14525
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características de apresentação oral em um Podcast de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características de apresentação oral em um Podcast de divulgação científica

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais dos gêneros de apresentação analisados.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: observar a sequência e o encadeamento das informações que compõem os programas de divulgação científica, com ênfase nos podcasts.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Convide um aluno para ir à frente da sala e falar, brevemente, sobre algum assunto específico de que ele goste muito;

(É interessante que os alunos sejam pegos desprevenidos, sem uma organização antecipada, para que percebam que, mesmo em uma situação de improviso, as características de apresentações orais estarão sempre presentes.)

  • Questione os estudantes se percebem como este aluno que apresentou organizou a sua fala através de perguntas orais para a toda a sala, como:
  • Como o colega começou a sua apresentação?

(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).

  • Em seguida, já foi possível descobrir sobre o que ele iria falar?

(É esperado que a turma responda afirmativamente).

  • Houve uma sequência de informações apresentadas?

(Apesar da possível variação entre os alunos, é provável que os demais estudantes notem a sequência de informações durante a apresentação).

  • Como ele terminou a apresentação?

(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento na apresentação do colega).

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certos itens de organização, retome os questionamentos, novamente, com toda a turma, orientando-os na percepção de tais itens;
  • Explique para a turma a importância da organização para apresentações orais de qualquer natureza, inclusive nos podcasts.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos.
  • Apresente o slide para a turma (através de impressão ou projeção) a fim de auxiliar cada grupo nas análises.
  • Execute trechos de podcast de divulgação científica para audição coletiva.
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 4 min e 30 seg até 5 min e 15 seg (Abertura/Saudação);
  • Trecho 2: de 5 min e 55 seg até 6 min e 40 seg (Introdução ao tema);
  • Trecho 3: de 7 min e 59 seg até 9 min e 32 seg (Apresentação do plano de exposição);
  • Trecho 4: de 1 hora 42 min e 4 seg até 1 hora 42 min e 46 seg (Recapitulação e síntese);
  • Trecho 5: de 1 hora 43 min e 5 seg até 1 hora 44 min e 12 seg (Conclusão);
  • Trecho 6: de 1 hora 44 min e 13 seg até 1 hora 49 min e 5 seg (Encerramento).

(O trecho referente ao “Desenvolvimento e encadeamento dos diferentes temas”, praticamente, é todo o episódio, entre os trechos 3 e 4.)

  • Peça aos grupos que identifiquem a sequência e o encadeamento das informações apresentadas no podcast, conforme slide.
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a sequência e o encadeamento das informações do podcast para a turma conforme slide (através de impressão ou projeção);
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
  • Retome a reflexão feita na Introdução, desta vez, com ênfase na organização de podcast através de perguntas orais para a toda a sala, como:
  • Como os locutores iniciam o programa?

(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).

  • Em seguida, já foi possível descobrir sobre que assunto o programa iria tratar?

(É esperado que a turma responda afirmativamente).

  • Houve uma sequência de informações apresentadas?

(Os alunos devem notar a sequência de informações durante a apresentação).

  • Ao final, como os apresentadores resgatam as informações que já foram ditas durante todo o programa?

(Os estudantes devem perceber o uso do recurso de recapitulação e síntese dos assuntos abordados pelos apresentadores).

  • Como os participantes encerram o programa?

(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento no final do áudio do podcast).

  • Há diferenças entre a apresentação improvisada de nosso colega, no início da aula, com o podcast analisado?

(É esperado que os alunos citem características relacionadas ao nervosismo, descontinuidade na fala, improviso, entre outras características na fala do colega em sala, em comparação a um discurso mais organizado no áudio analisado).

  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais dos gêneros de apresentação analisados.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: observar a sequência e o encadeamento das informações que compõem os programas de divulgação científica, com ênfase nos podcasts.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Convide um aluno para ir à frente da sala e falar, brevemente, sobre algum assunto específico de que ele goste muito;

(É interessante que os alunos sejam pegos desprevenidos, sem uma organização antecipada, para que percebam que, mesmo em uma situação de improviso, as características de apresentações orais estarão sempre presentes.)

  • Questione os estudantes se percebem como este aluno que apresentou organizou a sua fala através de perguntas orais para a toda a sala, como:
  • Como o colega começou a sua apresentação?

(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).

  • Em seguida, já foi possível descobrir sobre o que ele iria falar?

(É esperado que a turma responda afirmativamente).

  • Houve uma sequência de informações apresentadas?

(Apesar da possível variação entre os alunos, é provável que os demais estudantes notem a sequência de informações durante a apresentação).

  • Como ele terminou a apresentação?

(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento na apresentação do colega).

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certos itens de organização, retome os questionamentos, novamente, com toda a turma, orientando-os na percepção de tais itens;
  • Explique para a turma a importância da organização para apresentações orais de qualquer natureza, inclusive nos podcasts.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos.
  • Apresente o slide para a turma (através de impressão ou projeção) a fim de auxiliar cada grupo nas análises.
  • Execute trechos de podcast de divulgação científica para audição coletiva.
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executado em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares.
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou executar somente os trechos selecionados do áudio, conforme a seguinte minutagem:
  • Trecho 1: de 4 min e 30 seg até 5 min e 15 seg (Abertura/Saudação);
  • Trecho 2: de 5 min e 55 seg até 6 min e 40 seg (Introdução ao tema);
  • Trecho 3: de 7 min e 59 seg até 9 min e 32 seg (Apresentação do plano de exposição);
  • Trecho 4: de 1 hora 42 min e 4 seg até 1 hora 42 min e 46 seg (Recapitulação e síntese);
  • Trecho 5: de 1 hora 43 min e 5 seg até 1 hora 44 min e 12 seg (Conclusão);
  • Trecho 6: de 1 hora 44 min e 13 seg até 1 hora 49 min e 5 seg (Encerramento).

(O trecho referente ao “Desenvolvimento e encadeamento dos diferentes temas”, praticamente, é todo o episódio, entre os trechos 3 e 4.)

  • Peça aos grupos que identifiquem a sequência e o encadeamento das informações apresentadas no podcast, conforme slide.
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva.
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a sequência e o encadeamento das informações do podcast para a turma conforme slide (através de impressão ou projeção);
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio à turma através de audição coletiva;
  • Retome a reflexão feita na Introdução, desta vez, com ênfase na organização de podcast através de perguntas orais para a toda a sala, como:
  • Como os locutores iniciam o programa?

(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).

  • Em seguida, já foi possível descobrir sobre que assunto o programa iria tratar?

(É esperado que a turma responda afirmativamente).

  • Houve uma sequência de informações apresentadas?

(Os alunos devem notar a sequência de informações durante a apresentação).

  • Ao final, como os apresentadores resgatam as informações que já foram ditas durante todo o programa?

(Os estudantes devem perceber o uso do recurso de recapitulação e síntese dos assuntos abordados pelos apresentadores).

  • Como os participantes encerram o programa?

(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento no final do áudio do podcast).

  • Há diferenças entre a apresentação improvisada de nosso colega, no início da aula, com o podcast analisado?

(É esperado que os alunos citem características relacionadas ao nervosismo, descontinuidade na fala, improviso, entre outras características na fala do colega em sala, em comparação a um discurso mais organizado no áudio analisado).

  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano