Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos
é levar alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O mistério do cemitério virtual”, de Moacyr Scliar. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à variação de transitividade de acordo com as intenções do locutor e os contextos interlocutivos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2).
Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
- Antes da aula, acesse a crônica de Moacyr Scliar em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2108200005.htm e suprima os dois últimos parágrafos.
- Imprima o texto com os dois últimos parágrafos suprimidos e o apresente para a turma. No lugar dos dois últimos parágrafos, escreva a lista de verbos utilizados pelo autor
Sofreu durante dias a fio. Por fim, ultrajada, tomou uma decisão:
Consultar
Deletar
Mostrar
Surgir
Aparecer
Ser
Estar
Ter
- Solicite a leitura silenciosa do texto a fim de que a os alunos e as alunas possam experienciar individualmente o estranhamento causado pela incompletude da crônica.
- Após a leitura da crônica, instigue a turma a expor suas expectativas quanto ao final do texto a fim de preparar os alunos e as alunas para a tarefa a seguir.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 11 minutos.
Materiais complementares:
Você encontra a versão do texto na íntegra em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2108200005.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2018