14490
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A metáfora e a comparação em poemas de forma livre

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A metáfora e a comparação em poemas de forma livre

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade com a conotação; e não reconhecerem o uso metafórico de uma expressão.

Referências sobre o assunto:

Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.

Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.

Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre, ou seja, aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Explique que nesta aula serão trabalhadas as figuras de linguagem denominadas metáfora e comparação.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma metáfora e uma comparação.
  • Registre as respostas dos alunos no quadro. É provável que eles saibam explicar o conceito de comparação, mas não o de metáfora. Caso os alunos não tragam nenhuma resposta para o conceito de metáfora, dê algumas dicas tendo como base o conhecimento que eles possuem sobre a linguagem conotativa. A aula 7 desta sequência de planos de aulas traz exemplos de expressões do Pequeno dicionário de expressões idiomáticas. Caso tenha desenvolvido esta aula, relembre algumas imagens e expressões, retomando o sentido conotativo da linguagem. Se você optou por desenvolver apenas esta aula, se julgar necessário, mostre alguns exemplos para retomar os conceitos. Explique aos alunos que a metáfora é uma comparação, mas que se vale da linguagem não literal para estabelecer uma analogia, realizando-a de maneira implícita, sem utilizar nenhum recurso coesivo. Em contrapartida, na comparação, há o uso de recursos coesivos específicos (como, tal qual, assim como etc.) e a linguagem é empregada de forma denotativa, ou seja, literal.

Fonte: Revista Piauí, Ana Martins Marques, Um anteparo contra os golpes do dia. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/um-anteparo-contra-os-golpes-do-dia/>. Acesso em: 13 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em trios ou quartetos.
  • Explique que os textos serão distribuídos entre eles, de forma que cada grupo analise um único trecho. Os alunos devem ler os trechos para identificar como a autora faz uso da linguagem conotativa para construir as comparações e as metáforas.
  • Peça para que os grupos destaquem, em seus respectivos textos, os trechos que eles julgam ser uma comparação e/ou uma metáfora e que escrevam, no caderno ou na própria folha em que está o poema, uma breve justificativa de como chegaram a essa conclusão.
  • O tempo sugerido para esta atividade é 10 minutos.

Materiais complementares: Os textos de Ana Martins Marques, para impressão, estão disponíveis aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os grupos compartilhem suas respostas. Comece pedindo para que todos os grupos que trabalharam o texto 1 exponham suas respostas e assim sucessivamente.
  • Explique para os alunos que, no primeiro texto, a autora se vale da linguagem conotativa, ou seja, da metáfora para comparar o concreto e o cimento às pessoas, trazendo características de um ao outro: o concreto enlouquece e sonha; enquanto as pessoas racham e trincam. As características atribuídas ao concreto são específicas dos seres humanos; enquanto as características atribuídas às pessoas são típicas de objetos inanimados. No segundo texto, a autora compara a prosa com uma casa e a poesia com um homem em chamas, ou seja, a primeira traz uma sensação de conforto e solidez, enquanto a segunda é exatamente o oposto disso. Já no terceiro texto, a autora se vale da comparação para associar a forma do caramujo à quem leva a casa nas costas.
  • Peça para que os estudantes desenhem, em grupo, uma imagem que explicite a metáfora ou a comparação do trecho trabalhado pelo grupo, como realizado no Pequeno dicionário de expressões idiomáticas.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 25 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos compartilhem os desenhos e as expressões selecionadas e retome o uso e a importância da linguagem conotativa na poesia bem como seus efeitos na interpretação e na construção das imagens que criamos dos poemas. Reforce que no sentido conotativo há a atribuição de um novo significado ao valor denotativo da palavra. Assim, o objetivo deste recurso é dar maior ênfase e expressividade à linguagem, tornando-a mais comovente e mais atrativa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula; computador; projetor multimídia; tela; lápis; papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade com a conotação; e não reconhecerem o uso metafórico de uma expressão.

Referências sobre o assunto:

Denotação e conotação. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/conotacao-e-denotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.

Figuras de linguagem. Disponível em: <https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/denotacao-e-conotacao/>. Acesso em: 7 out. 2018.

Metáfora. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/metafora/>. Acesso em: 13 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula. Se necessário, relembre, brevemente, o que são poemas de forma livre, ou seja, aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Explique que nesta aula serão trabalhadas as figuras de linguagem denominadas metáfora e comparação.
  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma metáfora e uma comparação.
  • Registre as respostas dos alunos no quadro. É provável que eles saibam explicar o conceito de comparação, mas não o de metáfora. Caso os alunos não tragam nenhuma resposta para o conceito de metáfora, dê algumas dicas tendo como base o conhecimento que eles possuem sobre a linguagem conotativa. A aula 7 desta sequência de planos de aulas traz exemplos de expressões do Pequeno dicionário de expressões idiomáticas. Caso tenha desenvolvido esta aula, relembre algumas imagens e expressões, retomando o sentido conotativo da linguagem. Se você optou por desenvolver apenas esta aula, se julgar necessário, mostre alguns exemplos para retomar os conceitos. Explique aos alunos que a metáfora é uma comparação, mas que se vale da linguagem não literal para estabelecer uma analogia, realizando-a de maneira implícita, sem utilizar nenhum recurso coesivo. Em contrapartida, na comparação, há o uso de recursos coesivos específicos (como, tal qual, assim como etc.) e a linguagem é empregada de forma denotativa, ou seja, literal.

Fonte: Revista Piauí, Ana Martins Marques, Um anteparo contra os golpes do dia. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/um-anteparo-contra-os-golpes-do-dia/>. Acesso em: 13 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe os alunos em trios ou quartetos.
  • Explique que os textos serão distribuídos entre eles, de forma que cada grupo analise um único trecho. Os alunos devem ler os trechos para identificar como a autora faz uso da linguagem conotativa para construir as comparações e as metáforas.
  • Peça para que os grupos destaquem, em seus respectivos textos, os trechos que eles julgam ser uma comparação e/ou uma metáfora e que escrevam, no caderno ou na própria folha em que está o poema, uma breve justificativa de como chegaram a essa conclusão.
  • O tempo sugerido para esta atividade é 10 minutos.

Materiais complementares: Os textos de Ana Martins Marques, para impressão, estão disponíveis aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os grupos compartilhem suas respostas. Comece pedindo para que todos os grupos que trabalharam o texto 1 exponham suas respostas e assim sucessivamente.
  • Explique para os alunos que, no primeiro texto, a autora se vale da linguagem conotativa, ou seja, da metáfora para comparar o concreto e o cimento às pessoas, trazendo características de um ao outro: o concreto enlouquece e sonha; enquanto as pessoas racham e trincam. As características atribuídas ao concreto são específicas dos seres humanos; enquanto as características atribuídas às pessoas são típicas de objetos inanimados. No segundo texto, a autora compara a prosa com uma casa e a poesia com um homem em chamas, ou seja, a primeira traz uma sensação de conforto e solidez, enquanto a segunda é exatamente o oposto disso. Já no terceiro texto, a autora se vale da comparação para associar a forma do caramujo à quem leva a casa nas costas.
  • Peça para que os estudantes desenhem, em grupo, uma imagem que explicite a metáfora ou a comparação do trecho trabalhado pelo grupo, como realizado no Pequeno dicionário de expressões idiomáticas.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 25 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos compartilhem os desenhos e as expressões selecionadas e retome o uso e a importância da linguagem conotativa na poesia bem como seus efeitos na interpretação e na construção das imagens que criamos dos poemas. Reforce que no sentido conotativo há a atribuição de um novo significado ao valor denotativo da palavra. Assim, o objetivo deste recurso é dar maior ênfase e expressividade à linguagem, tornando-a mais comovente e mais atrativa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano