14493
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gênero do discurso infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Uso de slides como recurso para apresentação oral sobre o gênero do discurso infográfico

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Laboratório de informática com programa para elaboração de slides.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso de ferramentas (como inserção de animações, de formas etc), com o uso do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas. Os alunos podem ter dificuldades ainda em articular as informações que constarão nos slides com a exposição oral a ser realizada.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupos compostos de 3 (três) membros, pois acreditamos que este tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
  • Explique aos alunos que os grupos irão elaborar slides com informações sobre os infográficos. Retome com eles o objetivo desta produção, o espaço de circulação, os locutores e interlocutores do texto.
  • Anote no quadro as perguntas do slide e solicite que, após discussão coletiva, os alunos respondam-nas no caderno. Estas perguntas auxiliarão os alunos a pensar sobre o objetivo da elaboração dos slides e sobre o público-alvo desta produção.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos elaborem slides para ser empregados numa videoaula sobre a composição do gênero Infográfico. Lembre os alunos que os slides configuram um suporte para apresentações orais, por isso é preciso que atentem a aspectos como a quantidade e a relação entre o que está escrito no slide e o que será apresentado pelo aluno, tempo destinado à apresentação de cada slide, texto escrito que sirva como um apoio à apresentação, e não para leitura do conteúdo. Esta atividade prevê que o conteúdo e as informações sobre o gênero do discurso infográfico, como tipos, objetivo, espaço de circulação, papéis sociais dos locutores e interlocutores, sequências discursivas e elementos linguísticos, já tenham sido pesquisado anteriormente.
  • Pergunte aos alunos se devem preocupar-se com as cores, tamanhos de fontes, fontes, fundos e imagens que utilizarão nos slides e peça-lhes que se justifiquem. Incentive os alunos a apresentar um posicionamento crítico em relação à questão em foco, usando recursos linguísticos e semióticos (outras linguagens), como palavras que explicitam a posição assumida e o uso de entonação que deixe em evidência a apreciação do falante em relação ao que é dito.
  • Sugerimos o programa Google Apresentações para a elaboração de slides, por ser bastante fácil de utilizar. Antes de iniciarem, convide os alunos com mais prática na elaboração de slides para dar dicas sobre os recursos disponíveis. Também oriente os alunos a dividir as tarefas entre os membros do grupo para que cumpram a atividade dentro do tempo estipulado.
  • Faça a seguinte proposta aos grupos: Elaborem slides para ser empregados numa videoaula sobre o gênero do discurso infográfico. O grupo deve pensar em elaborar slides legíveis e atraentes, atentando para:
  • Títulos e subtítulos.
  • Tamanho e cores das fontes.
  • Opção ou não por uso de imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos.
  • Quantidade de texto e imagem por slide.
  • Emprego de recursos como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados.
  • Emprego de animações.

Materiais complementares: Sugestão de programa para apresentações: https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que socializem as dificuldades encontradas na elaboração dos slides e o que fizeram para superá-las ou que deem dicas para os outros grupos. Este é um rico momento para que os alunos interajam entre si e compartilhem seus saberes. Caso os alunos não consigam finalizar a elaboração dos slides na aula, sugira que o façam em casa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Laboratório de informática com programa para elaboração de slides.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso de ferramentas (como inserção de animações, de formas etc), com o uso do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas. Os alunos podem ter dificuldades ainda em articular as informações que constarão nos slides com a exposição oral a ser realizada.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupos compostos de 3 (três) membros, pois acreditamos que este tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
  • Explique aos alunos que os grupos irão elaborar slides com informações sobre os infográficos. Retome com eles o objetivo desta produção, o espaço de circulação, os locutores e interlocutores do texto.
  • Anote no quadro as perguntas do slide e solicite que, após discussão coletiva, os alunos respondam-nas no caderno. Estas perguntas auxiliarão os alunos a pensar sobre o objetivo da elaboração dos slides e sobre o público-alvo desta produção.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos elaborem slides para ser empregados numa videoaula sobre a composição do gênero Infográfico. Lembre os alunos que os slides configuram um suporte para apresentações orais, por isso é preciso que atentem a aspectos como a quantidade e a relação entre o que está escrito no slide e o que será apresentado pelo aluno, tempo destinado à apresentação de cada slide, texto escrito que sirva como um apoio à apresentação, e não para leitura do conteúdo. Esta atividade prevê que o conteúdo e as informações sobre o gênero do discurso infográfico, como tipos, objetivo, espaço de circulação, papéis sociais dos locutores e interlocutores, sequências discursivas e elementos linguísticos, já tenham sido pesquisado anteriormente.
  • Pergunte aos alunos se devem preocupar-se com as cores, tamanhos de fontes, fontes, fundos e imagens que utilizarão nos slides e peça-lhes que se justifiquem. Incentive os alunos a apresentar um posicionamento crítico em relação à questão em foco, usando recursos linguísticos e semióticos (outras linguagens), como palavras que explicitam a posição assumida e o uso de entonação que deixe em evidência a apreciação do falante em relação ao que é dito.
  • Sugerimos o programa Google Apresentações para a elaboração de slides, por ser bastante fácil de utilizar. Antes de iniciarem, convide os alunos com mais prática na elaboração de slides para dar dicas sobre os recursos disponíveis. Também oriente os alunos a dividir as tarefas entre os membros do grupo para que cumpram a atividade dentro do tempo estipulado.
  • Faça a seguinte proposta aos grupos: Elaborem slides para ser empregados numa videoaula sobre o gênero do discurso infográfico. O grupo deve pensar em elaborar slides legíveis e atraentes, atentando para:
  • Títulos e subtítulos.
  • Tamanho e cores das fontes.
  • Opção ou não por uso de imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos.
  • Quantidade de texto e imagem por slide.
  • Emprego de recursos como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados.
  • Emprego de animações.

Materiais complementares: Sugestão de programa para apresentações: https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que socializem as dificuldades encontradas na elaboração dos slides e o que fizeram para superá-las ou que deem dicas para os outros grupos. Este é um rico momento para que os alunos interajam entre si e compartilhem seus saberes. Caso os alunos não consigam finalizar a elaboração dos slides na aula, sugira que o façam em casa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano