9936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Círculo e Circunferência (Elementos)

Plano de aula de matemática com atividades para 8 do Fundamental sobre reconhecer círculo e circunferência e identificar elementos como raio, diâmetro, corda, ângulos centrais e setor circular.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonardo Anselmo Perez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_20GRM01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, objetos cilíndricos, régua, compasso, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Serve apenas de reflexão sobre o tema. Pode ser suprimido.

Atividade principal
Proponha aos alunos uma ‘aula invertida’. Eles terão que se apropriar das informações presentes nas discussões da solução, no Encerramento e na Sistematização do conceito para gravar um vídeo explicando os conceitos discutidos no plano. Encaminhe, via WhatsApp, essas informações, juntamente com a Atividade principal e solicite que os alunos gravem o vídeo e mande para você. Incentive o uso de materiais de desenho. Mantenha um canal de comunicação para esclarecer dúvidas e dar dicas.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões).

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de círculo e circunferência Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-area-and-perimeter/area-circumference-circle/v/circles-radius-diameter-and-circumference

Discussão das soluções
Faça apreciação dos vídeos produzidos pelos alunos. Selecione alguns para disponibilizar à turma inteira e para servir como suporte às suas considerações. Analise as dúvidas, estratégias, acertos e erros observados nas produções dos alunos para dar o seu feedback à turma (via WhatsApp). Você pode fazer um registro escrito, gravar um áudio ou vídeo curto (https://myhomestudio.com.br/). Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.

Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use como apoio à aula invertida produzida pelo aluno

Encerramento
Use como apoio à aula invertida produzida pelo aluno

Raio X
Posteriormente à discussão sobre os vídeos produzidos pelos alunos, proponha a realização do Raio X e das atividades complementares. Encaminhe a versão impressa desses documentos. Não esqueça de retomá-las. 

Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre círculos e circunferência.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_20GRM01

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas