14522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos o link do trailer de “O mordomo da Casa Branca” e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte se algum deles já assistiu a esse filme. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em duplas (sugira que eles entrem em contato por WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie as duas resenhas aos alunos (disponíveis em “materiais complementares”), pedindo que as duplas leiam e respondam, em conjunto, às questões dos slides de Desenvolvimento (envie a eles as questões disponíveis em “materiais complementares”), para que percebam os argumentos utilizados nos textos usados para defender um ponto de vista. Quando acabarem, convide um aluno de cada dupla para relatar as respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam.

Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos registrem, em forma de síntese, o que aprenderam na aula. Além disso, peça que relatem sobre a importância do uso de argumentos consistentes para fundamentar a opinião sobre alguma crítica a ser feita em resenhas. Os alunos podem responder no WhatsApp da turma para que todos tenham acesso.

Convite às famílias
Convide a família a assistir ao filme “O mordomo da Casa Branca” para apreciá-lo e criar julgamentos de valor sobre a produção fílmica. Incentive, em casa, os alunos a assistirem a filmes de forma ativa, analisando a construção dos personagens feitas pelos atores, a construção do cenário, o desenvolvimento do enredo etc.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_10SQA04

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas