Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.
Materiais necessários: Anúncios publicitários, lápis.
Dificuldades antecipadas: Compreender as inadequações e as adequações da concordância verbal nos anúncios.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed.. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Informe aos alunos que estudarão a concordância verbal-padrão da língua portuguesa.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações:
- Divida a sala em grupos e cole cartazes nas paredes.
- Solicite aos grupos que andem pela sala e vejam se existe alguma inadequação nos cartazes.
- Peça que os alunos anotem quais seriam as inadequações de cada cartaz em relação à concordância entre o sujeito e o verbo.
.
Materiais complementares: Cartazes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Entregue um cartaz para cada grupo.
- Peça que responda às seguintes questões:
- Sublinhe o verbo.
- O verbo concorda com qual pronome pessoal?
- Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?
3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz as inadequações anotadas e as respostas das questões.
Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.
Link para as respostas aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue um cartaz para cada grupo.
- Peça que responda às seguintes questões:
- Sublinhe o verbo.
- O verbo concorda com qual pronome pessoal?
- Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?
3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.
Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.
Link para as respostas aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue um cartaz para cada grupo.
- Peça que responda às seguintes questões:
- Sublinhe o verbo.
- O verbo concorda com qual pronome pessoal?
- Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?
3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.
Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.
Link para as respostas aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue um cartaz para cada grupo.
- Peça que responda às seguintes questões:
- Sublinhe o verbo.
- O verbo concorda com qual pronome pessoal?
- Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?
3. Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas das questões.
Materiais complementares: Cartazes, lápis e caneta.
Link para as respostas aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Solicite aos alunos que escrevam no caderno a resposta ao seguinte questionamento:
- Com qual elemento vocês acham que o verbo deve concordar?
- Destaque a regra da concordância verbal em cada cartaz e discuta com os alunos a regra geral.