Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais dos gêneros de apresentação analisados.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos: observar a sequência e o encadeamento das informações que compõem os programas de divulgação científica, com ênfase nos podcasts.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Convide um aluno para ir à frente da sala e falar, brevemente, sobre algum assunto específico de que ele goste muito;
(É interessante que os alunos sejam pegos desprevenidos, sem uma organização antecipada, para que percebam que, mesmo em uma situação de improviso, as características de apresentações orais estarão sempre presentes.)
- Questione os estudantes se percebem como este aluno que apresentou organizou a sua fala através de perguntas orais para a toda a sala, como:
- Como o colega começou a sua apresentação?
(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).
- Em seguida, já foi possível descobrir sobre o que ele iria falar?
(É esperado que a turma responda afirmativamente).
- Houve uma sequência de informações apresentadas?
(Apesar da possível variação entre os alunos, é provável que os demais estudantes notem a sequência de informações durante a apresentação).
- Como ele terminou a apresentação?
(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento na apresentação do colega).
- Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certos itens de organização, retome os questionamentos, novamente, com toda a turma, orientando-os na percepção de tais itens;
- Explique para a turma a importância da organização para apresentações orais de qualquer natureza, inclusive nos podcasts.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em grupos.
- Apresente o slide para a turma (através de impressão ou projeção) a fim de auxiliar cada grupo nas análises.
- Execute trechos de podcast de divulgação científica para audição coletiva.
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
- Trecho 1: de 4 min e 30 seg até 5 min e 15 seg (Abertura/Saudação);
- Trecho 2: de 5 min e 55 seg até 6 min e 40 seg (Introdução ao tema);
- Trecho 3: de 7 min e 59 seg até 9 min e 32 seg (Apresentação do plano de exposição);
- Trecho 4: de 1 hora 42 min e 4 seg até 1 hora 42 min e 46 seg (Recapitulação e síntese);
- Trecho 5: de 1 hora 43 min e 5 seg até 1 hora 44 min e 12 seg (Conclusão);
- Trecho 6: de 1 hora 44 min e 13 seg até 1 hora 49 min e 5 seg (Encerramento).
(O trecho referente ao “Desenvolvimento e encadeamento dos diferentes temas”, praticamente, é todo o episódio, entre os trechos 3 e 4.)
- Peça aos grupos que identifiquem a sequência e o encadeamento das informações apresentadas no podcast, conforme slide.
- Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva.
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
- Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente a sequência e o encadeamento das informações do podcast para a turma conforme slide (através de impressão ou projeção);
- Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
- Retome a reflexão feita na Introdução, desta vez, com ênfase na organização de podcast através de perguntas orais para a toda a sala, como:
- Como os locutores iniciam o programa?
(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).
- Em seguida, já foi possível descobrir sobre que assunto o programa iria tratar?
(É esperado que a turma responda afirmativamente).
- Houve uma sequência de informações apresentadas?
(Os alunos devem notar a sequência de informações durante a apresentação).
- Ao final, como os apresentadores resgatam as informações que já foram ditas durante todo o programa?
(Os estudantes devem perceber o uso do recurso de recapitulação e síntese dos assuntos abordados pelos apresentadores).
- Como os participantes encerram o programa?
(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento no final do áudio do podcast).
- Há diferenças entre a apresentação improvisada de nosso colega, no início da aula, com o podcast analisado?
(É esperado que os alunos citem características relacionadas ao nervosismo, descontinuidade na fala, improviso, entre outras características na fala do colega em sala, em comparação a um discurso mais organizado no áudio analisado).
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.