14501
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui); Formulários Google (tutoriais para criar e salvar informações disponíveis aqui e aqui).

Tema
Informe aos alunos, pelo WhatsApp, que eles estudarão a variação linguística, com foco na concordância verbal padrão e não-padrão, nas entrevistas de Maria Teresa, ex-escrava, e de Milton Santos.

Introdução
Compartilhe com a turma as fotos de Maria Teresa, disponível aqui, e Milton Santos. Pergunte se eles sabem quem são essas pessoas e, em seguida, apresente um pouco da biografia delas, marcando em sua fala a importância dessas pessoas para a cultura negra do Brasil. Junto a esse material, anexe suas biografias, disponíveis aqui, e solicite que os alunos as leiam.

Desenvolvimento
Divida a turma em grupos para os alunos discutirem as ideias (por meio de subgrupos no WhatsApp) e encaminhe-lhes as entrevistas de Maria Teresa e Milton Santos. Explique que a entrevista de Maria Teresa foi feita por um grupo de pesquisadores na Agremiação Engenho de Dentro e publicada por Spirito Santo em seu blog; já a entrevista de Milton Santos foi produzida pela revista “Caros Amigos”. Solicite aos grupos que leiam a entrevista e respondam aos questionamentos:
1. a) Quem seria o público-leitor das entrevistas? b) Qual é o propósito comunicativo dessas entrevistas? c) Vocês já leram alguma entrevista? Com quem era a entrevista? O que vocês viram em comum entre a entrevista lida antes e essas entrevistas? Você já assistiu a entrevistas pela TV? O que há em comum entre esse tipo de entrevista e as entrevistas lidas? (Veja possibilidades de respostas no plano original.)
Dê continuidade às atividades com a questão 2:
a) Marque os verbos do primeiro parágrafo da entrevista de Maria Teresa e da primeira resposta de Milton Santos. b) Identifique quem é o sujeito de cada ação verbal dos verbos em negrito no questionário no primeiro parágrafo de Maria Teresa e na primeira resposta de Milton Santos. c) Em qual das entrevistas há o uso da variedade padrão e não padrão da língua? Qual das duas falas tem mais prestígio social? Justifique. d) Na entrevista de Maria Teresa, observamos a presença da variante não culta da Língua Portuguesa. Você acha que por essa variante ser diferente da variante padrão da Língua Portuguesa, a entrevista de Maria Teresa não tem valor como a de Milton Santos? Justifique. e) Há a obrigatoriedade da concordância padrão no gênero entrevista? Justifique. f) Você acredita que a pessoa do entrevistado, a sua história de vida, influencia no uso da concordância da verbal? Justifique. g) Baseada na leitura que fizeram tanto das biografias quanto das entrevistas, quem é Maria Teresa? Quem é Milton Santos? (Veja possibilidades de respostas no plano original.)
Ao fim, socialize as respostas com os grupos (encaminhe-lhes um “gabarito”), explorando a concordância como uma expressão linguística que possibilita compreender a variação. Materiais complementares: cópias das entrevistas e cópia dos questionários, disponíveis aqui.
Observação: essas atividades podem ser encaminhadas aos alunos como um formulário do Google Forms. Você as insere no Forms e encaminha o link aos alunos. Após responderem, você terá acesso ao número de acertos e erros e poderá divulgar para a turma esse resultado, refletindo sobre ele (veja o tutorial em Recursos Opcionais).

Fechamento
Compartilhe com a turma o slide 5 (veja no plano original) e questione: se o verbo “fugir” permanecer invariável, compromete a sua compreensão da oração? Peça que respondam, oralmente, pelo WhatsApp (gravação de áudio). Em seguida, compartilhe também com a turma uma apresentação explicativa em PowerPoint narrado (veja em Recursos Opcionais).

Convite às famílias
Os alunos poderão ser instigados a compartilhar com seus familiares as entrevistas de Maria Teresa, ex-escrava, e de Milton Santos, para que eles os conheçam e percebam a importância dessas figuras para a cultura negra do Brasil.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_02ATS02

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas