14523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de pronomes relativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como produzir estruturas textuais escritas que apresentem os pronomes relativos como elementos fundadores da coesão textual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Emprego de pronomes relativos

Finalidade da aula: Revisar conceitos e produzir estruturas textuais escritas
que apresentem os pronomes relativos como elementos fundadores da coesão textual.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Reportagem

Objeto(s) do conhecimento:Coesão

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP15

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.



Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.



Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.



Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.


Código: LPO8_11ATS03

(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas