Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos
é levar alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O mistério do cemitério virtual”, de Moacyr Scliar. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à variação de transitividade de acordo com as intenções do locutor e os contextos interlocutivos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2).
Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Inicie a aula indagando os alunos e as alunas a respeito das notícias que gostariam de ler no futuro. Estimule a turma a participar livremente, de modo a levantar hipóteses e expressar seus desejos a respeito do futuro.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Apresente à turma a manchete acima. Chame a atenção dos alunos e das alunas para o fato de que a manchete data de 2000, isto é, apresenta uma “novidade” da perspectiva de um passado recente.
- Estimule a turma a comentar a manchete: Que fatos são noticiados? São informações que nos surpreendem ainda hoje? O objetivo destas perguntas, além de iniciar a troca de ideias entre alunos e alunas, é aproximar a turma da crônica que será debatida a seguir.
- Após escutar a turma, informe que a manchete serviu de inspiração ao escritor Moacyr Scliar para a produção de uma crônica intitulada “O mistério do cemitério virtual”. Informe à turma que o texto em questão compõe o volume O imaginário cotidiano, composto de crônicas de Scliar inspiradas em notícias de jornais e revistas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
- Antes da aula, acesse a crônica de Moacyr Scliar em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2108200005.htm e suprima os dois últimos parágrafos.
- Imprima o texto com os dois últimos parágrafos suprimidos e o apresente para a turma. No lugar dos dois últimos parágrafos, escreva a lista de verbos utilizados pelo autor
Sofreu durante dias a fio. Por fim, ultrajada, tomou uma decisão:
Consultar
Deletar
Mostrar
Surgir
Aparecer
Ser
Estar
Ter
- Solicite a leitura silenciosa do texto a fim de que a os alunos e as alunas possam experienciar individualmente o estranhamento causado pela incompletude da crônica.
- Após a leitura da crônica, instigue a turma a expor suas expectativas quanto ao final do texto a fim de preparar os alunos e as alunas para a tarefa a seguir.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 11 minutos.
Materiais complementares:
Você encontra a versão do texto na íntegra em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2108200005.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2018
Desenvolvimento
Orientações:
- Após escutar as expectativas da turma, solicite aos alunos e às alunas que, utilizando os verbos propostos, produzam um final para o texto de Scliar. Para esta tarefa, divida a turma em duplas a fim de aliar a produção textual ao trabalho de revisão. Em seguida, divida as duplas em dois grandes grupos, para os quais serão atribuídas situações comunicativas diferentes. Solicite ao primeiro grupo que produza finais utilizando sequências narrativas. Ao segundo, solicite finais que utilizem sequências conversacionais (compostas apenas de diálogos). Esta divisão tem por objetivo levar a turma a perceber as influências das necessidades comunicativas sobre a transitividade. Independentemente da situação, os finais devem apresentar oito orações, cada uma contendo um dos verbos propostos.
- Sugira que a turma utilize dicionários (virtuais ou impressos) durante a tarefa. O uso de dicionários permitirá à turma verificar as variações de transitividade dos verbos utilizados. Neste momento, é recomendável instruir a turma a respeito das abreviaturas utilizadas pelos dicionários na classificação da transitividade verbal.
- Recomende às duplas que debatam sobre as justificativas para o uso transitivo ou intransitivo dos verbos.
- Solicite a leitura dos textos produzidos pela turma. Caso não seja viável a leitura de todos os textos, leia somente alguns e, em seguida, recolha o material produzido pela turma, de modo a utilizá-lo em futuras tarefas de análise e revisão.
- Durante a leitura, instigue a turma a justificar o uso transitivo ou intransitivo de alguns verbos, para verificar se os alunos se apropriaram da noção de transitividade, sobretudo em relação aos seus aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma o fim original da crônica de Scliar. Observe que os verbos sugeridos anteriormente foram grifados a fim de facilitar a visualização da turma.
- Incentive as duplas a comparar entre si as soluções encontradas. Destaque as variações de transitividade entre os finais propostos. Espera-se que os finais compostos de sequências conversacionais tendam a apresentar mais casos de intransitividade, tendo em vista que, no diálogo, as informações já enunciadas costumam se manter subentendidas, permitindo a omissão de diversos complementos.
- Incentive as duplas a comparar suas propostas à versão original do texto.
- Proponha questões que favoreçam a comparação em torno da transitividade verbal: Por que o verbo intransitivo “aparecer” foi acompanhado pelo modificador “mais”? Alguma frase com verbo transitivo poderia ser reescrita de modo a apresentar verbo intransitivo? O que seria preciso alterar no texto para realizar esta mudança? Que diferença faria, do ponto de vista do sentido do texto, promover uma alteração como esta?
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 7 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Após as respostas às questões anteriores, instigue a turma a pensar a respeito da influência dos contextos comunicativos sobre a transitividade. Para isso, proponha as seguintes questões: Por que há predomínio de verbos transitivos no texto de Scliar? Por que, nos textos produzidos pela turma, os finais narrativos apresentaram menos casos de intransitividade do que os conversacionais? Espera-se que a turma perceba o fato de que as necessidades e os contextos comunicativos incidem diretamente sobre a transitividade.
- Proponha a questão acima, de modo a sintetizar o que foi debatido.