Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Angeline Pacheco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Combatendo o preconceito linguístico
Finalidade da aula:Reconhecer o preconceito linguístico a partir da tomada de consciência em relação à diversidade cultural do Brasil para combater a discriminação pela língua e superar a perspectiva equivocada da variação como erro ou desvio.Ano:9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP55
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, charge Pelo fim do preconceito linguístico, vídeo da música Zazulejo - O Teatro Mágico, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>, acesso em: 28 out. 2018 , cópias da letras da música.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.
Referências sobre o assunto:
PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018
O TEATRO MÁGICO. Entrada para raros. Osasco: Odacio Records, 2003. 1 CD. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>. Acesso em: 13 set. 2018
Código: LPO9_02ATS03
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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