Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.
Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em:
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Professor(a), leia ou explique aos alunos o tema da aula.
- Explique aos alunos que na aula de hoje vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem.
- Questione os alunos: Alguém já leu uma reportagem ou já viu uma na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem?
- Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Professor, projete esta imagem em slide ou leve cópias para que os alunos conheçam como o gênero reportagem aparece em seu veículo de origem. Neste caso, a reportagem encontra-se em meio on-line, no site da TV Escola.
Fonte: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
- Problematize perguntando aos alunos: No plano visual, quais características composicionais percebemos nesta reportagem? Qual é a relação entre a imagem/fotografia e o título?
- Possíveis respostas: Aparece um título na parte superior, uma fotografia que ilustra a situação, e o texto da reportagem aparece abaixo da foto. A foto apresenta os entrevistadores e os entrevistados, que falarão sobre o tema apresentado no título. Provavelmente, por ser um especialista em fenômenos climáticos e o outro entrevistado deve ser um refugiado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Distribua entre os alunos a cópia adaptada da reportagem “Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados”, e solicite a leitura silenciosa.
Observação: o texto consta de adaptações (palavras repetidas), realizadas intencionalmente, para serem verificadas e resolvidas pelos alunos, em forma de exercício detalhado no próximo slide.
- Depois da leitura silenciosa, solicite a leitura em voz alta. Em seguida, questione: O que vocês acharam do texto da reportagem? A linguagem utilizada é clara? Que elementos característicos do gênero vocês conseguem destacar no texto verbal?
- Espera-se que os alunos percebam as repetições, que geram incompreensão, em algumas partes do texto.
Possível resposta: O texto é estranho, porque repete algumas palavras, dificultando a leitura. Mas apresenta um fato principal e especialistas falando sobre o tema em foco.
Materiais complementares: Este texto consta em Texto para impressão. Para acessar clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após os alunos comentarem as características do gênero e o possível “problema” do texto escrito, questione: Mesmo com as repetições é possível compreender de que assunto trata o texto?
- Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos enfatizem os problemas gerados com a repetição, mas consigam compreender o seu sentido e o tema tratado.
- Agora, sublinhem no texto as partes em que aparecem repetições que prejudicam a leitura. Quais são elas?
- Será que é possível melhorar estes trechos para que fiquem mais claros? Vamos tentar? A atividade é a seguinte (copie-a no quadro): reescreva a reportagem em seu caderno, ajustando o texto para que ele seja mais claro e compreensível. Para isso, você pode usar o banco de palavras com os pronomes relativos a seguir:
que quem onde
OBSERVAÇÃO: Professor, a intenção é que os alunos consigam reformular o texto substituindo as repetições pelos pronomes relativos do banco de palavras. Segue possível resolução, que é o próprio texto na versão original: clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois que os alunos acabarem de resolver a atividade, apresente a versão original do texto como correção.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Finalize a aula com a explicação da síntese, projetando-a via slide ou anotando-a no quadro.
- Questione aos alunos: Estes pronomes relativos se referem a lugar, pessoa e coisa/objeto. De acordo com os usos que vimos no texto, qual identifica cada categoria?
- Anote no quadro as respostas dos alunos, orientando-os para a resolução correta:
- Identifica lugar: onde.
- Identifica pessoa: quem.
- Identifica coisa/objeto ou pessoa: que.
- Além destes, outros pronomes relativos existem. Diga aos alunos que nas próximas aulas vocês verão os usos de mais alguns deles.