Atividade para impressão - Às Escuras
Plano de Aula
Plano de aula: Os efeitos do discurso direto e indireto em contos de humor
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Reconhecimento dos diferentes discursos (direto e indireto); conhecimento prévio de recursos sintáticos por parte do aluno.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente os trechos dos contos de humor selecionados.
- Apresente brevemente o slide com o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos se sentarem em dupla ou trio. Isso facilitará a condução das atividades ao longo da aula, já que trabalharão entre discurso direto e indireto e, não sendo grupos muito numerosos, poderão trabalhar entre si as vozes dos personagens.
- Peça para que, rapidamente, criem um diálogo que estabeleça relação com os desenhos. Nesse primeiro momento, eles naturalmente usarão o discurso direto.
- Logo depois, oralmente, peça para que as duplas contem, do ponto de vista de um narrador observador, o que os personagens falaram em cada quadrinho.
- Como trata-se de uma atividade de introdução, deve-se contemplar de maneira breve as diferenças entre discurso direto e indireto, mais como um exercício de brainstorm do que uma atividade detalhada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça para as duplas lerem o início do conto Às escuras, de Artur Azevedo. Se necessário, oriente os alunos em relação ao vocabulário do texto. Caso os alunos não conheçam o conto, procure não oferecer muitas informações, de antemão, sobre o texto, para que a atividade de produção textual se dê de forma mais livre.
- Peça para os alunos produzirem um desenvolvimento e um final para o conto de Artur Azevedo. Para isso, eles precisarão usar o discurso direto e indireto no texto, que é narrado em terceira pessoa. A ideia desta atividade é fazer com que os alunos percebam as diferentes vozes do texto e seus efeitos de sentido. Para tanto, o professor pode ajudar as duplas de mesa em mesa, perguntando para cada uma sobre o uso do discurso direto e indireto:
- Por que optar por um ou por outro?
- Quando é mais relevante para o humor do texto usar uma ou outra?
- O discurso direto aproxima ou afasta?
- O que a visão de um narrador observador pode acrescentar no texto?
- Tempo sugerido para esta atividade: 20 minutos.
- Leia os textos produzidos pelos alunos e aponte, em cada apresentação, para o uso de discurso direto e indireto, observando os efeitos de sentido de cada texto em relação aos dois discursos. Se julgar necessário, se encontrar muito equívocos nas produções, ou não tiver tempo para que todos os alunos apresentem, recolha os textos e continue a atividade em uma aula posterior.
- Tempo sugerido para a atividade de correção: 15 minutos.
- Como provavelmente não haverá tempo para a leitura das versões originais dos contos e possível comparação com os textos produzidos, procure fazer esse trabalho de cotejo entre os contos e os textos dos alunos em uma próxima aula, comparando as duas versões e dando continuidade ao trabalho relacionado aos discursos direto e indireto, e as vozes nos textos de humor.
Material complementar: Você pode encontrar o texto Às escuras, na íntegra, aqui. A atividade para impressão está aqui.
AZEVEDO, Artur. Às Escuras. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7445>. Acesso em: 2 ago. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para as duplas lerem o início do conto Às escuras, de Artur Azevedo. Se necessário, oriente os alunos em relação ao vocabulário do texto. Caso os alunos não conheçam o conto, procure não oferecer muitas informações, de antemão, sobre o texto, para que a atividade de produção textual se dê de forma mais livre.
- Peça para os alunos produzirem um desenvolvimento e um final para o conto de Artur Azevedo. Para isso, eles precisarão usar o discurso direto e indireto no texto, que é narrado em terceira pessoa. A ideia desta atividade é fazer com que os alunos percebam as diferentes vozes do texto e seus efeitos de sentido. Para tanto, o professor pode ajudar as duplas de mesa em mesa, perguntando para cada uma sobre o uso do discurso direto e indireto:
- Por que optar por um ou por outro?
- Quando é mais relevante para o humor do texto usar uma ou outra?
- O discurso direto aproxima ou afasta?
- O que a visão de um narrador observador pode acrescentar no texto?
- Tempo sugerido para esta atividade: 20 minutos.
- Leia os textos produzidos pelos alunos e aponte, em cada apresentação, para o uso de discurso direto e indireto, observando os efeitos de sentido de cada texto em relação aos dois discursos. Se julgar necessário, se encontrar muito equívocos nas produções, ou não tiver tempo para que todos os alunos apresentem, recolha os textos e continue a atividade em uma aula posterior.
- Tempo sugerido para a atividade de correção: 15 minutos.
- Como provavelmente não haverá tempo para a leitura das versões originais dos contos e possível comparação com os textos produzidos, procure fazer esse trabalho de cotejo entre os contos e os textos dos alunos em uma próxima aula, comparando as duas versões e dando continuidade ao trabalho relacionado aos discursos direto e indireto, e as vozes nos textos de humor.
Material complementar: Você pode encontrar o texto Às escuras, na íntegra, aqui. A atividade para impressão está aqui.
AZEVEDO, Artur. Às Escuras. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7445>. Acesso em: 2 ago. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Após a leitura de cada dupla, reforce com os alunos o que eles puderam observar com o exercício e as diferenças entre discurso direto e indireto no conto de humor, relembrando os efeitos de sentido que as vozes provocam. Esta é uma breve atividade de revisão da aula, que tem por objetivo sintetizar e organizar os processos gramaticais utilizados ao longo da atividade principal.
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.