Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: O professor deverá preparar os vídeos e imprimir os textos e atividades sugeridas no plano.
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel que serão tratados nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos , dependendo da região e dos conhecimentos da diversidade, podem apresentar maior ou menor dificuldade com a literatura de cordel, bem como de seu contexto de produção e as temáticas desenvovidas.
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1.Professor, faça os seguintes questionamentos aos alunos apenas para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios/provocá-los e relembrá-los sobre o que já foi estudado para a discussão:
- Quais assuntos estão mais presentes na literatura de cordel?
- Em quais regiões do país o cordel tem maior circulação?
2. Após, apresente aos alunos que nesta aula vamos estudar sobre os aspectos que estruturam e estabelecem os sentidos dos textos de cordel (linguagem, meios de circulação, temas abordados).
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o poema de cordel “Literatura de Cordel”, do cordelista Francisco Diniz (disponível nos materiais complementares).
- Apresente o vídeo aos alunos e peça para que acompanhem com a letra. Vídeo disponível em: www.youtube.com/watch?v=bQt1dxETW-8
- Converse com os alunos sobre a letra de Francisco Diniz, enfatizando as características do cordel descritas na letra (circulação dos textos em folhetos que são vendidos por preços singelos, a xilogravura que ilustra os cordéis, os temas que são retratados nos cordéis etc.)
- Acesse o site http://acorda.net.br/estrutura-do-cordelprojetoacorda/ e aprofunde os conhecimentos sobre a literatura de cordel. Discuta com os alunos as características do gênero.
Materiais complementares: Para acessar o texto , clique aqui
Sugestão para pesquisa de cordéis (clássicos e atuais): Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: www.ablc.com.br
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Apresente o vídeo sobre a vida e obra de Leandro Gomes de Barros, considerado o primeiro cordelista brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ukzY-qG5p2g
- Apresente aos alunos o cordel “A Seca do Ceará”, obra de Leandro Gomes de Barros, que enfoca as dificuldades do sertanejo com a seca no sertão do Ceará. O cordel está disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/
- Enfatize aos alunos que o sofrimento do sertanejo com a seca é um dos temas marcantes da Literatura de Cordel.
- Com a leitura compartilhada, o professor deverá em cada estrofe chamar os alunos para a discussão das questões levantadas pelo autor.
- Veja em materiais complementare, uma sugestão de roteiro para discussão com os alunos para impressão que consta nas orientações do próximo slide.
Materiais complementares: Para acessar a sugestão do roteiro de discussão, clique aqui.
BARROS, Leandro Gomes de. A seca do Ceará. Disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/ Acesso em 06 de dezembro de 2018
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organizados em uma roda de conversa, solicite professor, que os alunos socializem as reflexões feitas acerca da temática retratada no cordel.