Atividade para impressão - Tipo de variações - LPO9_02ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: A norma-padrão e o preconceito linguístico
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formas de variação linguística
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “O preconceito linguístico no dia a dia”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>, acesso em: 28 out. 2018, texto “O que é a norma-padrão”, tarjetas com palavras, frases e charges, fita adesiva.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação às palavras mais rebuscadas e conceitos trazidos no vídeo.
Referências sobre o assunto:
AMPLIFICA - Natura Musical 2018. Preconceito Linguístico no dia-a-dia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>. Acesso em: 23 jul. 2018.
CAVALCANTE, I. F. Língua Portuguesa A03. Governo Federal: MInistério da Educação. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a03.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.
ANGELI. Luke & Tantra - Sangue bom. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2000, p. 17. Disponível em: <http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/10/atividades-sobre-variedades_15.html>. Acesso em: 19 set. 2018.
ITURRUSGARAI, A. Aline. Folha de S.Paulo. 31 ago. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f33103200006.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.
SOUSA, M. de. Chico Bento. Tira 121, Mauricio de Sousa Produções. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.
PEREIRA, C.; MARTINS, P. Português é legal. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.portugueselegal.com.br/wp-content/uploads/2014/04/portugueselegal2.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender a norma-padrão, as variedades da língua e o preconceito linguístico.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento prévio dos alunos em relação às variações linguísticas e à norma-padrão da Língua Portuguesa. O tempo previsto se refere ao slide 3 e 4.
- Mostre o slide aos alunos e peça que relatem suas impressões sobre as frases e palavras contidas nele.
- Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o assunto:
- O que é a variação linguística?
- Qual é a sua opinião sobre ela?
- Por que ela existe?
- A variação é algo bom ou ruim? Por quê?
Introdução
Orientações:
- Agora pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a norma-padrão:
- O que é a norma-padrão?
- Para que serve?
- A quem se destina?
- Qual é a sua opinião sobre ela?
- É fácil obedecê-la?
- Após breve exposição das ideias, discuta com os alunos o conceito trazido no slide.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos os tipos de variação linguística. Ressalte que existem muitos tipos de variações que podem estar ligadas ao som das palavras, à formação e à disposição delas em frases e textos e ao modo como são ditas e escritas.
- Explique que a aula de hoje tem como foco a variação lexical, relativa ao vocabulário.
- Proponha um jogo de identificação das variações.
- Peça que os alunos formem 3 equipes. Cada equipe irá receber um grupo de palavras, frases e charges para tentar descobrir em qual tipo de variação se encaixa.
- Destaque que poderão utilizar o dicionário em caso de dúvidas. Professor, você pode utilizar a quantidade de palavras, charges e frases que achar mais adequada ao tempo e às necessidades dos alunos.
- Fixe as tarjetas “Variações Históricas”, “Variações Regionais” e “Variações Sociais” no quadro. Acesse o material aqui.
- Solicite que os alunos colem as palavras de acordo com a avaliação do grupo sobre o tipo de variação.
- Peça que expliquem a escolha das palavras.
- O tempo previsto se refere ao slide 5, 6 e 7.
Materiais complementares: Para acessar o material para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Confira se as respostas dos grupos estão de acordo com os tipos de variação linguística.
- Variação histórica
É a variação que está relacionada à maneira como a língua evolui ao longo do tempo
vossa mercê / vossemecê / vosmecê / você
pharmacia / farmácia
cousa / coisa
acto / ato
photografia / fotografia
Charge: ITURRUSGARAI, A. Aline. Folha de S.Paulo.
- Variação regional:
É a variação que ocorre quando a mesma língua é falada de formas diferentes, dependendo da localidade
pão francês ? Paraná / cacetinho ? Rio Grande do Sul / carioquinha ? Ceará / carequinha ? região norte / pão aguado ? interior do Nordeste / pão de sal ? Rio de Janeiro
biscoito ou bolacha? / penal ou estojo? / vina ou salsicha? / aipim, mandioca ou macaxeira? / mimosa, mexerica, bergamota ou pokan?
Charge: SOUSA, M. de. Chico Bento. Tira 121, Mauricio de Sousa Produções.
- Variação social:
É a variação marcada por diferentes grupos sociais que têm uma forma de expressão própria
é nóis / demorô / irado / na moral / se pá, já é ? gíria
elemento / meliante / flagrante / abordagem / delito ? linguagem profissional
diagnóstico / prognóstico / laudo / triagem ? linguagem técnica
eu vi ela ontem ? eu a vi ontem / é bom pra gente ? é bom para nós / é pra mim vim aqui ? é pra eu vir aqui / me dá uma bala? ? dê-me uma bala / sentaram na mesa ? sentaram-se à mesa ? norma coloquial e norma culta
Charge: ANGELI. Luke & Tantra - Sangue bom. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2000, p. 17.
- Em caso de dúvidas ou dificuldades de identificação, auxilie citando outros exemplos e formulando perguntas que possam estimular a descoberta:
- Como é possível identificar o “falante” das frases e das palavras analisadas?
- O modo de falar pode variar de acordo com a situação? Falamos da mesma maneira com uma criança e com um adulto? Com um amigo próximo e com o(a) diretor(a) da escola?
- De que outras formas é possível identificar as mudanças da língua? Você é capaz de lembrar de alguma gíria que usava com frequência e que hoje considera ultrapassada?
Desenvolvimento
Orientações:
- Informe que você exibirá um vídeo para melhor compreensão do preconceito linguístico. Acesse o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>. Acesso em: 28 out. 2018.
- Pergunte aos alunos o que acharam das ideias trazidas no vídeo. Promova a reflexão:
- Você já foi ou viu alguém ser acusado de “falar errado”?
- Por que isso acontece?
- Quem são as pessoas que mais sofrem preconceito linguístico? Por quê?
- Relacione, de forma sucinta, as ideias apresentadas pelos alunos com o conteúdo do vídeo.
- Caso você não tenha como exibir o vídeo, introduza os conceitos a partir das respostas dos alunos, incentivando-os a refletir sobre a função social da língua e a importância de estudar a norma-padrão, mas de também compreender as variedades linguísticas e respeitá-las.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para finalizar, leia a frase de Marcos Bagno do slide e peça que os alunos reflitam sobre seu sentido.
- Destaque a função social da língua e a importância de desmistificar os estigmas de “fala correta e fala incorreta”.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO9_02ATS01
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Apresente, nessa comunicação, o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, pergunte aos alunos: O que é a variação linguística? Qual é a sua opinião sobre ela? Por que ela existe? A variação é algo bom ou ruim? Por quê? O que é norma-padrão? Oriente que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor, durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, envie uma nova orientação aos alunos: peça que eles se organizem em 3 equipes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde eles poderão dialogar com mais facilidade). Entregue, para cada equipe, os textos/imagens disponíveis em “materiais complementares” e oriente que os alunos classifiquem as variações encontradas em histórica, social e regional. Estipule um prazo para os alunos finalizarem a atividade e envie um gabarito comentado a eles (mande as respostas por escrito ou faça um breve vídeo comentando as variações e os seus tipos). Depois disso, envie o vídeo do terceiro slide de Desenvolvimento e peça que os alunos discutam, entre si, em seus grupos, se já presenciaram alguma cena em que tenha acontecido o preconceito linguístico. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meets, para os alunos relatarem se já sofreram ou se já presenciaram esse tipo de preconceito.
Fechamento
Para encerrar, envie a frase do slide Fechamento aos alunos e peça, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos sintetizem, com as suas palavras, o conceito de preconceito linguístico. Os alunos podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre os tipos de preconceito linguístico. Instigue os alunos a observarem a fala de seus avós e pais, de forma a perceber como o falar varia de pessoa a pessoa, deixando evidente o caráter orgânico e heterogêneo da língua.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula:A norma-padrão e o preconceito linguístico
Finalidade da aula:Conhecer os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico, percebendo semelhanças e variedades da língua falada. Identificar as variedades linguísticas e perceber suas características.
Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “O preconceito linguístico no dia a dia”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>, acesso em: 28 out. 2018, texto “O que é a norma-padrão”, tarjetas com palavras, frases e charges, fita adesiva.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação às palavras mais rebuscadas e conceitos trazidos no vídeo.
Referências sobre o assunto:
AMPLIFICA - Natura Musical 2018. Preconceito Linguístico no dia-a-dia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>. Acesso em: 23 jul. 2018.
CAVALCANTE, I. F. Língua Portuguesa A03. Governo Federal: MInistério da Educação. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a03.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.
ANGELI. Luke & Tantra - Sangue bom. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2000, p. 17. Disponível em: <http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/10/atividades-sobre-variedades_15.html>. Acesso em: 19 set. 2018.
ITURRUSGARAI, A. Aline. Folha de S.Paulo. 31 ago. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f33103200006.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.
SOUSA, M. de. Chico Bento. Tira 121, Mauricio de Sousa Produções. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.
PEREIRA, C.; MARTINS, P. Português é legal. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.portugueselegal.com.br/wp-content/uploads/2014/04/portugueselegal2.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.