14524
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características discursivas de um Podcast de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características discursivas de um Podcast de divulgação científica

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certas características discursivas, como improviso, pausa e entonação, e linguagem, como simplicidade, clareza e objetividade, utilizada pelos locutores dos gêneros de apresentação analisados.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: observar e reconhecer as características discursivas, como improviso, pausa e entonação, e linguagem, como simplicidade, clareza e objetividade, utilizada pelos locutores de gêneros de apresentação oral, com ênfase em podcasts de divulgação científica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente (através de impressão ou projeção, conforme slide) um texto de divulgação científica aos alunos;
  • Convide um estudante para ler o texto em voz alta para toda a turma;
  • Convide outro estudante para falar as mesmas informações do texto para a turma, sem leitura;
  • Questione os estudantes se perceberam as diferenças entre a leitura do texto pronto e a exposição oral através de perguntas orais para toda a classe, como:
  • As duas apresentações foram iguais?

(Espera-se que a turma perceba que não.)

  • O que mais chamou a atenção na segunda apresentação?

(É esperado que os estudantes indiquem ser as marcas da oralidade, como as pausas, entonação, etc.)

  • Todas as informações foram ditas na segunda vez? E, na mesma sequência?

(Apesar da variação entre os alunos que se apresentam para a exposição oral, provavelmente algumas informações não serão ditas, além de apresentadas em ordem diferente do texto escrito.)

  • Que características da fala aparecem na última apresentação?

(Espera-se que a classe perceba algumas características discursivas, como pausa, hesitações, improviso, simplicidade ao falar etc.)

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certas características discursivas, como improviso, entonação, clareza, convide outro estudante para falar as mesmas informações do texto para a turma, novamente, sem leitura, orientando-os na percepção de tais características.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente (através de impressão ou projeção, conforme slide) as características discursivas à turma;
  • Convide os alunos a reconhecerem as características elencadas por eles durante o questionamento inicial, na Introdução, com as características apresentadas neste momento;
  • Questione os estudantes se sabem e/ou conhecem o significado de cada um dos elementos apresentados;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em conceituar certas características discursivas apresentadas, oriente-os na percepção de tais características;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe, aproximadamente, os 4 minutos iniciais do desenvolvimento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 03 (três) grupos;
  • Entregue (ou projete, conforme slide) aos grupos uma lista de características discursivas diversas, como improviso, entonação, clareza etc.;
  • Execute um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) para audição coletiva, conforme a seguinte minutagem: de 42 min e 50 seg até 44 min e 32 seg;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
  • Peça que os alunos percebam quais das características da lista, referentes ao seu grupo, são encontradas no áudio selecionado;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
  • Se necessário, execute novamente o trecho selecionado do áudio para audição coletiva;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 13 minutos do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: <http://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/scicast-258/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba um trecho de seminário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma, conforme a seguinte minutagem: do início até 2 min e 46 seg;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do seminário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas o trecho indicado do vídeo para os alunos;
  • Peça que os alunos percebam quais das características da lista, referentes ao seu grupo, são encontradas no vídeo selecionado e se se diferem ou se assemelham às características encontradas no podcast;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
  • Se necessário, exiba novamente o trecho selecionado do vídeo à turma;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 13 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o vídeo do seminário apresentado neste momento, clique aqui.

USP Talks # 18 - Brasil Pré-Histórico: Dinossauros / Max Langer. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EMUyU4S5dMs>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as anotações feitas por eles aos demais;
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio e do vídeo à turma;
  • Espera-se que a turma perceba as características discursivas encontradas nos trechos do podcast e do vídeo selecionados (conforme guia, disponível em materiais complementares), principalmente, as diferenças entre as características encontradas nas duas modalidades de apresentação oral;
  • Caso os alunos demonstrem dificuldades com os exemplos analisados, retome e apresente tais características discursivas (conforme guia, disponível em materiais complementares), ressaltando os itens da lista;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos.

Materiais complementares: Para acessar o guia para as questões apresentadas neste momento (e no slide anterior), clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certas características discursivas, como improviso, pausa e entonação, e linguagem, como simplicidade, clareza e objetividade, utilizada pelos locutores dos gêneros de apresentação analisados.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: observar e reconhecer as características discursivas, como improviso, pausa e entonação, e linguagem, como simplicidade, clareza e objetividade, utilizada pelos locutores de gêneros de apresentação oral, com ênfase em podcasts de divulgação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente (através de impressão ou projeção, conforme slide) um texto de divulgação científica aos alunos;
  • Convide um estudante para ler o texto em voz alta para toda a turma;
  • Convide outro estudante para falar as mesmas informações do texto para a turma, sem leitura;
  • Questione os estudantes se perceberam as diferenças entre a leitura do texto pronto e a exposição oral através de perguntas orais para toda a classe, como:
  • As duas apresentações foram iguais?

(Espera-se que a turma perceba que não.)

  • O que mais chamou a atenção na segunda apresentação?

(É esperado que os estudantes indiquem ser as marcas da oralidade, como as pausas, entonação, etc.)

  • Todas as informações foram ditas na segunda vez? E, na mesma sequência?

(Apesar da variação entre os alunos que se apresentam para a exposição oral, provavelmente algumas informações não serão ditas, além de apresentadas em ordem diferente do texto escrito.)

  • Que características da fala aparecem na última apresentação?

(Espera-se que a classe perceba algumas características discursivas, como pausa, hesitações, improviso, simplicidade ao falar etc.)

  • Caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer certas características discursivas, como improviso, entonação, clareza, convide outro estudante para falar as mesmas informações do texto para a turma, novamente, sem leitura, orientando-os na percepção de tais características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente (através de impressão ou projeção, conforme slide) as características discursivas à turma;
  • Convide os alunos a reconhecerem as características elencadas por eles durante o questionamento inicial, na Introdução, com as características apresentadas neste momento;
  • Questione os estudantes se sabem e/ou conhecem o significado de cada um dos elementos apresentados;
  • Caso os alunos apresentem dificuldades em conceituar certas características discursivas apresentadas, oriente-os na percepção de tais características;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe, aproximadamente, os 4 minutos iniciais do desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 03 (três) grupos;
  • Entregue (ou projete, conforme slide) aos grupos uma lista de características discursivas diversas, como improviso, entonação, clareza etc.;
  • Execute um trecho de podcast de divulgação científica (disponível em materiais complementares) para audição coletiva, conforme a seguinte minutagem: de 42 min e 50 seg até 44 min e 32 seg;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do áudio antecipadamente e grave-o em diversos formatos para ser executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do podcast, você pode editar antecipadamente e/ou ouvir apenas o trecho indicado do áudio com os alunos;
  • Peça que os alunos percebam quais das características da lista, referentes ao seu grupo, são encontradas no áudio selecionado;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
  • Se necessário, execute novamente o trecho selecionado do áudio para audição coletiva;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe, aproximadamente, 13 minutos do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.

FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em: <http://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/scicast-258/>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba um trecho de seminário em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma, conforme a seguinte minutagem: do início até 2 min e 46 seg;
  • Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
  • Devido ao tempo de duração do seminário, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas o trecho indicado do vídeo para os alunos;
  • Peça que os alunos percebam quais das características da lista, referentes ao seu grupo, são encontradas no vídeo selecionado e se se diferem ou se assemelham às características encontradas no podcast;
  • Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos alunos;
  • Se necessário, exiba novamente o trecho selecionado do vídeo à turma;
  • Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações;
  • Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 13 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares: Para acessar o vídeo do seminário apresentado neste momento, clique aqui.

USP Talks # 18 - Brasil Pré-Histórico: Dinossauros / Max Langer. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EMUyU4S5dMs>. Acesso em: 23 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide um dos integrantes de cada grupo para compartilhar as anotações feitas por eles aos demais;
  • Se necessário, execute novamente os trechos selecionados do áudio e do vídeo à turma;
  • Espera-se que a turma perceba as características discursivas encontradas nos trechos do podcast e do vídeo selecionados (conforme guia, disponível em materiais complementares), principalmente, as diferenças entre as características encontradas nas duas modalidades de apresentação oral;
  • Caso os alunos demonstrem dificuldades com os exemplos analisados, retome e apresente tais características discursivas (conforme guia, disponível em materiais complementares), ressaltando os itens da lista;
  • Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos.

Materiais complementares: Para acessar o guia para as questões apresentadas neste momento (e no slide anterior), clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano