14523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de pronomes relativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como produzir estruturas textuais escritas que apresentem os pronomes relativos como elementos fundadores da coesão textual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Compartilhe com a turma, pelo Whatsapp, o tema da aula. Questione: vamos nos imaginar como repórteres... O que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é de interesse para uma reportagem? Permita que os alunos exponham suas ideias.

Introdução
Apresente a imagem presente no slide do plano original e questione: nesta imagem, há uma jovem usando o celular; o que ela pode estar fazendo? Vocês acham que uma imagem como esta poderia ser usada em uma reportagem? O que uma reportagem que tem uma foto como esta poderia abordar? Solicite que façam suas reflexões no caderno de aula.

Desenvolvimento
Oriente os alunos dizendo que, nesta aula, irão trabalhar em grupos usando as imagens para criarem reportagens. Preparação da aula: compartilhe com a turma as imagens que serão utilizadas como inspiração para a produção da reportagem. Descrição da atividade: o professor deverá dividir os alunos em grupos e convidá-los a se organizar por WhatsApp (chamadas de vídeo, áudio ou mensagens). Uma imagem deve ser encaminhada ou sorteada para cada grupo. Oriente-os dizendo que irá apresentar os temas que correspondem às imagens entregues e eles devem identificar o tema mais pertinente para a sua imagem. Encaminhe-lhes também o slide 5, munido das orientações necessárias. Cada grupo deverá criar uma descrição para a fotografia, um parágrafo introdutório que oriente o que será apresentado no texto e um título atraente para a reportagem. Para isso, os alunos podem fazer consultas na internet de informações de especialistas ou entrevistas que falem sobre o tema. Para orientar a escolha de pronomes relativos para a construção do texto, encaminhe-lhes o slide 12 com os pronomes que podem ser usados por eles. Finalizada a escrita do rascunho, cada grupo o compartilha com a turma, por meio de um cartaz criado no Canva (veja em Recursos Opcionais), contendo: título da reportagem, fotografia (abaixo dela, a descrição) e, ao lado, o parágrafo escrito. As imagens estão disponíveis aqui e uma possível resolução está disponível aqui.

Fechamento
Convide cada grupo de alunos a compartilhar seus trabalhos no grupo da turma. Os grupos de alunos também devem indicar os pronomes relativos inseridos nos textos e dizer quais referentes cada um deles retoma.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os grupos com a construção de seus cartazes na plataforma de design gráfico Canva, caso os alunos tenham dificuldades.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_11ATS03

(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas