Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Google Jamboard.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em 4 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Na aba “materiais e atividades” há quatro textos sobre a origem de quatro combustíveis diferentes. Envie um texto a cada grupo, peça aos estudantes que leiam o do próprio grupo, discutam as compreensões e anotem as conclusões.
Crie um Google Jamboard para cada grupo com a imagem do combustível que estudaram. Oriente-os a utilizarem o Jamboard para criarem um painel que explica a origem desse combustível.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para os grupos apresentarem os painéis. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo e utilizar o Google Jamboard.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE7_05M&E03
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes