem nos dois tipos de apresentação, tanto no vídeo como no áudio?
  • Se necessário, execute novamente o trecho selecionado do áudio à turma através de audição coletiva.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
  • Incentivar a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.

Materiais complementares:

Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente os elementos cinésicos encontrados no podcast selecionado conforme guia (disponível em materiais complementares do Desenvolvimento), através de audição coletiva com a classe, ressaltando as semelhanças e diferenças de características de performance oral entre os dois gêneros de apresentação analisados.
  • Aconselha-se sintetizar os elementos cinésicos vistos no podcast citados no guia, uma vez que este serve, apenas, para que o professor possa conduzir a discussão entre os alunos, a fim de que percebam tais elementos e tenham uma ideia de por quais caminhos seguir nas análises.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano