14520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos pronomes relativos na reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como compreender as relações lógico-semânticas entre os referentes e os pronomes relativos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A função dos pronomes relativos na reportagem

Finalidade da aula:

- Identificar pronomes relativos e seus respectivos referentes no texto.

- Compreender as relações lógico-semânticas entre os referentes e os pronomes relativos.

Ano:8º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Reportagem

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP15

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.



Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.

 

Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

 

Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.

 

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: <http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/755.pdf>. Acesso em: 17 de setembro de 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.


Código: LPO8_11ATS01

(EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas