14508
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo a concordância verbal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Descobrindo a concordância verbal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: Mapa mental (tutorial disponível aqui); Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que estudarão a concordância verbal-padrão da língua portuguesa. 

Introdução
Compartilhe com a turma alguns cartazes com equívocos quanto à concordância verbal (você pode criá-los na plataforma de designer Canva  veja em Recursos Opcionais). Solicite aos alunos que vejam se existe alguma inadequação nos cartazes. Peça que anotem quais seriam as inadequações de cada cartaz em relação à concordância entre o sujeito e o verbo, e que, espontaneamente, revelem ao grupo o que perceberam.

Desenvolvimento
Solicite que os alunos façam grupos de 4 integrantes (para isso, deverão encontrar-se por chamadas de vídeo, áudio ou trocar mensagens pelo WhatsApp). Encaminhe um cartaz para cada grupo (veja no plano original) e peça que respondam às seguintes questões:
Sublinhe o verbo. O verbo concorda com qual pronome pessoal? Quem é o sujeito do cartaz? Ele está no singular ou no plural?
Solicite que cada grupo apresente as suas reflexões acerca do cartaz, as inadequações anotadas e as respostas às questões. Materiais complementares: cartazes, lápis e caneta. As respostas estão disponíveis aqui.

Fechamento
Solicite aos alunos que escrevam no caderno a resposta ao seguinte questionamento: com qual elemento vocês acham que o verbo deve concordar? Destaque a regra da concordância verbal em cada cartaz e compartilhe com a turma. Solicite que criem um mapa conceitual sobre o que aprenderam.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a analisar os cartazes e tentar identificar possíveis equívocos junto com os alunos. Os alunos também poderão criar uma brincadeira de pesquisa na internet por equívocos quanto à concordância verbal, e juntos  família e aluno  podem analisar caso a caso, questionando-se e refletindo sobre esta questão em seus cotidianos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_03ATS01

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas