Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a tirinha do slide de Introdução. Em um áudio, explique a tirinha e peça que respondam às perguntas sugeridas no plano de aula. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie o vídeo do slide de Desenvolvimento, pedindo que os alunos o assistam. Faça as perguntas sugeridas nos dois slides de Desenvolvimento. Quando acabarem, peça que os alunos exponham no WhatsApp da turma as suas respostas. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos lerem o que produziram.
Fechamento
Para encerrar, envie um áudio aos alunos lendo o trecho do texto de Marcos Bagno. Peça, por fim, que sintetizem os conteúdos estudados. Eles podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre os tipos de preconceito linguístico. Instigue os alunos a observarem a fala de seus avós e pais, de forma a perceber como o falar varia de pessoa para pessoa e em contextos diferentes, deixando evidente o caráter orgânico e heterogêneo da língua.