Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.
Materiais necessários: Cópia da música “ Couro de boi”, de Palmeira e Biá, a música “ Couro de boi” e quadro.
Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE> Acesso em: 22 out.2018.
Dificuldades antecipadas: Identificar a concordância verbal e saber diferenciar a concordância padrão e não padrão. Além disso, compreender o contexto de uso da concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal na música “Couro de boi” de Palmeira e Biá e que eles devem se atentar a como ocorre a concordância na canção.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Reproduza a música “ Couro de boi” para os alunos por meio do Youtube na voz de Sérgio Reis.
- Pergunte oralmente o que seria o couro de boi:
- Do que trata a música?
- Quais são os instrumentos utilizados na canção?
- Quem são os personagens envolvidos?
- Vocês já ouviram essa canção? Alguém da sua família escuta esse tipo de música? Quem?
- Vocês gostam desse tipo de música? Justifique.
- Reproduza a música mais uma vez, para os alunos analisarem se as suas respostas condizem com o que é cantado na canção.
Materiais complementares:
Clique aqui para ouvir a canção.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 21 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que eles formem grupos de quatro a cinco pessoas para que possam discutir as atividades;
- Entregue aos alunos cópias da música “ Couro de boi”, de Palmeira e Biá, e o questionário com as seguintes perguntas:
a) Qual o gênero musical da canção? Onde as pessoas que são citadas na canção vivem? Em que regiões do país, ouvimos as pessoas falarem desta maneira? R: Gênero sertanejo. Costumam viver no campo, trecho da música que justifica: “Leve este couro de boi que eu acabei de curtir”. Interior de São Paulo, interior de Minas Gerais.
b) Marque os verbos da primeira e da última estrofe. R: Conheço, é, diz, trata, trata, sentindo, poder, trabalhar,foi morar, era, deu, implicar,manda, quiser, eu, vá, foi, falar,disse, vou, me, casar,vai, ficar, vai, morar,pode, ser, aconteça, se combinar, vou, dar, levar.
c) Identifique quem é o sujeito de cada ação verbal na primeira e na última estrofe dos verbos em negrito. R: Eu (conheço); um pai ( trata); dez filhos (trata), o velho ( foi morar); o rapaz ( era casado); a mulher (deu). O senhor (vai), nós (se combinar).
d) Você acha que é comum o uso da concordância não-padrão pelas pessoas? Se sim, dê exemplos de frases do seu dia a dia. R: Resposta pessoal. Caso os alunos não relembre de nenhuma frase, algumas dicas: “ Os livros tá em cima da mesa”; “ Meus pais chegô cedo” ; “ Elas veio para a escola”
e) Você acha que a ligação entre o sujeito e o verbo está adequada à linguagem apresentada na música sertaneja? Justifique. R: Espera-se que os alunos respondam que sim, pois a canção apresenta a variante caipira, uma expressão linguística de determinadas áreas do país, que faz a concordância não-padrão.
f) Como é a concordância verbal que usamos no dia dia? Difere muito da variante da canção? Não. Muitas vezes, fazemos a mesma concordância que a da variante da canção.
Materiais complementares: Cópias da música, cópia dos questionários.
Para acessar a letra da música, clique aqui.
Para acessar o questionário, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Levando em consideração o trecho da música, mostre o slide 6, e questione:
- Quem é o sujeito e o verbo de cada oração?
R: Dez filhos- Sujeito; Verbo- tratam;
R: Dez filhos- Sujeito; Verbo- trata;
- Qual dessas orações é a variante padrão e a variante caipira? Qual a diferença entre elas?
Variante padrão: Dez filhos não tratam um pai.
Variante caipira: Dez filhos não trata um pai.
Na primeira, há a concordância em número com o verbo e na segunda, não há a concordância em número do verbo.
- Qual seria a forma da variante padrão do português, seria aquela que está nas regras gramaticais? Como você descreveria a regra da gramática normativa quanto à concordância? E em relação às variantes que não são padrão, como você descreveria a concordância?
Sim. Que o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Descreveria que o sujeito se relaciona com o verbo, mas não há a obrigatoriedade do verbo concordar em número com o sujeito.
Materiais complementares: Quadro e as cópias da música.
Fechamento
Orientações:
- Levando em consideração o trecho da música, mostre o slide 6, e questione:
- Quem é o sujeito e o verbo de cada oração?
R: Dez filhos- Sujeito; Verbo- tratam;
R: Dez filhos- Sujeito; Verbo- trata;
- Qual dessas orações é a variante padrão e a variante caipira? Qual a diferença entre elas?
Variante padrão: Dez filhos não tratam um pai.
Variante caipira: Dez filhos não trata um pai.
Na primeira, há a concordância em número com o verbo e na segunda, não há a concordância em número do verbo.
- Qual seria a forma da variante padrão do português, seria aquela que está nas regras gramaticais? Como você descreveria a regra da gramática normativa quanto à concordância? E em relação às variantes que não são padrão, como você descreveria a concordância?
Sim. Que o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Descreveria que o sujeito se relaciona com o verbo, mas não há a obrigatoriedade do verbo concordar em número com o sujeito.
Materiais complementares: Quadro e as cópias da música.