14516
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A norma-padrão e o preconceito linguístico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre identificar as variedades linguísticas e perceber suas características.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula:A norma-padrão e o preconceito linguístico

Finalidade da aula:Conhecer os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico, percebendo semelhanças e variedades da língua falada. Identificar as variedades linguísticas e perceber suas características.

Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística 

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

 

Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “O preconceito linguístico no dia a dia”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>, acesso em: 28 out. 2018, texto “O que é a norma-padrão”, tarjetas com palavras, frases e charges, fita adesiva.

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação às palavras mais rebuscadas e conceitos trazidos no vídeo.

 

Referências sobre o assunto:

 

AMPLIFICA - Natura Musical 2018. Preconceito Linguístico no dia-a-dia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>. Acesso em: 23 jul. 2018.

 

CAVALCANTE, I. F. Língua Portuguesa A03. Governo Federal: MInistério da Educação. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a03.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018

 

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>.  Acesso em: 4 jun. 2018.

 

ANGELI. Luke & Tantra - Sangue bom. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2000, p. 17. Disponível em: <http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/10/atividades-sobre-variedades_15.html>. Acesso em: 19 set. 2018.


ITURRUSGARAI, A. Aline. Folha de S.Paulo. 31 ago. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f33103200006.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.

 

SOUSA, M. de. Chico Bento. Tira 121, Mauricio de Sousa Produções.  Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.

 

PEREIRA, C.; MARTINS, P. Português é legal. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.portugueselegal.com.br/wp-content/uploads/2014/04/portugueselegal2.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.


Código: LPO9_02ATS01

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas