Resolução de atividade - Lista de características (Guia)
Plano de Aula
Plano de aula: Características discursivas de um Podcast de divulgação científica
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certas características discursivas, como improviso, pausa e entonação, e linguagem, como simplicidade, clareza e objetividade, utilizada pelos locutores dos gêneros de apresentação analisados.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos: observar e reconhecer as características discursivas, como improviso, pausa e entonação, e linguagem, como simplicidade, clareza e objetividade, utilizada pelos locutores de gêneros de apresentação oral, com ênfase em podcasts de divulgação científica.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente (através de impressão ou projeção, conforme slide) um texto de divulgação científica aos alunos;
- Convide um estudante para ler o texto em voz alta para toda a turma;
- Convide outro estudante para falar as mesmas informações do texto para a turma, sem leitura;
- Questione os estudantes se perceberam as diferenças entre a leitura do texto pronto e a exposição oral através de perguntas orais para toda a classe, como:
- As duas apresentações foram iguais?
(Espera-se que a turma perceba que não.)
- O que mais chamou a atenção na segunda apresentação?
(É esperado que os estudantes indiquem ser as marcas da oralidade, como as pausas, entonação, etc.)
- Todas as informações foram ditas na segunda vez? E, na mesma sequência?
(Apesar da variação entre os alunos que se apresentam para a exposição oral, provavelmente algumas informações não serão ditas, além de apresentadas em ordem diferente do texto escrito.)
- Que características da fala aparecem na última apresentação?
(Espera-se que a classe perceba algumas características discursivas, como pausa, hesitações, improviso, simplicidade ao falar etc.)
- Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certas características discursivas, como improviso, entonação, clareza, convide outro estudante para falar as mesmas informações do texto para a turma, novamente, sem leitura, orientando-os na percepção de tais características.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente (através de impressão ou projeção, conforme slide) as características discursivas à turma;
- Convide os alunos a reconhecerem as características elencadas por eles durante o questionamento inicial, na Introdução, com as características apresentadas neste momento;
- Questione os estudantes se sabem e/ou conhecem o significado de cada um dos elementos apresentados;
- Caso os alunos apresentem dificuldades em conceituar certas características discursivas apresentadas, oriente-os na percepção de tais características;
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe, aproximadamente, os 4 minutos iniciais do desenvolvimento.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 03 (três) grupos;
- Entregue (ou projete, conforme slide) aos grupos uma lista de características discursivas diversas, como improviso, entonação, clareza etc.;
- Execute um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) para audição coletiva, conforme a seguinte minutagem: de 42 min e 50 seg até 44 min e 32 seg;
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
- Peça que os alunos percebam quais das características da lista, referentes ao seu grupo, são encontradas no áudio selecionado;
- Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
- Se necessário, execute novamente o trecho selecionado do áudio para audição coletiva;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 13 minutos do desenvolvimento.
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: <http://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/scicast-258/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba um trecho de seminário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma, conforme a seguinte minutagem: do início até 2 min e 46 seg;
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração do seminário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas o trecho indicado do vídeo para os alunos;
- Peça que os alunos percebam quais das características da lista, referentes ao seu grupo, são encontradas no vídeo selecionado e se se diferem ou se assemelham às características encontradas no podcast;
- Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
- Se necessário, exiba novamente o trecho selecionado do vídeo à turma;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
- Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 13 minutos restantes do desenvolvimento.
Materiais complementares: Para acessar o vídeo do seminário apresentado neste momento, clique aqui.
USP Talks # 18 - Brasil Pré-Histórico: Dinossauros / Max Langer. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EMUyU4S5dMs>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as anotações feitas por eles aos demais;
- Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio e do vídeo à turma;
- Espera-se que a turma perceba as características discursivas encontradas nos trechos do podcast e do vídeo selecionados (conforme guia, disponível em materiais complementares), principalmente, as diferenças entre as características encontradas nas duas modalidades de apresentação oral;
- Caso os alunos demonstrem dificuldades com os exemplos analisados, retome e apresente tais características discursivas (conforme guia, disponível em materiais complementares), ressaltando os itens da lista;
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos.
Materiais complementares: Para acessar o guia para as questões apresentadas neste momento (e no slide anterior), clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, faça a leitura do texto de divulgação científica do slide Introdução e peça que os alunos recontem com suas palavras, em um áudio a ser enviado por eles no grupo de WhatsApp da turma, o que entenderam do texto. Oriente que, baseados na leitura feita pelo professor e na exposição dos colegas, os alunos respondam às perguntas: as duas apresentações foram iguais? O que mais chamou a atenção na segunda apresentação? Todas as informações foram ditas na segunda vez? E na mesma sequência? Que características da fala aparecem na última apresentação? Peça que os alunos deixem as suas respostas em forma de mensagem de texto (ou áudio) no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o conteúdo do primeiro slide de Desenvolvimento e, por meio de um áudio ou vídeo, explique rapidamente a importância da voz, da fala e da linguagem em podcasts de divulgação científica. Por áudio ou por escrito, faça uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em 3 grupos (denomine de grupo 1, 2 e 3), criando grupos de interação no WhatsApp para que entrem em contato com os integrantes da sua equipe e trabalhem de forma colaborativa. Envie para cada grupo o vídeo e o podcast (pedindo que eles ouçam no intervalo de 42min50 até 44min32). Diga que o grupo 1 terá que analisar a voz (volume, tom e entonação), o grupo 2, a fala (respiração, ritmo, pausas, hesitações, cacoetes etc.), e o grupo 3, a linguagem (simplicidade, objetividade e clareza), fazendo anotações de como tais elementos aparecem no podcast e no vídeo. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para compartilhar, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as anotações feitas, de forma a perceber como esses elementos aparecem no podcast e no vídeo de exposição oral. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.
Fechamento
Para encerrar, peça que os alunos enviem, no grupo de WhatsApp da turma, o que aprenderam nesta aula. Ao final, em um áudio, oriente que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente pesquisando podcasts de divulgação científica na internet para auxiliar os alunos a modelizar, de forma inconsciente, o gênero textual, além de ampliar o repertório deles.