14492
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção de argumentos com base nas informações de um infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A construção de argumentos com base nas informações de um infográfico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: As formas de organização do gênero infográfico
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, o infográfico da Agência Internacional para pesquisas sobre o câncer: Celulares, um perigo muito perto, disponível aqui.

Solicite que observem a organização da parte gráfica do infográfico, a disposição do texto verbal, as divisões marcadas por imagens, cores e espaços, a divisão em tópicos e a sequência entre as partes, indicada, por exemplo, pela flecha vermelha. Após a observação, peça aos alunos que gravem áudios ou enviem comentários com as observações feitas.

Desenvolvimento
Envie aos alunos as questões apresentadas no slide de desenvolvimento, a serem respondidas com base na leitura do infográfico. Estabeleça um prazo para realização e entrega da tarefa. Como devolutiva, grave um áudio comentando as respostas de modo geral e envie aos alunos, ou simplesmente devolva as atividades comentadas uma a uma, por escrito.

Fechamento
Solicite que os alunos realizem a atividade proposta no slide de fechamento para que sistematizem os conhecimentos desenvolvidos nesta aula. O arquivo para ser enviado aos alunos encontra-se disponível na seção Materiais e atividades. Estabeleça um prazo para realização e entrega. Faça a devolutiva com seus comentários, por áudio. Na devolutiva, reforce os pontos trabalhados na aula, ressaltando a importância dos critérios de organização e das marcas linguísticas desta organização para progressão temática e coesão no infográfico.

Convite às famílias
Incentive os alunos a conversar com seus familiares sobre a temática do infográfico e os perigos do uso constante do celular. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_08SQA07

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas