9939
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Comparando gráficos e tabelas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ler gráficos de entrada simples, relacionando com informações em tabelas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, organize momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Se seus alunos não conseguirem imprimir a atividade, peça para registrarem apenas a resposta. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.

Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas conforme as sugestões a seguir.

Aquecimento
Encaminhe a imagem do gráfico e as questões sugeridas no Discuta com a Turma do plano de aula, orientando as famílias para que mostrem a figura, leiam cada questão e conversem com as crianças.

Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe às famílias as orientações para que possam conversar com as crianças. Envie as imagens de cada slide, alguma orientação e as questões que servirão para refletirem e compreenderem a relação entre a tabela e o gráfico.

Envie as imagens, via digital ou impressa, da atividade principal e do slide da Discussão das soluções, junto com algumas questões, conforme o documento do plano de aula. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, peça para escreverem as respostas.

Indique ao familiar que as atividades devem ser realizadas após analisarem a tabela e os gráficos que você enviou. Solicite que entregue ao aluno, primeiro, a atividade principal e, depois que o aluno responder, a outra (discussão das soluções). Explique que, se necessário, o adulto poderá ser escriba e anotar o que o aluno ditar como resposta às questões.

Peça para te encaminharem as respostas pelo meio que ficou estabelecido.

Encerramento
Após receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base no slide de Encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_18PES02

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas