14503
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aspectos de etapas da exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre aspectos de etapa da leitura oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam aos dois vídeos propostos no Plano para comparar as duas exposições Orais e buscar perceber em quantas e quais etapas elas estão organizadas. Envie a tabela disponível aqui, porém, já coloque os nomes das etapas para que os alunos percebam e anotem em que parte do vídeo elas aparecem. Os nomes das etapas estão disponíveis aqui. Estabeleça um prazo e acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Se possível, peça que os alunos compartilhem suas tabelas usando o Google Doc, em uma pasta do Google Drive criada por você para esta atividade.

Desenvolvimento
Após todas as duplas terem feito a comparação, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas, compartilhados na pasta, para que aprendam com seus pares. Envie um comentário geral sobre os trabalhos, aproveitando as Orientações do Plano e destacando o que achar necessário. Envie um novo áudio com a pergunta do slide de Fechamento do Plano, a ser respondida pelas duplas com base na comparação das etapas feita entre os dois vídeos. Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas às perguntas no mesmo Doc criado anteriormente.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a ajudar na comparação entre os dois vídeos, focando no formato da Exposição Oral e buscando identificar as etapas importantes para o gênero. Aproveite para sugerir que as famílias conversem sobre situações de trabalho ou escola em que os familiares tiveram que fazer exposições orais e como se organizaram para tanto, se ficaram nervosos e como fizeram para encarar a situação. Peça que relatem experiências para enriquecer a aprendizagem do gênero e, caso queiram, compartilhem-nas no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05SQA05

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas