Atividade para impressão - Imagens - LPO8_11ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Emprego de pronomes relativos
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Exponha o tema da aula e questione: Vamos nos imaginar como repórteres, o que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é o de interesse para uma reportagem?
- Permita que os alunos exponham suas ideias.
Expectativa de respostas: precisamos falar sobre um assunto atual e interessante, pesquisar informações sobre um tema, entrevistar pessoas, organizar um texto compreensível etc.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Apresente a imagem e questione:
- Nesta imagem há uma jovem usando o celular, o que ela pode estar fazendo?
Possíveis respostas: usando redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp), abrindo a opção de câmera para tirar uma selfie.)
- Vocês acham que uma imagem como esta poderia ser usada em uma reportagem?
Possível resposta: sim…
- O que a reportagem que tem uma foto como esta poderia abordar?
Possíveis respostas: falando do uso excessivo do celular, de problemas que as pessoas desenvolvem, dos riscos que correm ao usar indevidamente as redes sociais e aplicativos etc.
- Oriente a discussão para que um aluno fale por vez, de modo que eles possam expor suas ideias.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos dizendo que, na aula de hoje, irão trabalhar em grupos usando as imagens para criar reportagens.
- Preparação da aula: imprima e recorte as imagens que serão utilizadas como inspiração para a produção da reportagem.
Solicite anteriormente ou disponibilize cartolinas ou papel 40 kg para distribuir entre os grupos. - Descrição da atividade:
- O professor deverá dividir os alunos em grupos e convidá-los a organizar suas carteiras em círculos com a equipe, para que conversem e trabalhem melhor, olhando-se.
- Uma imagem deve ser entregue ou sorteada para cada grupo.
- Oriente-os dizendo que irá apresentar os temas que correspondem às imagens entregues e eles devem identificar o tema mais pertinente para a sua imagem.
- Projete o slide 5 ou escreva no quadro os temas sugeridos.
- Munido das orientações necessárias, cada grupo deverá criar uma descrição para a fotografia, um parágrafo introdutório que oriente o que será apresentado no texto e um título atraente para a reportagem. Para isso, os alunos podem fazer consultas na internet, de informações de especialistas
ou entrevistas que falem sobre o tema.
- Para orientar a escolha de pronomes relativos para a construção do texto, projete o slide 12 com os pronomes que podem ser usados por eles, ou escreva-os no quadro.
- Finalizada a escrita rascunho, cada grupo prepara seu cartaz contendo: título da reportagem, fotografia (abaixo dela a descrição) e, ao lado, o parágrafo escrito.
Desenvolvimento
Orientações:
Importante: Quando os alunos estiverem realizando a atividade, o professor deverá ir a cada grupo para orientá-los no trabalho e nas dúvidas que poderão surgir.
Materiais complementares: As imagens estão aqui e uma possível resolução está aqui, cartolina ou papel 40kg, lápis permanente, cola, fita adesiva dupla face.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente este slide ou copie as informações no quadro para que os alunos lembrem-se que precisam utilizar pronomes relativos para construir o texto.
- Antes de iniciar a produção efetiva, questione: Como usar estes pronomes relativos no texto? Para que serve o uso destes pronomes relativos no meu texto?
Expectativa de respostas: devemos usar pronomes relativos sempre que precisarmos nos referir a algo (nome) que já foi dito, pois eles servem para evitar repetições e articular coerentemente as informações do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações:
- Finalizadas as atividades, convide cada grupo de alunos a expor seus trabalhos e ler os títulos e o parágrafo da reportagem criados por eles.
- Os grupos de alunos também devem indicar os pronomes relativos inseridos nos textos e dizer quais referentes cada um deles retoma.
- Caso julgue necessário, poderá dar continuidade à atividade em outras aulas, solicitando que os grupos pesquisem mais informações sobre os temas e redijam a reportagem completa.
Fechamento
Orientações:
- Apresente e discuta com os alunos a síntese de tudo o que foi visto nas três aulas da sequência.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com a turma, pelo Whatsapp, o tema da aula. Questione: vamos nos imaginar como repórteres... O que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é de interesse para uma reportagem? Permita que os alunos exponham suas ideias.
Introdução
Apresente a imagem presente no slide do plano original e questione: nesta imagem, há uma jovem usando o celular; o que ela pode estar fazendo? Vocês acham que uma imagem como esta poderia ser usada em uma reportagem? O que uma reportagem que tem uma foto como esta poderia abordar? Solicite que façam suas reflexões no caderno de aula.
Desenvolvimento
Oriente os alunos dizendo que, nesta aula, irão trabalhar em grupos usando as imagens para criarem reportagens. Preparação da aula: compartilhe com a turma as imagens que serão utilizadas como inspiração para a produção da reportagem. Descrição da atividade: o professor deverá dividir os alunos em grupos e convidá-los a se organizar por WhatsApp (chamadas de vídeo, áudio ou mensagens). Uma imagem deve ser encaminhada ou sorteada para cada grupo. Oriente-os dizendo que irá apresentar os temas que correspondem às imagens entregues e eles devem identificar o tema mais pertinente para a sua imagem. Encaminhe-lhes também o slide 5, munido das orientações necessárias. Cada grupo deverá criar uma descrição para a fotografia, um parágrafo introdutório que oriente o que será apresentado no texto e um título atraente para a reportagem. Para isso, os alunos podem fazer consultas na internet de informações de especialistas ou entrevistas que falem sobre o tema. Para orientar a escolha de pronomes relativos para a construção do texto, encaminhe-lhes o slide 12 com os pronomes que podem ser usados por eles. Finalizada a escrita do rascunho, cada grupo o compartilha com a turma, por meio de um cartaz criado no Canva (veja em Recursos Opcionais), contendo: título da reportagem, fotografia (abaixo dela, a descrição) e, ao lado, o parágrafo escrito. As imagens estão disponíveis aqui e uma possível resolução está disponível aqui.
Fechamento
Convide cada grupo de alunos a compartilhar seus trabalhos no grupo da turma. Os grupos de alunos também devem indicar os pronomes relativos inseridos nos textos e dizer quais referentes cada um deles retoma.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os grupos com a construção de seus cartazes na plataforma de design gráfico Canva, caso os alunos tenham dificuldades.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Emprego de pronomes relativos
Finalidade da aula: Revisar conceitos e produzir estruturas textuais escritas
que apresentem os pronomes relativos como elementos fundadores da coesão textual.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Reportagem
Objeto(s) do conhecimento:Coesão
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP15
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.