14515
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Combatendo o preconceito linguístico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer o preconceito linguístico a partir da tomada de consciência em relação à diversidade cultural do Brasil.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

Materiais necessários: Aparelho multimídia, charge Pelo fim do preconceito linguístico, vídeo da música Zazulejo - O Teatro Mágico, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>, acesso em: 28 out. 2018 , cópias da letras da música.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.

Referências sobre o assunto:

PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018

O TEATRO MÁGICO. Entrada para raros. Osasco: Odacio Records, 2003. 1 CD. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>. Acesso em: 13 set. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de interação com os alunos sobre o tema da aula.

  • Leia a tira com os alunos e estimule a reflexão:
  • Você já presenciou uma situação assim?
  • Por que Pascoal precisa estudar sobre variação linguística?
  • Por que Pascoal acha que quem fala diferente dele fala errado?
  • Você já ouviu alguém dizer que “não sabe português”?
  • Você já viu alguém desconsiderar o que foi dito por uma pessoa apenas porque ela não falou de acordo com a norma culta?

2. Faça uma breve síntese das ideias trazidas pelos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que você irá exibir um vídeo com a música “Zaluzejo”, da banda “O Teatro Mágico”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>. Acesso em: 28 out. 2018.
  • Ressalte que a letra da música aborda o tema do preconceito linguístico e traz vários exemplos de variações linguísticas.
  • Entregue uma cópia da letra da música aos alunos.
  • Após ouvir a música, pergunte aos alunos se conseguiram identificar as variações linguísticas presentes na letra.
  • Escreva no quadro os exemplos citados pelos alunos e promova a análise do contexto:
  • A que grupo social pertence “aquela senhora que fala tudo do jeito dela”?
  • Falar um português não-padrão significa falar errado?
  • Por que essas variações não têm o mesmo prestígio social que a norma culta?
  • O que o autor quis dizer com a frase: “acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz?
  • Você tem orgulho da maneira como se expressa?

Materiais complementares: Caso tenha dúvidas em relação às variações encontradas na letra da música, acesse o material complementar aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Após a análise da música, proponha aos alunos que respondam às questões do slide.
  • Oriente que devem buscar o maior número de argumentos para cada questão.
  • Ressalte que devem considerar pontos importantes como a adequação do contexto e a diversidade cultural brasileira.
  • Em caso de dificuldades, faça perguntas e cite exemplos para que compreendam as questões.
  • Alguns exemplos/sugestões de respostas:
  • Por que eu preciso estudar e aprender a norma-padrão?
  • Para poder me adequar aos contextos em que for exigido o uso da norma culta (concursos, provas, entrevistas);
  • Para ter conhecimento sobre o funcionamento da língua;
  • Para ser capaz de desenvolver uma prática consciente da língua.

b. Por que eu preciso respeitar quem não segue a norma-padrão?

  • Porque qualquer tipo de preconceito e discriminação são prejudiciais;
  • Porque vivemos em um país com uma imensa diversidade cultural;
  • Porque a língua muda, varia e evolui;
  • Porque não existe erro de português, existem diferenças de uso ou alternativas de uso em relação à norma-padrão;
  • Porque nem todas as pessoas têm acesso ao ensino da norma-padrão.

6. Escreva as respostas dos alunos no quadro e lembre-se de fazer um alerta sobre as diferenças entre a língua falada e a língua escrita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, leia o trecho do texto de Marcos Bagno e sintetize, juntamente com os alunos, os conteúdos estudados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

Materiais necessários: Aparelho multimídia, charge Pelo fim do preconceito linguístico, vídeo da música Zazulejo - O Teatro Mágico, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>, acesso em: 28 out. 2018 , cópias da letras da música.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.

Referências sobre o assunto:

PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018

O TEATRO MÁGICO. Entrada para raros. Osasco: Odacio Records, 2003. 1 CD. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>. Acesso em: 13 set. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de interação com os alunos sobre o tema da aula.

  • Leia a tira com os alunos e estimule a reflexão:
  • Você já presenciou uma situação assim?
  • Por que Pascoal precisa estudar sobre variação linguística?
  • Por que Pascoal acha que quem fala diferente dele fala errado?
  • Você já ouviu alguém dizer que “não sabe português”?
  • Você já viu alguém desconsiderar o que foi dito por uma pessoa apenas porque ela não falou de acordo com a norma culta?

2. Faça uma breve síntese das ideias trazidas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que você irá exibir um vídeo com a música “Zaluzejo”, da banda “O Teatro Mágico”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>. Acesso em: 28 out. 2018.
  • Ressalte que a letra da música aborda o tema do preconceito linguístico e traz vários exemplos de variações linguísticas.
  • Entregue uma cópia da letra da música aos alunos.
  • Após ouvir a música, pergunte aos alunos se conseguiram identificar as variações linguísticas presentes na letra.
  • Escreva no quadro os exemplos citados pelos alunos e promova a análise do contexto:
  • A que grupo social pertence “aquela senhora que fala tudo do jeito dela”?
  • Falar um português não-padrão significa falar errado?
  • Por que essas variações não têm o mesmo prestígio social que a norma culta?
  • O que o autor quis dizer com a frase: “acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz?
  • Você tem orgulho da maneira como se expressa?

Materiais complementares: Caso tenha dúvidas em relação às variações encontradas na letra da música, acesse o material complementar aqui.

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Após a análise da música, proponha aos alunos que respondam às questões do slide.
  • Oriente que devem buscar o maior número de argumentos para cada questão.
  • Ressalte que devem considerar pontos importantes como a adequação do contexto e a diversidade cultural brasileira.
  • Em caso de dificuldades, faça perguntas e cite exemplos para que compreendam as questões.
  • Alguns exemplos/sugestões de respostas:
  • Por que eu preciso estudar e aprender a norma-padrão?
  • Para poder me adequar aos contextos em que for exigido o uso da norma culta (concursos, provas, entrevistas);
  • Para ter conhecimento sobre o funcionamento da língua;
  • Para ser capaz de desenvolver uma prática consciente da língua.

b. Por que eu preciso respeitar quem não segue a norma-padrão?

  • Porque qualquer tipo de preconceito e discriminação são prejudiciais;
  • Porque vivemos em um país com uma imensa diversidade cultural;
  • Porque a língua muda, varia e evolui;
  • Porque não existe erro de português, existem diferenças de uso ou alternativas de uso em relação à norma-padrão;
  • Porque nem todas as pessoas têm acesso ao ensino da norma-padrão.

6. Escreva as respostas dos alunos no quadro e lembre-se de fazer um alerta sobre as diferenças entre a língua falada e a língua escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, leia o trecho do texto de Marcos Bagno e sintetize, juntamente com os alunos, os conteúdos estudados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano