14498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos verbos na construção da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Emprego dos verbos na construção da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego dos verbos na construção da sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense. É importante que esse estudo parta da materialidade linguística do texto, buscando identificar como os verbos são utilizados e contribuem para a finalidade comunicativa do gênero: criar uma expectativa no leitor em relação aos acontecimentos narrados. Leia o conto “Chapéu de guizos chinês” da autora Rosa Amanda Strausz e identifique previamente os tempos verbais mais presentes nesse conto.

Materiais necessários: Fotocópias do conto: “Chapéu de guizos chinês” da autora Rosa Amanda Strausz (disponível aqui).

Informações sobre o gênero:

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

SANTANA, Catiana Santos Correia; SILVA, Isabel Carvalho da. O gênero como estratégia de aprendizagem – “A máscara da morte rubra”. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2147>. Acesso em: 6 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Considerando-se o nível escolar dos alunos, espera-se que eles possuam um conhecimento prévio acerca dos verbos. O desafio será eles relacionarem a escolha do foco verbal, em diferentes momentos da narrativa, à finalidade discursiva do gênero.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Elisângela. Análise dos verbos no pretérito. 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2558/analise-dos-verbos-no-preterito> Acesso em 06 de set. de 2018.

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

VARGAS, Maria Valíria Aderson de Mello. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/62347>. Acesso em: 6 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Escreva no quadro, ou projete utilizando o aparelho de audiovisual, a pergunta “Você é capaz de contar uma história sem usar verbos?”.

  • Desafie os alunos a tentarem contar algo que aconteceu com eles sem utilizar verbos em suas falas.
  • Leve-os a perceber, após esse exercício, que para narrar um fato, de maneira oral ou escrita, sempre utilizamos verbos.
  • Explique que quando contamos algo, empregamos, mais frequentemente, verbos no pretérito. Porém, isso não significa que outros tempos verbais não possam ser utilizados para criar diferentes efeitos de sentido.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem. Caso não possua este recurso, descreva a imagem.
  • Pergunte aos alunos se eles já viram, ou conhecem, o chapéu de guizos chinês. Explique que os guizos são os objetos que estão pendurados na aba do chapéu. Utilizando a definição constante no dicionário, fale que o guizo é uma “Pequena esfera oca de metal que ressoa quando se agita com as bolinhas que contém”. (Disponível em: <https://www.dicio.com.br/guizo/>. Acesso em: 6 set. 2018).
  • Fale que nesta aula eles estudarão o emprego dos verbos em um conto cujo título é “Chapéu de guizos chinês”.
  • Apresente a autora do conto: Rosa Amanda Strausz. Fale que é uma escritora carioca que já ganhou o Prêmio Jabuti - o mais tradicional prêmio literário no Brasil. Fale também que ela é autora de um livro que reúne 11 contos de terror, entre eles o conto “Chapéu de guizos chinês”
  • Pergunte o que eles esperam de um conto com esse título, sabendo que trata-se de um conto de terror e suspense. Questione que assuntos eles acham que poderão ser abordados e de que maneira o texto pode ser assustador.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:
Projete o trecho do conto “O chapéu de guizos chinês”, de Rosa Amanda Strausz Caso não disponha desse recurso, você pode escrevê-lo no quadro.

  • Peça que os alunos leiam silenciosamente o trecho do conto. Observe que os verbos ouvir (linha 1), conseguir (linha 5), ter (linha 6), ouvir (linha 8) e cantar (linha 11) foram propositalmente modificados quanto ao tempo verbal.
  • Pergunte se, a partir da leitura desse trecho, eles concordam que trata-se de uma história pertencente ao gênero conto de terror e suspense. Peça que justifiquem suas respostas.
  • Peça agora para que concentrem sua atenção na construção do texto. Fale para os alunos que trata-se de alguém narrando algo relacionado a si mesmo, ou seja, um narrador personagem e que, por conta disso, os verbos são empregados em 1ª pessoa do singular. Dê exemplos como: aprendi (linha 2) e escutava (linha 7). Lembre-os que não é preciso repetir o sujeito do verbo (no caso “eu”) a cada vez que empregamos o verbo, pois se o fizermos, o texto fica repetitivo e cansativo para o leitor.
  • Questione sobre os verbos empregados. Perceberam algum problema em relação a eles?
  • Instigue os alunos a perceberem as inadequações.
  • Peça para que eles deem sugestões de como essas inadequações poderiam ser corrigidas considerando-se os demais elementos linguísticos que relacionam-se aos verbos. Chame atenção para as relações de sentido entre esses elementos, por exemplo: “desde muito criança” remete a uma ação que aconteceu ou acontecia no passado, portanto não é possível, na linha 1, a utilização do verbo “ouvir” no futuro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete o trecho do conto com os verbos destacados. Caso não possua este recurso, apague os verbos que estavam empregados de forma inadequada e escreva os verbos conforme constam no original.
  • Peça que um aluno leia em voz alta o trecho do conto.
  • Pergunte aos alunos se eles concordam com a forma como os verbos foram empregados na versão agora exposta. Após eles responderem, diga que este é o trecho da versão original do conto.
  • Entregue aos alunos fotocópias do trecho do conto.
  • Peça que eles se organizem em grupos formados por 3 ou 4 integrantes para realizar a atividade seguinte.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Chapéu de guizos chinês”. Para acessar esse material, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Projete as instruções da atividade. Caso não possua este recurso, escreva-as no quadro.
  • Distribua as fotocópias do trecho do conto “Chapéu de guizos chinês”.
  • Destine 5 minutos para que os alunos cumpram as tarefas indicadas.
  • Pergunte quais os tempos verbais os alunos encontraram no trecho.
  • Questione qual/quais foi/foram o/os mais predominante/s.
  • Provoque-os a refletir sobre a utilização desses verbos no trecho lido. Para tanto, faça perguntas como:
  • Por que são utilizados mais verbos no passado (pretérito perfeito e imperfeito)?
  • Essa opção contribui para a criação de um suspense em relação a história narrada?
  • Caso a autora tivesse optado por outros tempos verbais, de que forma essa escolha alteraria o sentido do texto?

7. Após os alunos expressarem suas opiniões, sintetize oralmente algumas informações como: no gênero conto de terror e suspense, a sequência textual predominante é a narrativa - aquela em que se conta algum fato. Por isso, em geral, os verbos mais utilizados estão no pretérito. Isso não impede que outros tempos verbais sejam utilizados, a depender do momento temporal em que o narrador está situado e do efeito que se pretende atribuir à história.

8. Lembre-os, com base nos verbos presentes no trecho, dos tempos verbais:

  • Pretérito perfeito: utilizado quando o fato expresso pelo verbo aconteceu em algum momento anterior ao que a história é contada;
  • Pretérito imperfeito: utilizado quando o fato expresso pelo verbo acontecia com certa frequência em momentos anteriores ao que a história é contada;
  • Presente: utilizado quando o fato expresso pelo verbo acontece atualmente, no momento em que a história é contada.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Chapéu de guizos chinês”. Para acessar esse material, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Fale para alunos que no trecho lido o narrador inicia sua história criando uma expectativa no leitor - característica do gênero conto de terror e suspense. Para tanto, ao contar os fatos, não segue uma ordem cronológica. Por isso, como observado anteriormente, há variedade na utilização dos tempos verbais, em diferentes momentos do trecho.
  • Explique que na atividade que eles farão agora deverão se ater aos sentidos expressos nas sentenças, de acordo com o tempo verbal utilizado.
  • Distribua as fotocópias da atividade para que eles completem conforme as orientações.
  • Após os alunos realizarem a atividade, estabeleça um momento para que eles falem sobre o caminho traçado pela autora na construção da narrativa.
  • Ela começa a contar a história utilizando que tempo verbal?
  • E em seguida?
  • Após os alunos socializarem suas respostas, projete o slide com o esquema do percurso temporal traçado pela autora na narrativa. Caso não disponha desse recurso, você pode escrever no quadro.
  • Peça que os alunos conversem nos grupos. Estimule-os fazendo perguntas como:
  • Se a autora tivesse optado por utilizar um único tempo verbal, por exemplo, o pretérito perfeito, essa escolha modificaria o sentido do texto? Por quê?
  • Poderiam ser utilizados outros tempos verbais nesse trecho? Quais? Como?
  • Você acha que a história que será contada se passará no passado ou no presente? Por quê?

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Chapéu de guizos chinês”. Para acessar esse material, clique aqui

Fotocópias da atividade. Para acessar esse material, clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego dos verbos na construção da sequência narrativa no gênero conto de terror e suspense. É importante que esse estudo parta da materialidade linguística do texto, buscando identificar como os verbos são utilizados e contribuem para a finalidade comunicativa do gênero: criar uma expectativa no leitor em relação aos acontecimentos narrados. Leia o conto “Chapéu de guizos chinês” da autora Rosa Amanda Strausz e identifique previamente os tempos verbais mais presentes nesse conto.

Materiais necessários: Fotocópias do conto: “Chapéu de guizos chinês” da autora Rosa Amanda Strausz (disponível aqui).

Informações sobre o gênero:

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.

SANTANA, Catiana Santos Correia; SILVA, Isabel Carvalho da. O gênero como estratégia de aprendizagem – “A máscara da morte rubra”. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2147>. Acesso em: 6 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Considerando-se o nível escolar dos alunos, espera-se que eles possuam um conhecimento prévio acerca dos verbos. O desafio será eles relacionarem a escolha do foco verbal, em diferentes momentos da narrativa, à finalidade discursiva do gênero.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Elisângela. Análise dos verbos no pretérito. 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2558/analise-dos-verbos-no-preterito> Acesso em 06 de set. de 2018.

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

VARGAS, Maria Valíria Aderson de Mello. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/62347>. Acesso em: 6 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Escreva no quadro, ou projete utilizando o aparelho de audiovisual, a pergunta “Você é capaz de contar uma história sem usar verbos?”.

  • Desafie os alunos a tentarem contar algo que aconteceu com eles sem utilizar verbos em suas falas.
  • Leve-os a perceber, após esse exercício, que para narrar um fato, de maneira oral ou escrita, sempre utilizamos verbos.
  • Explique que quando contamos algo, empregamos, mais frequentemente, verbos no pretérito. Porém, isso não significa que outros tempos verbais não possam ser utilizados para criar diferentes efeitos de sentido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem. Caso não possua este recurso, descreva a imagem.
  • Pergunte aos alunos se eles já viram, ou conhecem, o chapéu de guizos chinês. Explique que os guizos são os objetos que estão pendurados na aba do chapéu. Utilizando a definição constante no dicionário, fale que o guizo é uma “Pequena esfera oca de metal que ressoa quando se agita com as bolinhas que contém”. (Disponível em: <https://www.dicio.com.br/guizo/>. Acesso em: 6 set. 2018).
  • Fale que nesta aula eles estudarão o emprego dos verbos em um conto cujo título é “Chapéu de guizos chinês”.
  • Apresente a autora do conto: Rosa Amanda Strausz. Fale que é uma escritora carioca que já ganhou o Prêmio Jabuti - o mais tradicional prêmio literário no Brasil. Fale também que ela é autora de um livro que reúne 11 contos de terror, entre eles o conto “Chapéu de guizos chinês”
  • Pergunte o que eles esperam de um conto com esse título, sabendo que trata-se de um conto de terror e suspense. Questione que assuntos eles acham que poderão ser abordados e de que maneira o texto pode ser assustador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:
Projete o trecho do conto “O chapéu de guizos chinês”, de Rosa Amanda Strausz Caso não disponha desse recurso, você pode escrevê-lo no quadro.

  • Peça que os alunos leiam silenciosamente o trecho do conto. Observe que os verbos ouvir (linha 1), conseguir (linha 5), ter (linha 6), ouvir (linha 8) e cantar (linha 11) foram propositalmente modificados quanto ao tempo verbal.
  • Pergunte se, a partir da leitura desse trecho, eles concordam que trata-se de uma história pertencente ao gênero conto de terror e suspense. Peça que justifiquem suas respostas.
  • Peça agora para que concentrem sua atenção na construção do texto. Fale para os alunos que trata-se de alguém narrando algo relacionado a si mesmo, ou seja, um narrador personagem e que, por conta disso, os verbos são empregados em 1ª pessoa do singular. Dê exemplos como: aprendi (linha 2) e escutava (linha 7). Lembre-os que não é preciso repetir o sujeito do verbo (no caso “eu”) a cada vez que empregamos o verbo, pois se o fizermos, o texto fica repetitivo e cansativo para o leitor.
  • Questione sobre os verbos empregados. Perceberam algum problema em relação a eles?
  • Instigue os alunos a perceberem as inadequações.
  • Peça para que eles deem sugestões de como essas inadequações poderiam ser corrigidas considerando-se os demais elementos linguísticos que relacionam-se aos verbos. Chame atenção para as relações de sentido entre esses elementos, por exemplo: “desde muito criança” remete a uma ação que aconteceu ou acontecia no passado, portanto não é possível, na linha 1, a utilização do verbo “ouvir” no futuro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Projete o trecho do conto com os verbos destacados. Caso não possua este recurso, apague os verbos que estavam empregados de forma inadequada e escreva os verbos conforme constam no original.
  • Peça que um aluno leia em voz alta o trecho do conto.
  • Pergunte aos alunos se eles concordam com a forma como os verbos foram empregados na versão agora exposta. Após eles responderem, diga que este é o trecho da versão original do conto.
  • Entregue aos alunos fotocópias do trecho do conto.
  • Peça que eles se organizem em grupos formados por 3 ou 4 integrantes para realizar a atividade seguinte.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Chapéu de guizos chinês”. Para acessar esse material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Projete as instruções da atividade. Caso não possua este recurso, escreva-as no quadro.
  • Distribua as fotocópias do trecho do conto “Chapéu de guizos chinês”.
  • Destine 5 minutos para que os alunos cumpram as tarefas indicadas.
  • Pergunte quais os tempos verbais os alunos encontraram no trecho.
  • Questione qual/quais foi/foram o/os mais predominante/s.
  • Provoque-os a refletir sobre a utilização desses verbos no trecho lido. Para tanto, faça perguntas como:
  • Por que são utilizados mais verbos no passado (pretérito perfeito e imperfeito)?
  • Essa opção contribui para a criação de um suspense em relação a história narrada?
  • Caso a autora tivesse optado por outros tempos verbais, de que forma essa escolha alteraria o sentido do texto?

7. Após os alunos expressarem suas opiniões, sintetize oralmente algumas informações como: no gênero conto de terror e suspense, a sequência textual predominante é a narrativa - aquela em que se conta algum fato. Por isso, em geral, os verbos mais utilizados estão no pretérito. Isso não impede que outros tempos verbais sejam utilizados, a depender do momento temporal em que o narrador está situado e do efeito que se pretende atribuir à história.

8. Lembre-os, com base nos verbos presentes no trecho, dos tempos verbais:

  • Pretérito perfeito: utilizado quando o fato expresso pelo verbo aconteceu em algum momento anterior ao que a história é contada;
  • Pretérito imperfeito: utilizado quando o fato expresso pelo verbo acontecia com certa frequência em momentos anteriores ao que a história é contada;
  • Presente: utilizado quando o fato expresso pelo verbo acontece atualmente, no momento em que a história é contada.

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Chapéu de guizos chinês”. Para acessar esse material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Fale para alunos que no trecho lido o narrador inicia sua história criando uma expectativa no leitor - característica do gênero conto de terror e suspense. Para tanto, ao contar os fatos, não segue uma ordem cronológica. Por isso, como observado anteriormente, há variedade na utilização dos tempos verbais, em diferentes momentos do trecho.
  • Explique que na atividade que eles farão agora deverão se ater aos sentidos expressos nas sentenças, de acordo com o tempo verbal utilizado.
  • Distribua as fotocópias da atividade para que eles completem conforme as orientações.
  • Após os alunos realizarem a atividade, estabeleça um momento para que eles falem sobre o caminho traçado pela autora na construção da narrativa.
  • Ela começa a contar a história utilizando que tempo verbal?
  • E em seguida?
  • Após os alunos socializarem suas respostas, projete o slide com o esquema do percurso temporal traçado pela autora na narrativa. Caso não disponha desse recurso, você pode escrever no quadro.
  • Peça que os alunos conversem nos grupos. Estimule-os fazendo perguntas como:
  • Se a autora tivesse optado por utilizar um único tempo verbal, por exemplo, o pretérito perfeito, essa escolha modificaria o sentido do texto? Por quê?
  • Poderiam ser utilizados outros tempos verbais nesse trecho? Quais? Como?
  • Você acha que a história que será contada se passará no passado ou no presente? Por quê?

Materiais complementares: Fotocópias dos trechos do conto “Chapéu de guizos chinês”. Para acessar esse material, clique aqui

Fotocópias da atividade. Para acessar esse material, clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP47 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano