14520
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A função dos pronomes relativos na reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre como compreender as relações lógico-semânticas entre os referentes e os pronomes relativos.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.

Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: . Acesso em: 17 de setembro de 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Professor(a), leia ou explique aos alunos o tema da aula.
  • Explique aos alunos que na aula de hoje vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem.
  • Questione os alunos: Alguém já leu uma reportagem ou já viu uma na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem?
  • Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Professor, projete esta imagem em slide ou leve cópias para que os alunos conheçam como o gênero reportagem aparece em seu veículo de origem. Neste caso, a reportagem encontra-se em meio on-line, no site da TV Escola.

Fonte: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

  • Problematize perguntando aos alunos: No plano visual, quais características composicionais percebemos nesta reportagem? Qual é a relação entre a imagem/fotografia e o título?
  • Possíveis respostas: Aparece um título na parte superior, uma fotografia que ilustra a situação, e o texto da reportagem aparece abaixo da foto. A foto apresenta os entrevistadores e os entrevistados, que falarão sobre o tema apresentado no título. Provavelmente, por ser um especialista em fenômenos climáticos e o outro entrevistado deve ser um refugiado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Distribua entre os alunos a cópia adaptada da reportagem “Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados”, e solicite a leitura silenciosa.

Observação: o texto consta de adaptações (palavras repetidas), realizadas intencionalmente, para serem verificadas e resolvidas pelos alunos, em forma de exercício detalhado no próximo slide.

  • Depois da leitura silenciosa, solicite a leitura em voz alta. Em seguida, questione: O que vocês acharam do texto da reportagem? A linguagem utilizada é clara? Que elementos característicos do gênero vocês conseguem destacar no texto verbal?
  • Espera-se que os alunos percebam as repetições, que geram incompreensão, em algumas partes do texto.

Possível resposta: O texto é estranho, porque repete algumas palavras, dificultando a leitura. Mas apresenta um fato principal e especialistas falando sobre o tema em foco.

Materiais complementares: Este texto consta em Texto para impressão. Para acessar clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os alunos comentarem as características do gênero e o possível “problema” do texto escrito, questione: Mesmo com as repetições é possível compreender de que assunto trata o texto?
  • Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos enfatizem os problemas gerados com a repetição, mas consigam compreender o seu sentido e o tema tratado.

  • Agora, sublinhem no texto as partes em que aparecem repetições que prejudicam a leitura. Quais são elas?
  • Será que é possível melhorar estes trechos para que fiquem mais claros? Vamos tentar? A atividade é a seguinte (copie-a no quadro): reescreva a reportagem em seu caderno, ajustando o texto para que ele seja mais claro e compreensível. Para isso, você pode usar o banco de palavras com os pronomes relativos a seguir:

que quem onde

OBSERVAÇÃO: Professor, a intenção é que os alunos consigam reformular o texto substituindo as repetições pelos pronomes relativos do banco de palavras. Segue possível resolução, que é o próprio texto na versão original: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os alunos acabarem de resolver a atividade, apresente a versão original do texto como correção.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula com a explicação da síntese, projetando-a via slide ou anotando-a no quadro.
  • Questione aos alunos: Estes pronomes relativos se referem a lugar, pessoa e coisa/objeto. De acordo com os usos que vimos no texto, qual identifica cada categoria?
  • Anote no quadro as respostas dos alunos, orientando-os para a resolução correta:
  • Identifica lugar: onde.
  • Identifica pessoa: quem.
  • Identifica coisa/objeto ou pessoa: que.
  • Além destes, outros pronomes relativos existem. Diga aos alunos que nas próximas aulas vocês verão os usos de mais alguns deles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.

Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: . Acesso em: 17 de setembro de 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Professor(a), leia ou explique aos alunos o tema da aula.
  • Explique aos alunos que na aula de hoje vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem.
  • Questione os alunos: Alguém já leu uma reportagem ou já viu uma na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem?
  • Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Professor, projete esta imagem em slide ou leve cópias para que os alunos conheçam como o gênero reportagem aparece em seu veículo de origem. Neste caso, a reportagem encontra-se em meio on-line, no site da TV Escola.

Fonte: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

  • Problematize perguntando aos alunos: No plano visual, quais características composicionais percebemos nesta reportagem? Qual é a relação entre a imagem/fotografia e o título?
  • Possíveis respostas: Aparece um título na parte superior, uma fotografia que ilustra a situação, e o texto da reportagem aparece abaixo da foto. A foto apresenta os entrevistadores e os entrevistados, que falarão sobre o tema apresentado no título. Provavelmente, por ser um especialista em fenômenos climáticos e o outro entrevistado deve ser um refugiado.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Distribua entre os alunos a cópia adaptada da reportagem “Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados”, e solicite a leitura silenciosa.

Observação: o texto consta de adaptações (palavras repetidas), realizadas intencionalmente, para serem verificadas e resolvidas pelos alunos, em forma de exercício detalhado no próximo slide.

  • Depois da leitura silenciosa, solicite a leitura em voz alta. Em seguida, questione: O que vocês acharam do texto da reportagem? A linguagem utilizada é clara? Que elementos característicos do gênero vocês conseguem destacar no texto verbal?
  • Espera-se que os alunos percebam as repetições, que geram incompreensão, em algumas partes do texto.

Possível resposta: O texto é estranho, porque repete algumas palavras, dificultando a leitura. Mas apresenta um fato principal e especialistas falando sobre o tema em foco.

Materiais complementares: Este texto consta em Texto para impressão. Para acessar clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os alunos comentarem as características do gênero e o possível “problema” do texto escrito, questione: Mesmo com as repetições é possível compreender de que assunto trata o texto?
  • Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos enfatizem os problemas gerados com a repetição, mas consigam compreender o seu sentido e o tema tratado.

  • Agora, sublinhem no texto as partes em que aparecem repetições que prejudicam a leitura. Quais são elas?
  • Será que é possível melhorar estes trechos para que fiquem mais claros? Vamos tentar? A atividade é a seguinte (copie-a no quadro): reescreva a reportagem em seu caderno, ajustando o texto para que ele seja mais claro e compreensível. Para isso, você pode usar o banco de palavras com os pronomes relativos a seguir:

que quem onde

OBSERVAÇÃO: Professor, a intenção é que os alunos consigam reformular o texto substituindo as repetições pelos pronomes relativos do banco de palavras. Segue possível resolução, que é o próprio texto na versão original: clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os alunos acabarem de resolver a atividade, apresente a versão original do texto como correção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula com a explicação da síntese, projetando-a via slide ou anotando-a no quadro.
  • Questione aos alunos: Estes pronomes relativos se referem a lugar, pessoa e coisa/objeto. De acordo com os usos que vimos no texto, qual identifica cada categoria?
  • Anote no quadro as respostas dos alunos, orientando-os para a resolução correta:
  • Identifica lugar: onde.
  • Identifica pessoa: quem.
  • Identifica coisa/objeto ou pessoa: que.
  • Além destes, outros pronomes relativos existem. Diga aos alunos que nas próximas aulas vocês verão os usos de mais alguns deles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano