14509
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A literatura de cordel e os efeitos de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre literatura de cordel

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: O professor deverá preparar os vídeos e imprimir os textos e atividades sugeridas no plano.

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel que serão tratados nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos , dependendo da região e dos conhecimentos da diversidade, podem apresentar maior ou menor dificuldade com a literatura de cordel, bem como de seu contexto de produção e as temáticas desenvovidas.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1.Professor, faça os seguintes questionamentos aos alunos apenas para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios/provocá-los e relembrá-los sobre o que já foi estudado para a discussão:

  • Quais assuntos estão mais presentes na literatura de cordel?
  • Em quais regiões do país o cordel tem maior circulação?

2. Após, apresente aos alunos que nesta aula vamos estudar sobre os aspectos que estruturam e estabelecem os sentidos dos textos de cordel (linguagem, meios de circulação, temas abordados).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o poema de cordel “Literatura de Cordel”, do cordelista Francisco Diniz (disponível nos materiais complementares).
  • Apresente o vídeo aos alunos e peça para que acompanhem com a letra. Vídeo disponível em: www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8
  • Converse com os alunos sobre a letra de Francisco Diniz, enfatizando as características do cordel descritas na letra (circulação dos textos em folhetos que são vendidos por preços singelos, a xilogravura que ilustra os cordéis, os temas que são retratados nos cordéis etc.)
  • Acesse o site http://acorda.net.br/estrutura-do-cordelprojetoacorda/ e aprofunde os conhecimentos sobre a literatura de cordel. Discuta com os alunos as características do gênero.

Materiais complementares: Para acessar o texto , clique aqui

Sugestão para pesquisa de cordéis (clássicos e atuais): Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: www.ablc.com.br

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Apresente o vídeo sobre a vida e obra de Leandro Gomes de Barros, considerado o primeiro cordelista brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ukzY-qG5p2g
  • Apresente aos alunos o cordel “A Seca do Ceará”, obra de Leandro Gomes de Barros, que enfoca as dificuldades do sertanejo com a seca no sertão do Ceará. O cordel está disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/
  • Enfatize aos alunos que o sofrimento do sertanejo com a seca é um dos temas marcantes da Literatura de Cordel.
  • Com a leitura compartilhada, o professor deverá em cada estrofe chamar os alunos para a discussão das questões levantadas pelo autor.
  • Veja em materiais complementare, uma sugestão de roteiro para discussão com os alunos para impressão que consta nas orientações do próximo slide.

Materiais complementares: Para acessar a sugestão do roteiro de discussão, clique aqui.

BARROS, Leandro Gomes de. A seca do Ceará. Disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/ Acesso em 06 de dezembro de 2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organizados em uma roda de conversa, solicite professor, que os alunos socializem as reflexões feitas acerca da temática retratada no cordel.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: O professor deverá preparar os vídeos e imprimir os textos e atividades sugeridas no plano.

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel que serão tratados nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos , dependendo da região e dos conhecimentos da diversidade, podem apresentar maior ou menor dificuldade com a literatura de cordel, bem como de seu contexto de produção e as temáticas desenvovidas.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1.Professor, faça os seguintes questionamentos aos alunos apenas para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios/provocá-los e relembrá-los sobre o que já foi estudado para a discussão:

  • Quais assuntos estão mais presentes na literatura de cordel?
  • Em quais regiões do país o cordel tem maior circulação?

2. Após, apresente aos alunos que nesta aula vamos estudar sobre os aspectos que estruturam e estabelecem os sentidos dos textos de cordel (linguagem, meios de circulação, temas abordados).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o poema de cordel “Literatura de Cordel”, do cordelista Francisco Diniz (disponível nos materiais complementares).
  • Apresente o vídeo aos alunos e peça para que acompanhem com a letra. Vídeo disponível em: www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8
  • Converse com os alunos sobre a letra de Francisco Diniz, enfatizando as características do cordel descritas na letra (circulação dos textos em folhetos que são vendidos por preços singelos, a xilogravura que ilustra os cordéis, os temas que são retratados nos cordéis etc.)
  • Acesse o site http://acorda.net.br/estrutura-do-cordelprojetoacorda/ e aprofunde os conhecimentos sobre a literatura de cordel. Discuta com os alunos as características do gênero.

Materiais complementares: Para acessar o texto , clique aqui

Sugestão para pesquisa de cordéis (clássicos e atuais): Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: www.ablc.com.br

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Apresente o vídeo sobre a vida e obra de Leandro Gomes de Barros, considerado o primeiro cordelista brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ukzY-qG5p2g
  • Apresente aos alunos o cordel “A Seca do Ceará”, obra de Leandro Gomes de Barros, que enfoca as dificuldades do sertanejo com a seca no sertão do Ceará. O cordel está disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/
  • Enfatize aos alunos que o sofrimento do sertanejo com a seca é um dos temas marcantes da Literatura de Cordel.
  • Com a leitura compartilhada, o professor deverá em cada estrofe chamar os alunos para a discussão das questões levantadas pelo autor.
  • Veja em materiais complementare, uma sugestão de roteiro para discussão com os alunos para impressão que consta nas orientações do próximo slide.

Materiais complementares: Para acessar a sugestão do roteiro de discussão, clique aqui.

BARROS, Leandro Gomes de. A seca do Ceará. Disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/ Acesso em 06 de dezembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organizados em uma roda de conversa, solicite professor, que os alunos socializem as reflexões feitas acerca da temática retratada no cordel.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP49 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano