14523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de pronomes relativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como produzir estruturas textuais escritas que apresentem os pronomes relativos como elementos fundadores da coesão textual.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Exponha o tema da aula e questione: Vamos nos imaginar como repórteres, o que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é o de interesse para uma reportagem?
  • Permita que os alunos exponham suas ideias.

Expectativa de respostas: precisamos falar sobre um assunto atual e interessante, pesquisar informações sobre um tema, entrevistar pessoas, organizar um texto compreensível etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Apresente a imagem e questione:
  • Nesta imagem há uma jovem usando o celular, o que ela pode estar fazendo?

Possíveis respostas: usando redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp), abrindo a opção de câmera para tirar uma selfie.)

  • Vocês acham que uma imagem como esta poderia ser usada em uma reportagem?

Possível resposta: sim…

  • O que a reportagem que tem uma foto como esta poderia abordar?

Possíveis respostas: falando do uso excessivo do celular, de problemas que as pessoas desenvolvem, dos riscos que correm ao usar indevidamente as redes sociais e aplicativos etc.

  • Oriente a discussão para que um aluno fale por vez, de modo que eles possam expor suas ideias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos dizendo que, na aula de hoje, irão trabalhar em grupos usando as imagens para criar reportagens.
  • Preparação da aula: imprima e recorte as imagens que serão utilizadas como inspiração para a produção da reportagem.
    Solicite anteriormente ou disponibilize cartolinas ou papel 40 kg para distribuir entre os grupos.
  • Descrição da atividade:
  • O professor deverá dividir os alunos em grupos e convidá-los a organizar suas carteiras em círculos com a equipe, para que conversem e trabalhem melhor, olhando-se.
  • Uma imagem deve ser entregue ou sorteada para cada grupo.
  • Oriente-os dizendo que irá apresentar os temas que correspondem às imagens entregues e eles devem identificar o tema mais pertinente para a sua imagem.
  • Projete o slide 5 ou escreva no quadro os temas sugeridos.
  • Munido das orientações necessárias, cada grupo deverá criar uma descrição para a fotografia, um parágrafo introdutório que oriente o que será apresentado no texto e um título atraente para a reportagem. Para isso, os alunos podem fazer consultas na internet, de informações de especialistas
    ou entrevistas que falem sobre o tema.

- Para orientar a escolha de pronomes relativos para a construção do texto, projete o slide 12 com os pronomes que podem ser usados por eles, ou escreva-os no quadro.

  • Finalizada a escrita rascunho, cada grupo prepara seu cartaz contendo: título da reportagem, fotografia (abaixo dela a descrição) e, ao lado, o parágrafo escrito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Importante: Quando os alunos estiverem realizando a atividade, o professor deverá ir a cada grupo para orientá-los no trabalho e nas dúvidas que poderão surgir.

Materiais complementares: As imagens estão aqui e uma possível resolução está aqui, cartolina ou papel 40kg, lápis permanente, cola, fita adesiva dupla face.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente este slide ou copie as informações no quadro para que os alunos lembrem-se que precisam utilizar pronomes relativos para construir o texto.
  • Antes de iniciar a produção efetiva, questione: Como usar estes pronomes relativos no texto? Para que serve o uso destes pronomes relativos no meu texto?

Expectativa de respostas: devemos usar pronomes relativos sempre que precisarmos nos referir a algo (nome) que já foi dito, pois eles servem para evitar repetições e articular coerentemente as informações do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Finalizadas as atividades, convide cada grupo de alunos a expor seus trabalhos e ler os títulos e o parágrafo da reportagem criados por eles.
  • Os grupos de alunos também devem indicar os pronomes relativos inseridos nos textos e dizer quais referentes cada um deles retoma.
  • Caso julgue necessário, poderá dar continuidade à atividade em outras aulas, solicitando que os grupos pesquisem mais informações sobre os temas e redijam a reportagem completa.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente e discuta com os alunos a síntese de tudo o que foi visto nas três aulas da sequência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Quadro; piloto; apagador; data show; papel 40kg ou cartolina, lápis permanente.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá sentir dificuldade em selecionar o pronome relativo adequado ao contexto de uso, especialmente os pronomes relativos variáveis.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Exponha o tema da aula e questione: Vamos nos imaginar como repórteres, o que precisamos fazer para construir uma reportagem? Que tipo de assunto é o de interesse para uma reportagem?
  • Permita que os alunos exponham suas ideias.

Expectativa de respostas: precisamos falar sobre um assunto atual e interessante, pesquisar informações sobre um tema, entrevistar pessoas, organizar um texto compreensível etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Apresente a imagem e questione:
  • Nesta imagem há uma jovem usando o celular, o que ela pode estar fazendo?

Possíveis respostas: usando redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp), abrindo a opção de câmera para tirar uma selfie.)

  • Vocês acham que uma imagem como esta poderia ser usada em uma reportagem?

Possível resposta: sim…

  • O que a reportagem que tem uma foto como esta poderia abordar?

Possíveis respostas: falando do uso excessivo do celular, de problemas que as pessoas desenvolvem, dos riscos que correm ao usar indevidamente as redes sociais e aplicativos etc.

  • Oriente a discussão para que um aluno fale por vez, de modo que eles possam expor suas ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Oriente os alunos dizendo que, na aula de hoje, irão trabalhar em grupos usando as imagens para criar reportagens.
  • Preparação da aula: imprima e recorte as imagens que serão utilizadas como inspiração para a produção da reportagem.
    Solicite anteriormente ou disponibilize cartolinas ou papel 40 kg para distribuir entre os grupos.
  • Descrição da atividade:
  • O professor deverá dividir os alunos em grupos e convidá-los a organizar suas carteiras em círculos com a equipe, para que conversem e trabalhem melhor, olhando-se.
  • Uma imagem deve ser entregue ou sorteada para cada grupo.
  • Oriente-os dizendo que irá apresentar os temas que correspondem às imagens entregues e eles devem identificar o tema mais pertinente para a sua imagem.
  • Projete o slide 5 ou escreva no quadro os temas sugeridos.
  • Munido das orientações necessárias, cada grupo deverá criar uma descrição para a fotografia, um parágrafo introdutório que oriente o que será apresentado no texto e um título atraente para a reportagem. Para isso, os alunos podem fazer consultas na internet, de informações de especialistas
    ou entrevistas que falem sobre o tema.

- Para orientar a escolha de pronomes relativos para a construção do texto, projete o slide 12 com os pronomes que podem ser usados por eles, ou escreva-os no quadro.

  • Finalizada a escrita rascunho, cada grupo prepara seu cartaz contendo: título da reportagem, fotografia (abaixo dela a descrição) e, ao lado, o parágrafo escrito.

Slide Plano Aula

Orientações:

Importante: Quando os alunos estiverem realizando a atividade, o professor deverá ir a cada grupo para orientá-los no trabalho e nas dúvidas que poderão surgir.

Materiais complementares: As imagens estão aqui e uma possível resolução está aqui, cartolina ou papel 40kg, lápis permanente, cola, fita adesiva dupla face.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as imagens e sorteia-as entre os grupos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente este slide ou copie as informações no quadro para que os alunos lembrem-se que precisam utilizar pronomes relativos para construir o texto.
  • Antes de iniciar a produção efetiva, questione: Como usar estes pronomes relativos no texto? Para que serve o uso destes pronomes relativos no meu texto?

Expectativa de respostas: devemos usar pronomes relativos sempre que precisarmos nos referir a algo (nome) que já foi dito, pois eles servem para evitar repetições e articular coerentemente as informações do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Finalizadas as atividades, convide cada grupo de alunos a expor seus trabalhos e ler os títulos e o parágrafo da reportagem criados por eles.
  • Os grupos de alunos também devem indicar os pronomes relativos inseridos nos textos e dizer quais referentes cada um deles retoma.
  • Caso julgue necessário, poderá dar continuidade à atividade em outras aulas, solicitando que os grupos pesquisem mais informações sobre os temas e redijam a reportagem completa.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente e discuta com os alunos a síntese de tudo o que foi visto nas três aulas da sequência.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano