Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação. Antes de iniciar esta aula, é necessário ter estudado antecipadamente a diferença entre verbos nocionais e não nocionais, desta forma, é interessante, professor, que você tenha abordado este conceito previamente ou, como sugestão, solicite uma pesquisa prévia da diferença entre estes verbos.
Materiais necessários: Computador e projetor; quadro; dicionários.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em explicar a diferença de sentido entre os verbos dos títulos das notícias; por isso, a presença de dicionários pode ajudá-los a verificar os sentidos dos verbos utilizados e construir suas respostas. Podem ter ainda dificuldades em organizar as frases sintaticamente e, para isso, devem observar os verbos e a relação com os demais constituintes da frase.
Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.
Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique aos alunos que eles irão observar como a escolha do verbo em títulos de notícia está diretamente ligada àquilo que se quer transmitir, assim como o verbo é responsável pela organização sintática da frase.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que, de modo geral, os títulos de notícia se organizam em frases verbais, devendo representar uma informação-chave da notícia em questão, pois muitas vezes o leitor não lê o texto inteiro, apenas os títulos das notícias que aparecem nas primeiras páginas do jornal impresso ou mesmo na página principal do site em que se encontram.
- Para exemplificar, você professor, poderá acessar o Manual de Redação da Folha de S.Paulo Online, disponível abaixo, e ler o verbete sobre o título, especialmente no que se refere à informação que ele transmite e às características que possui (verbo presente nos títulos).
- Leia as perguntas do slide acima: Se a manchete fosse “Entrada de canteiro de obras sofre bloqueio de mulheres indígenas” haveria mudança de sentido?.
Que diferenças existem entre usar “bloqueiam” e “sofre”? - Peça que os alunos se manifestem e verifique se eles compreenderam que: ao usar “mulheres indígenas bloqueiam” a ação de bloquear recai sobre as mulheres, e o verbo bloquear significa “fazer cerco, obstruir, impedir a passagem”; ao dizer que “Entrada de canteiro sofre bloqueio” temos a força do bloqueio diminuída, e o verbo “sofre”, neste caso, refere-se ao canteiro, que é sujeito da frase, e pela característica do verbo utilizado, é quem “suporta”, “aguenta”, “tolera” sem ter como reagir (além de tratar-se de um sujeito inanimado neste caso).
- Discuta com os alunos como a escolha do verbo a ser utilizado é fundamental para o que se quer transmitir, pois isso, os verbos nocionais são núcleos das orações em que aparecem.
- Se necessário, explique o conceito de verbo nocional, isto é, são aqueles verbos que indicam ações, acontecimentos, processos, fenômenos naturais e desejos. A grande maioria dos verbos em língua portuguesa pertence a este grupo, contrastando com os chamados não nocionais, que são conhecidos como verbos de estado ou ligação.
- Por fim, chame a atenção dos alunos para o fato de que na manchete original, o verbo está no plural (bloqueiam). Isto exige que o sujeito esteja no plural também, o que denota a força do verbo como núcleo da oração, já que os demais constituintes da frase se organizam a partir do verbo e do sentido que ele expressa.
Materiais complementares: Para exemplificar as características de um título de notícia, acesse:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_t.htm. Acesso em: 11/10/2018. (Procure o verbete sobre título.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos o slide acima, informando que eles irão analisar dois títulos de notícias, observando os verbos empregados e o efeito de sentido que essa escolha provoca nas frases.
- Divida-os em trios para que analisem juntos os contextos em que os verbos aparecem e se ajudem, localizando no dicionário o significado de cada verbo para compor suas análises.
- É importante que eles percebam o verbo como núcleo das orações, responsável pela informação principal que se quer transmitir em cada contexto analisado.
- Para isso, eles deverão observar as perguntas norteadoras do slide a fim de explicar a diferença de sentido provocada pela escolha do verbo em cada caso.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia os títulos das notícias e onde foram publicadas.
- Faça também a leitura das Questões norteadoras, e peça que os alunos anotem suas respostas no caderno, consultando o dicionário, se necessário.
- Em relação à questão Qual título de notícia impacta mais para o leitor? Por quê?, observe se os alunos percebem que o verbo “proíbe” é muito mais forte
do que “aprova proibição”, pois a ação de proibir torna ilegal o uso do celular ao passo que “aprova a proibição do celular” tem uma ação atenuante, pois “aprovar” tem um valor positivo em relação a proibir (mesmo que tenha sido aprovada uma proibição). - Na pergunta Que outros verbos poderiam ser utilizados em cada caso?, é interessante fazê-los pensar sobre as possibilidades de sentido que cada verbo carrega e como eles são o núcleo da informação (ainda mais nestes dois títulos em que o sujeito é o mesmo: parlamento francês).
- Por último, pergunte se seria possível alterar a ordem dos constituintes dos títulos, por exemplo: “Celular proíbe Parlamento francês em todo o espaço escolar”. Pergunte por que não seria possível esta alteração, uma vez que “celular” está no singular assim como “Parlamento francês”. (O objetivo é que eles percebam que, além do fator sintático, a questão semântica é importante no sentido das frases, por isso a escolha do verbo é determinante.)
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que os alunos organizem as manchetes, observando os verbos, pois é em torno dos verbos que as demais palavras se organizam.
- Em relação à manchete 2, informe que “Boldrini” é o nome do hospital a fim de facilitar a organização da manchete.
- As duas manchetes referem-se ao mesmo fato.
- As manchetes ficarão assim: 1) Jovem com câncer estuda em hospital e tem bronze em olimpíada de Matemática. 2) Jovem em tratamento no Boldrini ganha medalha em olimpíada de Matemática.
Desenvolvimento
Orientações:
- Verifique com os alunos como eles montaram as manchetes e se conseguiram organizá-las tal qual o texto original.
- Discuta as duas manchetes acima: O fato é o mesmo, mas como cada veículo o noticiou? Que diferenças percebem em relação à primeira e à segunda manchete?
- Deixe que os alunos levantem hipóteses a respeito (duas ou três hipóteses) e peça para que eles atentem para os verbos utilizados.
- Mostre para eles que a primeira manchete é mais informativa, pois já diz qual a doença do jovem e valoriza o estudo dele (ao utilizarem o verbo “estuda” e “tem”, demonstrando que o esforço dele em estudar é que garantiu o bronze na olimpíada de Matemática); Já a segunda, faz referência a um hospital, que o leitor pode não conhecer, e usa o verbo “ganha” que tem menor relação com o esforço do estudo e parece apenas um prêmio, para o qual não houve tanto esforço.
- Sendo assim, além da organização sintática das manchetes, relacionando os termos a cada verbo utilizado, a escolha de cada verbo comunica de forma diferente a mesma informação.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, solicite que os alunos completem o texto com as palavras-chave a fim de sintetizar o que foi discutido na aula.
- O texto completo fica assim: “Os verbos nocionais são núcleos das orações em que aparecem, pois são responsáveis pela transmissão e efeitos de sentido provocados; A escolha dos verbos em títulos de notícia é fundamental para a transmissão daquilo que se quer comunicar, podendo o mesmo fato ser noticiado de maneira diferente, com base na escolha do produtor do texto. Além disso, o verbo nocional atua como núcleo da oração pois organiza sintaticamente as frases, estabelecendo relação de concordância com o sujeito”.
- Verifique se todos concluíram a tarefa.