Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: Mapa mental (tutorial disponível aqui); Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que estudarão a concordância verbal-padrão da língua portuguesa.
Introdução
Compartilhe com a turma alguns cartazes com equívocos quanto à concordância verbal (você pode criá-los na plataforma de designer Canva – veja em Recursos Opcionais). Solicite aos alunos que vejam se existe alguma inadequação nos cartazes. Peça que anotem quais seriam as inadequações de cada cartaz em relação à concordância entre o sujeito e o verbo, e que, espontaneamente, revelem ao grupo o que perceberam.
Desenvolvimento
Solicite que os alunos façam grupos de 4 integrantes (para isso, deverão encontrar-se por chamadas de vídeo, áudio ou trocar mensagens pelo WhatsApp). Encaminhe um cartaz para cada grupo (veja no plano original) e peça que respondam às seguintes questões:
Sublinhe o verbo. O verbo concorda com qual pronome pessoal? Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?
Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas às questões. Materiais complementares: cartazes, lápis e caneta. As respostas estão disponíveis aqui.
Fechamento
Solicite aos alunos que escrevam no caderno a resposta ao seguinte questionamento: com qual elemento vocês acham que o verbo deve concordar? Destaque a regra da concordância verbal em cada cartaz e compartilhe com a turma. Solicite que criem um mapa conceitual sobre o que aprenderam.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a analisar os cartazes e tentar identificar possíveis equívocos junto com os alunos. Os alunos também poderão criar uma brincadeira de pesquisa na internet por equívocos quanto à concordância verbal, e juntos – família e aluno – podem analisar caso a caso, questionando-se e refletindo sobre esta questão em seus cotidianos.
Sugestão Enviada Por: Michele Batista
Código: LPO8_03ATS01
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes