14518
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Descobrindo o soneto: sonetos de ontem e de hoje

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do Módulo de leitura.

Materiais necessários: Poemas e textos impressos, projetor ou quadro digital (pode ser também tablets ou um notebook), objetos ou imagens, fotografias ou figuras recortadas em EVA, cartolinas, canetas hidrográficas, colas, tesouras, caixas de papelão/leite/suco, barbante, tablets, classmates ou notebooks (caso as apresentações sejam digitais). Definir e providenciar o material com antecedência.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade em interpretar os poemas por falta de familiaridade com a linguagem usada: peça aos alunos que anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou de um buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
  • Dificuldade em sintetizar as informações coletadas: como o trabalho é em grupo, peça que os alunos distribuam as tarefas. Cada um fica responsável por um soneto ou resumo biográfico. Oriente que é permitido grifar partes dos textos e fazer anotações na própria folha do poema/resumo biográfico. Ao final, isso os ajudará a sintetizar as informações.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Antes da aula:

  • Organize a sala em quatro ou cinco grupos. O número de integrantes do grupo deve ser, preferencialmente, o mesmo. Esta disposição irá favorecer a troca de impressões dos alunos sobre os poemas, o que tornará mais fácil o trabalho de análise dos textos e a aprendizagem colaborativa.
  • Cada grupo deve ter um objeto (ou uma fotografia do objeto, sua imagem impressa ou figura recortada em EVA) sobre a mesa que tenha relação com um determinado soneto. O objeto deve instigar o aluno, deixando-o curioso sobre a aula e sobre o que representa. Num segundo momento, os alunos vão avaliar a relação do soneto com o objeto, percebendo se este aparece no texto de forma conotativa ou denotativa. Os escritores escolhidos e o respectivo objeto para cada grupo são: Camões - relógio ou ampulheta; Patativa do Assaré - anzol; Florbela Espanca - leite; Mário Quintana - espelho; Glauco Mattoso - grãos de café ou um pouco de sal.
  • Disponha, em cada grupo, o objeto e quatro ou cinco sonetos do mesmo autor. Caso queira, pode utilizar a lista com sugestões de sonetos, cujo link se encontra no material complementar.
  • Inclua no material de estudo de cada grupo uma biografia resumida do escritor. No Material complementar foi disponibilizado um arquivo com sites para consultar as biografias dos autores e montar sua biografia resumida.
  • A preparação do material acima descrito facilitará a pronta leitura dos textos e posterior identificação do soneto que se relaciona com o item de cada grupo.

Início da aula:

  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Peça aos alunos para conceituarem o soneto, indicando algumas de suas características.
  • Oriente os alunos a escolher um dos grupos organizados em sala. A escolha deve ser aleatória, baseada apenas no objeto (imagem, fotografia ou figura recortada em EVA) sobre a mesa.

Materiais complementares: Acesse aqui os sonetos que servirão de tema a cada grupo.

Acesse aqui sugestões de imagens dos objetos para impressão.

Acesse aqui uma lista de links com as biografias dos autores.

Caso queira, consulte aqui a sugestão de sonetos dos escritores que serão estudados nesta aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Informe aos alunos que o tempo para leitura e interpretação dos poemas será de 15 minutos.
  • Peça aos alunos que façam a leitura do texto e escolham um ou mais integrantes do grupo para realizá-la. Instrua os alunos para que façam anotações, registrando as considerações do grupo sobre os sonetos lidos. Eles podem grifar as partes que julgarem mais importantes nos textos e também fazer anotações na própria folha do poema. Algumas perguntas podem ser feitas para provocar a interpretação: Qual é o tema do soneto? Como é a linguagem usada no texto: Percebe-se o uso de linguagem figurada? Quais sentimentos a leitura do soneto desperta?
  • Sugira que cada grupo escolha um integrante para registrar os comentários da equipe. Após uma leitura compartilhada dos textos, todos devem compartilhar suas impressões sobre os textos dizendo se gostaram ou não e explicando o porquê.
  • Solicite que identifiquem qual dos sonetos tem relação com o objeto (imagem, fotografia, figura recortada em EVA) disposto sobre a mesa do grupo.
    Como o objeto aparece no texto? Por exemplo, no soneto de Camões, a temática é o tempo e o objeto é um relógio ou ampulheta. Já no soneto de Patativa do Assaré, o anzol (objeto escolhido) é utilizado para fisgar o peixe.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça aos grupos que façam a leitura do resumo biográfico do autor e destaquem informações sobre o nascimento do escritor, sua formação educacional, alguns acontecimentos marcantes (pessoais e/ou profissionais), suas principais publicações. Caso queira, solicite que os alunos incluam outros detalhes da biografia do autor.
  • Oriente os grupos a discutir sobre o autor e seus sonetos. Eles devem refletir sobre quando os escritores nasceram, comparando com a época atual, imaginando como viviam. Como este, provavelmente, é o primeiro contato dos alunos com estes autores e poemas, o indicado é deixar a exploração acontecer de forma espontânea. O objetivo é uma leitura de fruição. Invista 15 minutos nesta etapa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os grupos criem uma apresentação com base nas anotações e considerações feitas no momento da leitura dos sonetos.
  • Oriente a criação da apresentação em três etapas: soneto destaque (o que tem relação com o objeto do grupo), comentários do grupo sobre o poema, uma breve biografia do autor e alguma característica do gênero. Se quiserem, os grupos podem pesquisar e incluir uma curiosidade sobre o escritor ou sobre o poema.
  • Dê sugestões de apresentações interativas como, por exemplo, as estrofes do soneto montadas em um móbile, em um biombo ou em um totem feito de caixas e papelão ou de leite (No Material complementar você encontra sugestões para o uso destes materiais e instruções sobre a montagem.) Os alunos ainda podem usar uma ferramenta digital. Na ausência destes recursos, a exposição pode ser feita por meio de cartazes.
  • Ressalte que os grupos apenas irão expor seu trabalho sem realizar nenhum tipo de apresentação oral. A proposta é que os outros grupos realizem a leitura/apreciação da exposição.
  • Caso os alunos optem por uma ferramenta digital, eles podem usar Apresentações Google, Sway ou PowerPoint. Se a ferramenta for o PowerPoint, oriente os alunos a investir o tempo no conteúdo dos slides e usarem um dos layouts prontos da ferramenta.

Materiais complementares: Caso opte pelo Sway, consulte seu tutorial de uso aqui.

Sobre apresentações interativas com móbile, biombo ou totem, acesse aqui para algumas sugestões e orientações sobre a montagem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Encerre os trabalhos.
  • Para finalizar, peça que os grupos realizem a leitura de um dos sonetos para a turma, sem ser aquele relacionado com o objeto do grupo, já que este texto ainda será explorado em aula.
  • Caso os grupos não tenham finalizado a montagem da exposição, oriente-os para que dividam as tarefas e concluam em casa. Caso julgue necessário, peça que complementem a apresentação com informações coletadas de pesquisa na internet.
  • No caso das ferramentas digitais sugeridas (Apresentações Google/Sway/PowerPoint), é possível compartilhar um link para que os alunos possam finalizar a apresentação em casa.

Materiais complementares: Para acessar um tutorial sobre apresentações Google, clique aqui. Para saber como compartilhar uma apresentação de Sway, clique aqui. Para compartilhar uma apresentação de PowerPoint, consulte aqui um passo a passo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do Módulo de leitura.

Materiais necessários: Poemas e textos impressos, projetor ou quadro digital (pode ser também tablets ou um notebook), objetos ou imagens, fotografias ou figuras recortadas em EVA, cartolinas, canetas hidrográficas, colas, tesouras, caixas de papelão/leite/suco, barbante, tablets, classmates ou notebooks (caso as apresentações sejam digitais). Definir e providenciar o material com antecedência.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade em interpretar os poemas por falta de familiaridade com a linguagem usada: peça aos alunos que anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou de um buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
  • Dificuldade em sintetizar as informações coletadas: como o trabalho é em grupo, peça que os alunos distribuam as tarefas. Cada um fica responsável por um soneto ou resumo biográfico. Oriente que é permitido grifar partes dos textos e fazer anotações na própria folha do poema/resumo biográfico. Ao final, isso os ajudará a sintetizar as informações.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Antes da aula:

  • Organize a sala em quatro ou cinco grupos. O número de integrantes do grupo deve ser, preferencialmente, o mesmo. Esta disposição irá favorecer a troca de impressões dos alunos sobre os poemas, o que tornará mais fácil o trabalho de análise dos textos e a aprendizagem colaborativa.
  • Cada grupo deve ter um objeto (ou uma fotografia do objeto, sua imagem impressa ou figura recortada em EVA) sobre a mesa que tenha relação com um determinado soneto. O objeto deve instigar o aluno, deixando-o curioso sobre a aula e sobre o que representa. Num segundo momento, os alunos vão avaliar a relação do soneto com o objeto, percebendo se este aparece no texto de forma conotativa ou denotativa. Os escritores escolhidos e o respectivo objeto para cada grupo são: Camões - relógio ou ampulheta; Patativa do Assaré - anzol; Florbela Espanca - leite; Mário Quintana - espelho; Glauco Mattoso - grãos de café ou um pouco de sal.
  • Disponha, em cada grupo, o objeto e quatro ou cinco sonetos do mesmo autor. Caso queira, pode utilizar a lista com sugestões de sonetos, cujo link se encontra no material complementar.
  • Inclua no material de estudo de cada grupo uma biografia resumida do escritor. No Material complementar foi disponibilizado um arquivo com sites para consultar as biografias dos autores e montar sua biografia resumida.
  • A preparação do material acima descrito facilitará a pronta leitura dos textos e posterior identificação do soneto que se relaciona com o item de cada grupo.

Início da aula:

  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Peça aos alunos para conceituarem o soneto, indicando algumas de suas características.
  • Oriente os alunos a escolher um dos grupos organizados em sala. A escolha deve ser aleatória, baseada apenas no objeto (imagem, fotografia ou figura recortada em EVA) sobre a mesa.

Materiais complementares: Acesse aqui os sonetos que servirão de tema a cada grupo.

Acesse aqui sugestões de imagens dos objetos para impressão.

Acesse aqui uma lista de links com as biografias dos autores.

Caso queira, consulte aqui a sugestão de sonetos dos escritores que serão estudados nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Informe aos alunos que o tempo para leitura e interpretação dos poemas será de 15 minutos.
  • Peça aos alunos que façam a leitura do texto e escolham um ou mais integrantes do grupo para realizá-la. Instrua os alunos para que façam anotações, registrando as considerações do grupo sobre os sonetos lidos. Eles podem grifar as partes que julgarem mais importantes nos textos e também fazer anotações na própria folha do poema. Algumas perguntas podem ser feitas para provocar a interpretação: Qual é o tema do soneto? Como é a linguagem usada no texto: Percebe-se o uso de linguagem figurada? Quais sentimentos a leitura do soneto desperta?
  • Sugira que cada grupo escolha um integrante para registrar os comentários da equipe. Após uma leitura compartilhada dos textos, todos devem compartilhar suas impressões sobre os textos dizendo se gostaram ou não e explicando o porquê.
  • Solicite que identifiquem qual dos sonetos tem relação com o objeto (imagem, fotografia, figura recortada em EVA) disposto sobre a mesa do grupo.
    Como o objeto aparece no texto? Por exemplo, no soneto de Camões, a temática é o tempo e o objeto é um relógio ou ampulheta. Já no soneto de Patativa do Assaré, o anzol (objeto escolhido) é utilizado para fisgar o peixe.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça aos grupos que façam a leitura do resumo biográfico do autor e destaquem informações sobre o nascimento do escritor, sua formação educacional, alguns acontecimentos marcantes (pessoais e/ou profissionais), suas principais publicações. Caso queira, solicite que os alunos incluam outros detalhes da biografia do autor.
  • Oriente os grupos a discutir sobre o autor e seus sonetos. Eles devem refletir sobre quando os escritores nasceram, comparando com a época atual, imaginando como viviam. Como este, provavelmente, é o primeiro contato dos alunos com estes autores e poemas, o indicado é deixar a exploração acontecer de forma espontânea. O objetivo é uma leitura de fruição. Invista 15 minutos nesta etapa.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os grupos criem uma apresentação com base nas anotações e considerações feitas no momento da leitura dos sonetos.
  • Oriente a criação da apresentação em três etapas: soneto destaque (o que tem relação com o objeto do grupo), comentários do grupo sobre o poema, uma breve biografia do autor e alguma característica do gênero. Se quiserem, os grupos podem pesquisar e incluir uma curiosidade sobre o escritor ou sobre o poema.
  • Dê sugestões de apresentações interativas como, por exemplo, as estrofes do soneto montadas em um móbile, em um biombo ou em um totem feito de caixas e papelão ou de leite (No Material complementar você encontra sugestões para o uso destes materiais e instruções sobre a montagem.) Os alunos ainda podem usar uma ferramenta digital. Na ausência destes recursos, a exposição pode ser feita por meio de cartazes.
  • Ressalte que os grupos apenas irão expor seu trabalho sem realizar nenhum tipo de apresentação oral. A proposta é que os outros grupos realizem a leitura/apreciação da exposição.
  • Caso os alunos optem por uma ferramenta digital, eles podem usar Apresentações Google, Sway ou PowerPoint. Se a ferramenta for o PowerPoint, oriente os alunos a investir o tempo no conteúdo dos slides e usarem um dos layouts prontos da ferramenta.

Materiais complementares: Caso opte pelo Sway, consulte seu tutorial de uso aqui.

Sobre apresentações interativas com móbile, biombo ou totem, acesse aqui para algumas sugestões e orientações sobre a montagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Encerre os trabalhos.
  • Para finalizar, peça que os grupos realizem a leitura de um dos sonetos para a turma, sem ser aquele relacionado com o objeto do grupo, já que este texto ainda será explorado em aula.
  • Caso os grupos não tenham finalizado a montagem da exposição, oriente-os para que dividam as tarefas e concluam em casa. Caso julgue necessário, peça que complementem a apresentação com informações coletadas de pesquisa na internet.
  • No caso das ferramentas digitais sugeridas (Apresentações Google/Sway/PowerPoint), é possível compartilhar um link para que os alunos possam finalizar a apresentação em casa.

Materiais complementares: Para acessar um tutorial sobre apresentações Google, clique aqui. Para saber como compartilhar uma apresentação de Sway, clique aqui. Para compartilhar uma apresentação de PowerPoint, consulte aqui um passo a passo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP48 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano