14493
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gênero do discurso infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gênero do discurso infográfico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Google Apresentações (tutoriais disponíveis aqui e aqui).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução Mão na massa! Hora de elaborar slides para apresentações orais!
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por WhatsApp ou e-mail, e explique que nesta aula eles irão elaborar, em equipes, os slides com as informações sobre os infográficos. Para refletirem sobre o objetivo da elaboração de slides e sobre o público-alvo dessa produção, lance os seguintes questionamentos: produzir slides sobre o gênero infográfico para quê? Para quem? Como o uso dos slides pode contribuir com uma apresentação oral?

Peça que os alunos lhe enviem áudios com as respostas. Então, faça uma devolutiva dizendo que a preparação de slides contribui para a organização da fala em uma apresentação oral. Diga também que os slides preparados nesta aula serão utilizados para a gravação de uma videoaula sobre o gênero do discurso infográfico, a ser produzida posteriormente. Explique que o grupo deve pensar em elaborar slides legíveis e atraentes, atentando para:
     · Títulos e subtítulos;
     · Tamanho e cores das fontes;
     · Opção ou não por uso de imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos;
     · Quantidade de texto e imagens por slide;
     · Emprego de recursos como efeitos de transição, slides mestres e layouts personalizados;
     · Emprego de animações.

Desenvolvimento: Elaboração de slides
Esta atividade prevê que o conteúdo e as informações sobre o gênero do discurso infográfico, como tipos, objetivo, espaço de circulação, papéis sociais dos locutores e interlocutores, sequências discursivas e elementos linguísticos, já tenham sido pesquisados anteriormente, conforme a proposta do plano de aula LPO7_08SQA08.

Envie aos alunos o link da ferramenta Google Apresentações e o tutorial para uso, juntamente com uma orientação sobre o emprego de cores, tamanhos de fontes, fontes, fundos e imagens nos slides. Explique que a tarefa é elaborar slides a partir do conteúdo pesquisado na aula anterior sobre o gênero infográfico e do planejamento organizacional previamente realizado.

Estabeleça um prazo para a preparação dos slides. Durante o período estabelecido para a produção, coloque-se à disposição dos grupos para tirar dúvidas sobre o uso do Google Apresentações e sobre a disposição dos conteúdos e imagens. Quando o trabalho estiver pronto, peça que os alunos o enviem a você, para revisão e orientação para melhorias. Caso alguma equipe prefira, poderá fazer uso do PowerPoint para preparar os slides.

Fechamento: Dicas para elaboração de slides
Forme um grupo de WhatsApp da classe a fim de discutir os slides criados nesta aula. Solicite aos grupos que socializem as dificuldades encontradas na elaboração dos slides e o que fizeram para superá-las, ou que deem dicas para os outros grupos. Esse é um rico momento para que os alunos interajam e compartilhem seus saberes.

Convite às famílias
Incentive os alunos a apresentarem aos familiares os slides preparados nesta aula, a fim de que percebam se houve receptividade, uma vez que eles serão utilizados posteriormente para a gravação de uma videoaula. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_08SQA09

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas