Atividade para impressão - Trecho do conto
Plano de Aula
Plano de aula: Os efeitos de sentido provenientes do uso de advérbios no gênero conto de terror e suspense
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será o emprego dos advérbios como marcadores do modo como as ações acontecem no gênero conto de terror e suspense. Para isso, as atividades desenvolvidas partirão da materialidade linguística do texto, buscando identificar como os advérbios e as expressões temporais são utilizados com diferentes propósitos: demarcar a sequência temporal das ações, intensificá-las, localizá-las etc. E como, no gênero conto de terror e suspense, podem ser utilizados a fim de criar uma expectativa no leitor em relação aos acontecimentos narrados. Leia o conto “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz previamente. Dê atenção particular ao trecho que será utilizado neste aula. Identifique, neste trecho, os advérbios e expressões adverbiais.
Materiais necessários: Fotocópias do conto: “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz.
Informações sobre o gênero:
FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
PERALTA, C., GIOVANE, F. O gênero conto de terror na sala de aula.
Disponível em: <http://www2.bage.ifsul.edu.br/encif2015/pdf/20150929213140000000.pdf>. Acesso em: 13 set. 2018.
Dificuldades antecipadas: Classificação dos advérbios e a relação entre a escolha dos mesmos e a finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Ana Cecília Nascimento. A compreensão dos mecanismos enunciativos na leitura do conto de terror “O gato preto”. Revista Fórum Identidades, v.21, mai-ago 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/viewFile/5888/4895>. Acesso em: 14 set. 2018.
DEFENDI, Cristina Lopomo; RAUBER, André Luiz. A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP), 1, Uberlândia-MG, 2011. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_1_artigo_014.pdf>. Acesso em: 13 set. de 2018.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Inter-ação pela Linguagem. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 min
Orientações:
- Fale para os alunos que nesta aula eles observarão e analisarão, por meio de um trecho de um conto de suspense e terror, o emprego dos advérbios.
- Explique que o tempo dos acontecimentos na narrativa são marcados pelo uso dos verbos, geralmente verbos no pretérito, mas que existem outros recursos na língua que contribuem com esse objetivo.
- Pergunte se eles lembram o que são advérbios e qual a função deles em um texto. Peça para que deem exemplos. Caso eles não lembrem, cite alguns exemplos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique para os alunos que eles vão ler um trecho do conto “Sete ossos e uma maldição” da autora Rosa Amanda Strausz.
- Fale brevemente sobre a autora: é uma escritora carioca que já ganhou o Prêmio Jabuti - o mais tradicional prêmio literário no Brasil. Fale também que ela é autora de um livro que reúne 11 contos de terror, e que o conto que eles lerão um trecho nesta aula é o que dá título ao livro.
- Distribua fotocópias do trecho do conto “Sete ossos e uma maldição”.
- Peça que os alunos leiam silenciosamente o trecho do conto. Depois faça a leitura em voz alta.
- Pergunte se, a partir da leitura deste trecho, eles concordam que trata-se de uma história pertencente ao gênero conto de terror e suspense. Peça que justifiquem suas respostas apontando indícios que comprovem suas opiniões. (Por exemplo “foi acordada por uma gargalhada estridente”; “ao acordar, encontrou Dinda, uma boneca com ar de tia velhinha e boa, com um corte profundo na garganta”).
- Proponha, agora, uma reflexão sobre a sequência e duração das ações narradas nesse trecho do conto. Para tanto, estimule-os com a pergunta: Os acontecimentos narrados no conto ocorrem em um intervalo de quanto tempo?
- Peça que os alunos justifiquem suas respostas com exemplos constantes no trecho, os quais eles devem sublinhar.
Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Sete ossos e uma maldição”. Para acessar esse material, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projeto o trecho com os advérbios e expressões adverbiais destacados. Caso não disponha deste recurso, escreva as palavras destacadas no quadro.
- Fale para eles que as palavras em destaque são utilizadas para marcar a articulação entre as partes de uma história e constituir o enredo
e a sequenciação das ações no texto. Explique que uma narrativa, além de apresentar narrador, personagens e as ações que eles fazem (verbos de ação), é organizada utilizando, para tanto, outros recursos linguísticos, que vão detalhar, caracterizar, contextualizar os acontecimentos narrados. Esses elementos ajudam o autor a conferir ao seu texto determinado efeito de sentido, além de garantir a coesão, ou seja, as relações entre as partes do texto. - Explique que, no trecho analisado, o autor fez uso de advérbios e expressões adverbiais de tempo, para dar a noção ao leitor do desenrolar dos acontecimentos durante a narrativa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Projete a tabela. Caso você não disponha desse recurso, escreva-a no quadro.
- Explique a função dos advérbios e das expressões adverbiais. Dê exemplos de outros advérbios, com outras funções, como demonstrado na tabela.
- Mostre que na tabela constam alguns advérbios e expressões que, quando utilizados no gênero conto de terror e suspense, contribuem para provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
- Peça que eles deem mais exemplos de advérbios que poderiam ser utilizados nesse sentido.
- Divida os alunos em grupos e instrua-os a retornarem ao trecho do conto e identificarem e classificarem outros advérbios. (linha 2, “sobressaltada” - modo; linha 3, “talvez” - dúvida; linha 5 “ao lado de” - lugar; linha 9 “muito” - intensidade).
- Chame a atenção dos alunos para o fato de que, além da classe gramatical dos advérbios, outras classes de palavras, como o adjetivo “sobressaltada”, podem ser utilizadas com a função de advérbio.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos, ainda em grupos, escrevam cinco frases utilizando em cada uma delas ao menos um advérbio (tempo, lugar, modo, intensidade e dúvida).
- Alerte-os para o fato de que as frases devem ser escritas como se um narrador (em 1ª ou 3ª pessoa) estivesse contando algum fato com intenção de provocar no seu interlocutor sensações de pavor e/ou medo.
- Instigue-os, retomando exemplos constantes na tabela, a utilizarem advérbios com essa finalidade. Peça para que sejam criativos e busquem ir além dos exemplos dados.
- Solicite que cada grupo leia suas frases em voz alta (interessante solicitar que cada integrante do grupo leia uma frase, para que todos participem). A cada exposição dos grupos, escreva os advérbios utilizados no quadro e questione os demais alunos sobre as frases, se elas atingiram o objetivo de provocar sensações de medo.
Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Sete ossos e uma maldição”. Para acessar esse material, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessário: organização de grupos no WhatsApp ou outra plataforma de mensagens, vídeos e áudio.
Tema
Instigue os alunos a começar a aprender um objeto de ensino de forma diferente. Convide-os a participar de uma sala de aula invertida. Para isso, peça que pesquisem, como puderem (em livros, em cadernos anteriores, na internet, perguntando aos familiares etc.), sobre o que são advérbios. Desafie-os a compartilhar suas descobertas com os colegas via WhatsApp. Peça que deem exemplos de advérbios.
Introdução
Encaminhe aos alunos, via WhatsApp, um trecho do conto “Sete ossos e uma maldição”, da autora Rosa Amanda Strausz (veja o trecho no plano original). Encaminhe junto uma fala breve sobre a autora: uma escritora carioca que já ganhou o Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário no Brasil. Explique também que ela é autora de um livro que reúne 11 contos de terror, e que o conto cujo trecho será lido por eles é o que dá título ao livro: “Sete ossos e uma maldição”. Peça aos alunos que leiam o trecho do conto silenciosamente e, em seguida, em voz alta. Pergunte se, a partir da leitura desse trecho, eles concordam que se trata de uma história pertencente ao gênero conto de terror e suspense. Peça que registrem e justifiquem suas respostas no caderno de aula, apontando indícios que comprovem suas opiniões. Por exemplo: “foi acordada por uma gargalhada estridente”; “ao acordar, encontrou Dinda, uma boneca com ar de tia velhinha e boa, com um corte profundo na garganta”. Proponha uma reflexão sobre a sequência e duração das ações narradas nesse trecho do conto. Para tanto, estimule-os com a pergunta: os acontecimentos narrados no conto ocorrem em um intervalo de quanto tempo? Peça que os alunos justifiquem suas respostas com exemplos constantes no trecho, os quais eles devem sublinhar. Sugira que encaminhem suas respostas via WhatsApp, por meio de fotos da atividade no caderno.
Desenvolvimento
Reencaminhe, via WhatsApp, o mesmo trecho da Introdução da aula, agora com as expressões adverbiais destacadas. Fale para eles que as palavras em destaque são utilizadas para marcar a articulação entre as partes de uma história e constituir o enredo e a sequenciação das ações no texto. Explique que uma narrativa, além de apresentar narrador, personagens e as ações que eles fazem (verbos de ação), é organizada utilizando-se, para tanto, outros recursos linguísticos, que detalham e caracterizam, contextualizam os acontecimentos narrados. Esses elementos ajudam o autor a conferir ao seu texto determinado efeito de sentido e garantir a coesão, ou seja, as relações entre as partes do texto. Explique que, no trecho analisado, o autor fez uso de advérbios e expressões adverbiais de tempo para dar a noção ao leitor do desenrolar dos acontecimentos durante a narrativa. Junto ao trecho, apresente uma tabela sobre advérbios e seus valores semânticos. Veja um exemplo de tabela no plano original. Explique a função dos advérbios e das expressões adverbiais. Dê exemplos de outros advérbios, com outras funções. Mostre que na tabela constam alguns advérbios e expressões que, quando utilizados no gênero conto de terror e suspense, contribuem para provocar no leitor sensações relacionadas ao medo. Peça que eles deem mais exemplos de advérbios que poderiam ser utilizados nesse sentido. Em outro momento, divida os alunos em grupos e instrua-os a retornar ao trecho do conto, identificar e classificar outros advérbios (linha 2, “sobressaltada” – modo; linha 3, “talvez” – dúvida; linha 5, “ao lado de” – lugar; linha 9, “muito” – intensidade). Chame a atenção dos alunos para o fato de que, além da classe gramatical dos advérbios, outras classes de palavras, como o adjetivo “sobressaltada”, podem ser utilizadas com a função de advérbio. Proponha esse momento em grupos, com o auxílio do WhatsApp, por meio de chamadas de vídeo ou até mesmo através de troca de mensagens, caso queira trabalhar com grupos maiores. Os alunos poderão montar subgrupos para realizar essa atividade.
Fechamento
Peça que os alunos, ainda em grupos, escrevam cinco frases, utilizando em cada uma delas ao menos um advérbio (de tempo, lugar, modo, intensidade e dúvida). Alerte-os para o fato de que as frases devem ser escritas como se um narrador (em 1ª ou 3ª pessoa) estivesse contando algum fato com a intenção de provocar no seu interlocutor sensações de pavor e/ou medo. Peça que sejam criativos e busquem ir além dos exemplos dados. Solicite que cada grupo poste suas frases no grupo do WhatsApp. A cada exposição dos grupos, retome os advérbios utilizados e questione os demais alunos sobre as frases, se elas atingiram o objetivo de provocar sensações de medo.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os familiares sejam parceiros nas construções das frases amedrontadoras com o uso de advérbios. Deste modo, a atividade fica mais prazerosa.