14495
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso do verbo como núcleo da oração e seus efeitos de sentido em títulos de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre O uso do verbo como núcleo da oração e seus efeitos de sentido em títulos de notícias

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação. Antes de iniciar esta aula, é necessário ter estudado antecipadamente a diferença entre verbos nocionais e não nocionais, desta forma, é interessante, professor, que você tenha abordado este conceito previamente ou, como sugestão, solicite uma pesquisa prévia da diferença entre estes verbos.

Materiais necessários: Computador e projetor; quadro; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em explicar a diferença de sentido entre os verbos dos títulos das notícias; por isso, a presença de dicionários pode ajudá-los a verificar os sentidos dos verbos utilizados e construir suas respostas. Podem ter ainda dificuldades em organizar as frases sintaticamente e, para isso, devem observar os verbos e a relação com os demais constituintes da frase.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que eles irão observar como a escolha do verbo em títulos de notícia está diretamente ligada àquilo que se quer transmitir, assim como o verbo é responsável pela organização sintática da frase.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que, de modo geral, os títulos de notícia se organizam em frases verbais, devendo representar uma informação-chave da notícia em questão, pois muitas vezes o leitor não lê o texto inteiro, apenas os títulos das notícias que aparecem nas primeiras páginas do jornal impresso ou mesmo na página principal do site em que se encontram.
  • Para exemplificar, você professor, poderá acessar o Manual de Redação da Folha de S.Paulo Online, disponível abaixo, e ler o verbete sobre o título, especialmente no que se refere à informação que ele transmite e às características que possui (verbo presente nos títulos).
  • Leia as perguntas do slide acima: Se a manchete fosse “Entrada de canteiro de obras sofre bloqueio de mulheres indígenas” haveria mudança de sentido?.
    Que diferenças existem entre usar “bloqueiam” e “sofre”?
  • Peça que os alunos se manifestem e verifique se eles compreenderam que: ao usar “mulheres indígenas bloqueiam” a ação de bloquear recai sobre as mulheres, e o verbo bloquear significa “fazer cerco, obstruir, impedir a passagem”; ao dizer que “Entrada de canteiro sofre bloqueio” temos a força do bloqueio diminuída, e o verbo “sofre”, neste caso, refere-se ao canteiro, que é sujeito da frase, e pela característica do verbo utilizado, é quem “suporta”, “aguenta”, “tolera” sem ter como reagir (além de tratar-se de um sujeito inanimado neste caso).
  • Discuta com os alunos como a escolha do verbo a ser utilizado é fundamental para o que se quer transmitir, pois isso, os verbos nocionais são núcleos das orações em que aparecem.
  • Se necessário, explique o conceito de verbo nocional, isto é, são aqueles verbos que indicam ações, acontecimentos, processos, fenômenos naturais e desejos. A grande maioria dos verbos em língua portuguesa pertence a este grupo, contrastando com os chamados não nocionais, que são conhecidos como verbos de estado ou ligação.
  • Por fim, chame a atenção dos alunos para o fato de que na manchete original, o verbo está no plural (bloqueiam). Isto exige que o sujeito esteja no plural também, o que denota a força do verbo como núcleo da oração, já que os demais constituintes da frase se organizam a partir do verbo e do sentido que ele expressa.

Materiais complementares: Para exemplificar as características de um título de notícia, acesse:

https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_t.htm. Acesso em: 11/10/2018. (Procure o verbete sobre título.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide acima, informando que eles irão analisar dois títulos de notícias, observando os verbos empregados e o efeito de sentido que essa escolha provoca nas frases.
  • Divida-os em trios para que analisem juntos os contextos em que os verbos aparecem e se ajudem, localizando no dicionário o significado de cada verbo para compor suas análises.
  • É importante que eles percebam o verbo como núcleo das orações, responsável pela informação principal que se quer transmitir em cada contexto analisado.
  • Para isso, eles deverão observar as perguntas norteadoras do slide a fim de explicar a diferença de sentido provocada pela escolha do verbo em cada caso.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os títulos das notícias e onde foram publicadas.
  • Faça também a leitura das Questões norteadoras, e peça que os alunos anotem suas respostas no caderno, consultando o dicionário, se necessário.
  • Em relação à questão Qual título de notícia impacta mais para o leitor? Por quê?, observe se os alunos percebem que o verbo “proíbe” é muito mais forte
    do que “aprova proibição”, pois a ação de proibir torna ilegal o uso do celular ao passo que “aprova a proibição do celular” tem uma ação atenuante, pois “aprovar” tem um valor positivo em relação a proibir (mesmo que tenha sido aprovada uma proibição).
  • Na pergunta Que outros verbos poderiam ser utilizados em cada caso?, é interessante fazê-los pensar sobre as possibilidades de sentido que cada verbo carrega e como eles são o núcleo da informação (ainda mais nestes dois títulos em que o sujeito é o mesmo: parlamento francês).
  • Por último, pergunte se seria possível alterar a ordem dos constituintes dos títulos, por exemplo: “Celular proíbe Parlamento francês em todo o espaço escolar”. Pergunte por que não seria possível esta alteração, uma vez que “celular” está no singular assim como “Parlamento francês”. (O objetivo é que eles percebam que, além do fator sintático, a questão semântica é importante no sentido das frases, por isso a escolha do verbo é determinante.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos organizem as manchetes, observando os verbos, pois é em torno dos verbos que as demais palavras se organizam.
  • Em relação à manchete 2, informe que “Boldrini” é o nome do hospital a fim de facilitar a organização da manchete.
  • As duas manchetes referem-se ao mesmo fato.
  • As manchetes ficarão assim: 1) Jovem com câncer estuda em hospital e tem bronze em olimpíada de Matemática. 2) Jovem em tratamento no Boldrini ganha medalha em olimpíada de Matemática.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Verifique com os alunos como eles montaram as manchetes e se conseguiram organizá-las tal qual o texto original.
  • Discuta as duas manchetes acima: O fato é o mesmo, mas como cada veículo o noticiou? Que diferenças percebem em relação à primeira e à segunda manchete?
  • Deixe que os alunos levantem hipóteses a respeito (duas ou três hipóteses) e peça para que eles atentem para os verbos utilizados.
  • Mostre para eles que a primeira manchete é mais informativa, pois já diz qual a doença do jovem e valoriza o estudo dele (ao utilizarem o verbo “estuda” e “tem”, demonstrando que o esforço dele em estudar é que garantiu o bronze na olimpíada de Matemática); Já a segunda, faz referência a um hospital, que o leitor pode não conhecer, e usa o verbo “ganha” que tem menor relação com o esforço do estudo e parece apenas um prêmio, para o qual não houve tanto esforço.
  • Sendo assim, além da organização sintática das manchetes, relacionando os termos a cada verbo utilizado, a escolha de cada verbo comunica de forma diferente a mesma informação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, solicite que os alunos completem o texto com as palavras-chave a fim de sintetizar o que foi discutido na aula.
  • O texto completo fica assim: “Os verbos nocionais são núcleos das orações em que aparecem, pois são responsáveis pela transmissão e efeitos de sentido provocados; A escolha dos verbos em títulos de notícia é fundamental para a transmissão daquilo que se quer comunicar, podendo o mesmo fato ser noticiado de maneira diferente, com base na escolha do produtor do texto. Além disso, o verbo nocional atua como núcleo da oração pois organiza sintaticamente as frases, estabelecendo relação de concordância com o sujeito”.
  • Verifique se todos concluíram a tarefa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação. Antes de iniciar esta aula, é necessário ter estudado antecipadamente a diferença entre verbos nocionais e não nocionais, desta forma, é interessante, professor, que você tenha abordado este conceito previamente ou, como sugestão, solicite uma pesquisa prévia da diferença entre estes verbos.

Materiais necessários: Computador e projetor; quadro; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em explicar a diferença de sentido entre os verbos dos títulos das notícias; por isso, a presença de dicionários pode ajudá-los a verificar os sentidos dos verbos utilizados e construir suas respostas. Podem ter ainda dificuldades em organizar as frases sintaticamente e, para isso, devem observar os verbos e a relação com os demais constituintes da frase.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que eles irão observar como a escolha do verbo em títulos de notícia está diretamente ligada àquilo que se quer transmitir, assim como o verbo é responsável pela organização sintática da frase.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que, de modo geral, os títulos de notícia se organizam em frases verbais, devendo representar uma informação-chave da notícia em questão, pois muitas vezes o leitor não lê o texto inteiro, apenas os títulos das notícias que aparecem nas primeiras páginas do jornal impresso ou mesmo na página principal do site em que se encontram.
  • Para exemplificar, você professor, poderá acessar o Manual de Redação da Folha de S.Paulo Online, disponível abaixo, e ler o verbete sobre o título, especialmente no que se refere à informação que ele transmite e às características que possui (verbo presente nos títulos).
  • Leia as perguntas do slide acima: Se a manchete fosse “Entrada de canteiro de obras sofre bloqueio de mulheres indígenas” haveria mudança de sentido?.
    Que diferenças existem entre usar “bloqueiam” e “sofre”?
  • Peça que os alunos se manifestem e verifique se eles compreenderam que: ao usar “mulheres indígenas bloqueiam” a ação de bloquear recai sobre as mulheres, e o verbo bloquear significa “fazer cerco, obstruir, impedir a passagem”; ao dizer que “Entrada de canteiro sofre bloqueio” temos a força do bloqueio diminuída, e o verbo “sofre”, neste caso, refere-se ao canteiro, que é sujeito da frase, e pela característica do verbo utilizado, é quem “suporta”, “aguenta”, “tolera” sem ter como reagir (além de tratar-se de um sujeito inanimado neste caso).
  • Discuta com os alunos como a escolha do verbo a ser utilizado é fundamental para o que se quer transmitir, pois isso, os verbos nocionais são núcleos das orações em que aparecem.
  • Se necessário, explique o conceito de verbo nocional, isto é, são aqueles verbos que indicam ações, acontecimentos, processos, fenômenos naturais e desejos. A grande maioria dos verbos em língua portuguesa pertence a este grupo, contrastando com os chamados não nocionais, que são conhecidos como verbos de estado ou ligação.
  • Por fim, chame a atenção dos alunos para o fato de que na manchete original, o verbo está no plural (bloqueiam). Isto exige que o sujeito esteja no plural também, o que denota a força do verbo como núcleo da oração, já que os demais constituintes da frase se organizam a partir do verbo e do sentido que ele expressa.

Materiais complementares: Para exemplificar as características de um título de notícia, acesse:

https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_t.htm. Acesso em: 11/10/2018. (Procure o verbete sobre título.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide acima, informando que eles irão analisar dois títulos de notícias, observando os verbos empregados e o efeito de sentido que essa escolha provoca nas frases.
  • Divida-os em trios para que analisem juntos os contextos em que os verbos aparecem e se ajudem, localizando no dicionário o significado de cada verbo para compor suas análises.
  • É importante que eles percebam o verbo como núcleo das orações, responsável pela informação principal que se quer transmitir em cada contexto analisado.
  • Para isso, eles deverão observar as perguntas norteadoras do slide a fim de explicar a diferença de sentido provocada pela escolha do verbo em cada caso.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os títulos das notícias e onde foram publicadas.
  • Faça também a leitura das Questões norteadoras, e peça que os alunos anotem suas respostas no caderno, consultando o dicionário, se necessário.
  • Em relação à questão Qual título de notícia impacta mais para o leitor? Por quê?, observe se os alunos percebem que o verbo “proíbe” é muito mais forte
    do que “aprova proibição”, pois a ação de proibir torna ilegal o uso do celular ao passo que “aprova a proibição do celular” tem uma ação atenuante, pois “aprovar” tem um valor positivo em relação a proibir (mesmo que tenha sido aprovada uma proibição).
  • Na pergunta Que outros verbos poderiam ser utilizados em cada caso?, é interessante fazê-los pensar sobre as possibilidades de sentido que cada verbo carrega e como eles são o núcleo da informação (ainda mais nestes dois títulos em que o sujeito é o mesmo: parlamento francês).
  • Por último, pergunte se seria possível alterar a ordem dos constituintes dos títulos, por exemplo: “Celular proíbe Parlamento francês em todo o espaço escolar”. Pergunte por que não seria possível esta alteração, uma vez que “celular” está no singular assim como “Parlamento francês”. (O objetivo é que eles percebam que, além do fator sintático, a questão semântica é importante no sentido das frases, por isso a escolha do verbo é determinante.)

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos organizem as manchetes, observando os verbos, pois é em torno dos verbos que as demais palavras se organizam.
  • Em relação à manchete 2, informe que “Boldrini” é o nome do hospital a fim de facilitar a organização da manchete.
  • As duas manchetes referem-se ao mesmo fato.
  • As manchetes ficarão assim: 1) Jovem com câncer estuda em hospital e tem bronze em olimpíada de Matemática. 2) Jovem em tratamento no Boldrini ganha medalha em olimpíada de Matemática.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Verifique com os alunos como eles montaram as manchetes e se conseguiram organizá-las tal qual o texto original.
  • Discuta as duas manchetes acima: O fato é o mesmo, mas como cada veículo o noticiou? Que diferenças percebem em relação à primeira e à segunda manchete?
  • Deixe que os alunos levantem hipóteses a respeito (duas ou três hipóteses) e peça para que eles atentem para os verbos utilizados.
  • Mostre para eles que a primeira manchete é mais informativa, pois já diz qual a doença do jovem e valoriza o estudo dele (ao utilizarem o verbo “estuda” e “tem”, demonstrando que o esforço dele em estudar é que garantiu o bronze na olimpíada de Matemática); Já a segunda, faz referência a um hospital, que o leitor pode não conhecer, e usa o verbo “ganha” que tem menor relação com o esforço do estudo e parece apenas um prêmio, para o qual não houve tanto esforço.
  • Sendo assim, além da organização sintática das manchetes, relacionando os termos a cada verbo utilizado, a escolha de cada verbo comunica de forma diferente a mesma informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, solicite que os alunos completem o texto com as palavras-chave a fim de sintetizar o que foi discutido na aula.
  • O texto completo fica assim: “Os verbos nocionais são núcleos das orações em que aparecem, pois são responsáveis pela transmissão e efeitos de sentido provocados; A escolha dos verbos em títulos de notícia é fundamental para a transmissão daquilo que se quer comunicar, podendo o mesmo fato ser noticiado de maneira diferente, com base na escolha do produtor do texto. Além disso, o verbo nocional atua como núcleo da oração pois organiza sintaticamente as frases, estabelecendo relação de concordância com o sujeito”.
  • Verifique se todos concluíram a tarefa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano