14522
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar os argumentos e contra-argumentos; nesse caso, retome com a classe os tipos de argumentos mais utilizados (argumento de autoridade, causa e consequência, exemplificação, dentre outros), ilustrando-os ao ler os textos.

Referência sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018

KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014

__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015

Tipos de argumento. Escrevendo o Futuro. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/etapa/tipos-de-argumento/>.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Exiba o slide e leia o título da aula para os alunos, apresentando o conteúdo da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles assistirão ao um trailer de um filme chamado “O mordomo da Casa Branca”.
  • Exiba o trailer, disponível aqui.
  • Pergunte aos estudantes se algum deles já assistiu a esse filme. Em caso afirmativo, peça voluntários para falar brevemente sobre o enredo e expressar suas opiniões sobre o longa metragem. Em caso negativo, contextualize o filme para os alunos.

Materiais complementares: Mais informações disponíveis aqui.

Sinopse do filme “O Mordomo da Casa Branca”. 2016. Disponível em: <https://revistaraca.com.br/sinopse-do-filme-o-mordomo-da-casa-branca/> . Acesso em: 14 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e leia os dois trechos apresentados para classe.
  • Peça aos alunos que analisem os fragmentos e respondam: Os autores dos textos acima apresentam as mesmas opiniões em relação à obra analisada? (Espera-se que a classe perceba que são opiniões opostas).
  • A seguir, divida os alunos em duplas (para que tenham a chance de debater sobre os textos) e distribua cópias das resenhas (textos integrais) para que façam a leitura conjunta. Os arquivos estão disponíveis em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar os arquivos para impressão, clique aqui e aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, peça aos alunos que leiam as perguntas exibidas no slide. Caso prefira, distribua cópias das questões, cujo arquivo está disponível em materiais complementares.
  • Indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Para a resposta da questão “A”, consulte o gabarito; na questão “B”, torne observável ao aluno que, ao referir-se ao resumo que fará da obra, ele assume que o trabalho é grotesco, no sentido de que pode parecer ridículo expor, de maneira tão breve, um roteiro tão complexo; na “C”, é importante que os alunos percebam que os argumentos são rasos. O resenhista limitou-se a emitir seu ponto de vista e, ao invés de apoiá-lo em argumentos sólidos, apenas incluiu em seu texto muitas passagens informativas. Torne observável aos alunos que tais passagens são importantes para situar o leitor, mas outros elementos como comparações com outras obras, citações, dados estatísticos (como custos de produção, bilheteria etc.) ajudariam a compor uma análise mais detalhada.
    O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme novas duplas, agrupando os alunos com novos parceiros e apresente nova rodada de perguntas (Parte II).
  • Caso prefira, distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
  • Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Torne a trocar as duplas, para que os alunos possam interagir com novos colegas e apresente nova rodada de perguntas, lendo os slides 7 e 8.
  • Para facilitar a realização do exercício (evitando a transição constante entre os slides 7 e 8), distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
  • Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Torne a trocar as duplas, para que os alunos possam interagir com novos colegas e apresente nova rodada de perguntas, lendo os slides 7 e 8.
  • Para facilitar a realização do exercício (evitando a transição constante entre os slides 7 e 8), distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
  • Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares. A ordem correta, para essa atividade é III - I - IV - II - VI - V.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Por fim, exiba o slide para classe e peça que os alunos que reflitam, individualmente, sobre a questão proposta.
  • Peça a eles que redijam um parágrafo sobre o tema.
  • Indique alguns alunos para lerem as respostas. Espera-se que os alunos percebam que resenhas não podem ser construídas com opiniões sem embasamento, do tipo “gostei, porque é bom”, “não gostei, porque não me agradou”, pois isso não agrega credibilidade ao texto.
  • Estimule os demais alunos a se manifestarem a respeito das colocações feitas pelos colegas.
  • Caso deseje, recolha os textos produzidos, para ter uma ideia do desenvolvimento individual dos alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Converse com a classe sobre o fato de pessoas diferentes apresentarem opiniões diferentes em relação a uma mesma obra.
  • Indique 10 alunos para escreverem, cada um, no quadro, o nome de um filme do qual gostem muito.
  • Peça a outros 10 alunos que escrevam, cada um, o nome de um filme do qual não gostam.
  • Deixe claro para os alunos que os filmes não podem se repetir em uma mesma lista, mas não há problemas caso estejam presentes na lista contrária.
  • Com a lista concluída, peça que os demais alunos opinem sobre a seleção dos colegas, concordando ou não com as indicações.
  • No caso de haver discordância, solicite aos alunos que sustentem seus pontos de vista com argumentos sólidos.
  • Encerre a aula reforçando para a classe a noção de que divergência de opiniões é comum e o debate sobre pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto deve ser feito de maneira educada, para que a discussão seja saudável e produtiva.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar os argumentos e contra-argumentos; nesse caso, retome com a classe os tipos de argumentos mais utilizados (argumento de autoridade, causa e consequência, exemplificação, dentre outros), ilustrando-os ao ler os textos.

Referência sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018

KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014

__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015

Tipos de argumento. Escrevendo o Futuro. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/etapa/tipos-de-argumento/>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Exiba o slide e leia o título da aula para os alunos, apresentando o conteúdo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles assistirão ao um trailer de um filme chamado “O mordomo da Casa Branca”.
  • Exiba o trailer, disponível aqui.
  • Pergunte aos estudantes se algum deles já assistiu a esse filme. Em caso afirmativo, peça voluntários para falar brevemente sobre o enredo e expressar suas opiniões sobre o longa metragem. Em caso negativo, contextualize o filme para os alunos.

Materiais complementares: Mais informações disponíveis aqui.

Sinopse do filme “O Mordomo da Casa Branca”. 2016. Disponível em: <https://revistaraca.com.br/sinopse-do-filme-o-mordomo-da-casa-branca/> . Acesso em: 14 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide e leia os dois trechos apresentados para classe.
  • Peça aos alunos que analisem os fragmentos e respondam: Os autores dos textos acima apresentam as mesmas opiniões em relação à obra analisada? (Espera-se que a classe perceba que são opiniões opostas).
  • A seguir, divida os alunos em duplas (para que tenham a chance de debater sobre os textos) e distribua cópias das resenhas (textos integrais) para que façam a leitura conjunta. Os arquivos estão disponíveis em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar os arquivos para impressão, clique aqui e aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, peça aos alunos que leiam as perguntas exibidas no slide. Caso prefira, distribua cópias das questões, cujo arquivo está disponível em materiais complementares.
  • Indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Para a resposta da questão “A”, consulte o gabarito; na questão “B”, torne observável ao aluno que, ao referir-se ao resumo que fará da obra, ele assume que o trabalho é grotesco, no sentido de que pode parecer ridículo expor, de maneira tão breve, um roteiro tão complexo; na “C”, é importante que os alunos percebam que os argumentos são rasos. O resenhista limitou-se a emitir seu ponto de vista e, ao invés de apoiá-lo em argumentos sólidos, apenas incluiu em seu texto muitas passagens informativas. Torne observável aos alunos que tais passagens são importantes para situar o leitor, mas outros elementos como comparações com outras obras, citações, dados estatísticos (como custos de produção, bilheteria etc.) ajudariam a compor uma análise mais detalhada.
    O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Forme novas duplas, agrupando os alunos com novos parceiros e apresente nova rodada de perguntas (Parte II).
  • Caso prefira, distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
  • Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Torne a trocar as duplas, para que os alunos possam interagir com novos colegas e apresente nova rodada de perguntas, lendo os slides 7 e 8.
  • Para facilitar a realização do exercício (evitando a transição constante entre os slides 7 e 8), distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
  • Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Torne a trocar as duplas, para que os alunos possam interagir com novos colegas e apresente nova rodada de perguntas, lendo os slides 7 e 8.
  • Para facilitar a realização do exercício (evitando a transição constante entre os slides 7 e 8), distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
  • Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares. A ordem correta, para essa atividade é III - I - IV - II - VI - V.

Materiais complementares:

Para acessar as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Por fim, exiba o slide para classe e peça que os alunos que reflitam, individualmente, sobre a questão proposta.
  • Peça a eles que redijam um parágrafo sobre o tema.
  • Indique alguns alunos para lerem as respostas. Espera-se que os alunos percebam que resenhas não podem ser construídas com opiniões sem embasamento, do tipo “gostei, porque é bom”, “não gostei, porque não me agradou”, pois isso não agrega credibilidade ao texto.
  • Estimule os demais alunos a se manifestarem a respeito das colocações feitas pelos colegas.
  • Caso deseje, recolha os textos produzidos, para ter uma ideia do desenvolvimento individual dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Converse com a classe sobre o fato de pessoas diferentes apresentarem opiniões diferentes em relação a uma mesma obra.
  • Indique 10 alunos para escreverem, cada um, no quadro, o nome de um filme do qual gostem muito.
  • Peça a outros 10 alunos que escrevam, cada um, o nome de um filme do qual não gostam.
  • Deixe claro para os alunos que os filmes não podem se repetir em uma mesma lista, mas não há problemas caso estejam presentes na lista contrária.
  • Com a lista concluída, peça que os demais alunos opinem sobre a seleção dos colegas, concordando ou não com as indicações.
  • No caso de haver discordância, solicite aos alunos que sustentem seus pontos de vista com argumentos sólidos.
  • Encerre a aula reforçando para a classe a noção de que divergência de opiniões é comum e o debate sobre pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto deve ser feito de maneira educada, para que a discussão seja saudável e produtiva.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano