14514
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A origem dos combustíveis

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre a origem dos diversos combustíveis

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca levar o aluno a identificar a origem dos combustíveis. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse os links: https://bit.ly/2MOUpZL, https://bit.ly/2xtjO6l e https://bit.ly/1hjoGhO.

Materiais necessários para a aula:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zk53t5T23DWuNzhyJKTpW6dN8f9eCgE2jyb49Wfaf6qZZch2G646JMw3tJTr/cie7-05me03-c2a0mao-na-massa--texto-para-impressao.pdf

Observação: Imprima com antecedência as imagens (uma para cada texto) e os textos. Faça números de 1 a 6. Os números podem ser feitos com canetinha hidrocor em folha de sulfite e deverão ser recortados em quadradinhos, para entregar aos alunos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide e leia para os alunos. Comente com os alunos que, durante o decorrer da aula, eles irão identificar a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima, disponível no link: https://bit.ly/2zpU10k, cole no quadro e leia para os alunos identificando as bombas de gasolina (G), etanol (E), diesel (D) e gás natural veicular(GNV). Peça aos alunos que observem a imagem e reflitam sobre “Qual o combustível mais usado nos automóveis, motos, caminhões, ônibus...” Questione: Será que existem outras opções de combustíveis? Quais combustíveis são renováveis e quais não são renováveis? Neste momento, não precisa responder as perguntas, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora “Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais?” Peça aos alunos para pensarem de onde vêm os combustíveis que mais usamos no dia a dia.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: O tempo total no Mão na massa é de 30 minutos, sendo 15 minutos para a primeira atividade (slide 5) e 15 minutos para a segunda atividade (slide 6). Peça aos alunos que formem grupos de 4 alunos cada. Entregue um número para cada um dos alunos de cada grupo (números de 1 a 4). Imprima os textos disponíveis no link https://bit.ly/2C4ZXiA e entregue um texto para cada grupo (se for formado mais de quatro grupos, repita os textos, por exemplo, 8 grupos: 2 texto 1, 2 texto 2, 2 texto 3, e 2 texto 4). Peça aos alunos que leiam o texto com atenção, discutam sobre o que lerem e façam anotações das conclusões no caderno. Oriente os alunos que serão formados novos grupos, por isso todos têm que prestar atenção no que leram para que possam compartilhar com o novo grupo que será formado.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Reorganize os alunos formando novos grupos, sendo: grupo 1 – todos os alunos que receberam o número 1; grupo 2 – todos que receberam número 2 e, assim, sucessivamente. Entregue um kit de imagens de combustíveis, disponível no link: https://bit.ly/2DpAS2M para cada grupo. Peça aos alunos que utilizem as imagens, discutam e escrevam sobre o que foi lido anteriormente, especificando a origem de cada combustível, como ele é obtido e diferenciando-os em renováveis e não renováveis, montando em conjunto um painel interativo. Explique aos alunos que eles irão apresentar o painel para a turma e que eles terão um minuto e meio para isso.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide disponível no link https://bit.ly/2zpssEw, cole no quadro e leia o texto para os alunos. Retome a questão disparadora “Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais? Peça aos grupos que apresentem o seu painel, um por vez, explicando a origem de cada combustível e diferenciando-os em renováveis e não renováveis. Estabeleça um tempo de um minuto e meio para cada apresentação. Peça que colem o painel na parede da sala ou no corredor do lado de fora, para que todos possam apreciá-los e conhecer a origem dos combustíveis. Ao final da aula, espera-se que os alunos consigam identificar a origem dos combustíveis que são mais usados nos dias atuais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca levar o aluno a identificar a origem dos combustíveis. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse os links: https://bit.ly/2MOUpZL, https://bit.ly/2xtjO6l e https://bit.ly/1hjoGhO.

Materiais necessários para a aula:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zk53t5T23DWuNzhyJKTpW6dN8f9eCgE2jyb49Wfaf6qZZch2G646JMw3tJTr/cie7-05me03-c2a0mao-na-massa--texto-para-impressao.pdf

Observação: Imprima com antecedência as imagens (uma para cada texto) e os textos. Faça números de 1 a 6. Os números podem ser feitos com canetinha hidrocor em folha de sulfite e deverão ser recortados em quadradinhos, para entregar aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide e leia para os alunos. Comente com os alunos que, durante o decorrer da aula, eles irão identificar a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima, disponível no link: https://bit.ly/2zpU10k, cole no quadro e leia para os alunos identificando as bombas de gasolina (G), etanol (E), diesel (D) e gás natural veicular(GNV). Peça aos alunos que observem a imagem e reflitam sobre “Qual o combustível mais usado nos automóveis, motos, caminhões, ônibus...” Questione: Será que existem outras opções de combustíveis? Quais combustíveis são renováveis e quais não são renováveis? Neste momento, não precisa responder as perguntas, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora “Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais?” Peça aos alunos para pensarem de onde vêm os combustíveis que mais usamos no dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: O tempo total no Mão na massa é de 30 minutos, sendo 15 minutos para a primeira atividade (slide 5) e 15 minutos para a segunda atividade (slide 6). Peça aos alunos que formem grupos de 4 alunos cada. Entregue um número para cada um dos alunos de cada grupo (números de 1 a 4). Imprima os textos disponíveis no link https://bit.ly/2C4ZXiA e entregue um texto para cada grupo (se for formado mais de quatro grupos, repita os textos, por exemplo, 8 grupos: 2 texto 1, 2 texto 2, 2 texto 3, e 2 texto 4). Peça aos alunos que leiam o texto com atenção, discutam sobre o que lerem e façam anotações das conclusões no caderno. Oriente os alunos que serão formados novos grupos, por isso todos têm que prestar atenção no que leram para que possam compartilhar com o novo grupo que será formado.

Slide Plano Aula

Orientações: Reorganize os alunos formando novos grupos, sendo: grupo 1 – todos os alunos que receberam o número 1; grupo 2 – todos que receberam número 2 e, assim, sucessivamente. Entregue um kit de imagens de combustíveis, disponível no link: https://bit.ly/2DpAS2M para cada grupo. Peça aos alunos que utilizem as imagens, discutam e escrevam sobre o que foi lido anteriormente, especificando a origem de cada combustível, como ele é obtido e diferenciando-os em renováveis e não renováveis, montando em conjunto um painel interativo. Explique aos alunos que eles irão apresentar o painel para a turma e que eles terão um minuto e meio para isso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou imprima o slide disponível no link https://bit.ly/2zpssEw, cole no quadro e leia o texto para os alunos. Retome a questão disparadora “Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais? Peça aos grupos que apresentem o seu painel, um por vez, explicando a origem de cada combustível e diferenciando-os em renováveis e não renováveis. Estabeleça um tempo de um minuto e meio para cada apresentação. Peça que colem o painel na parede da sala ou no corredor do lado de fora, para que todos possam apreciá-los e conhecer a origem dos combustíveis. Ao final da aula, espera-se que os alunos consigam identificar a origem dos combustíveis que são mais usados nos dias atuais.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano :

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano