14488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A coesão nos contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A coesão nos contos de humor

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor O homem nu, de Fernando Sabino.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
  • Pergunte se sabem o que significa esta palavra. Peça para dar exemplos, em caso positivo.
  • A ideia desta introdução é ambientá-los e levá-los a pensar, primeiramente, no significado da palavra coesão.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Projete o vídeo Problemas linguísticos para os alunos, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j-PSnhvG5fQ>. Acesso em: 18 nov. 2018.
  • Procure fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar nos problemas de comunicação relacionados à fala do personagem masculino (Gregório Duvivier), tais como:
  • Qual é o problema específico da fala dele? Por que não se entende o que ele fala? Onde está o humor no vídeo?
  • A ideia desta atividade é fazer um primeiro apontamento específico para os elementos de coesão (especialmente os sequenciais) na fala do personagem de Gregório. No vídeo, fica claro que os erros de uso de conectores fazem com que a fala do personagem se torne quase ininteligível.
  • Neste momento, o professor pode tentar uma aproximação bastante básica sobre o conceito de coesão e utilizar o saber prévio dos alunos. No vídeo, fica claro como a falta de coesão prejudica o entendimento do personagem. Ainda que o aluno não tenha este conceito formulado, ele saberá intuir a respeito dos “erros” de fala dos personagens, pois terá dificuldades para entender o que o convidado quis dizer.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe a turma em grupos de no máximo quatro alunos, para que todos possam participar e compartilhar tarefas.
  • Distribua a folha de atividades entre os grupos (preferencialmente uma fotocópia por aluno).
  • Peça para os grupos lerem o texto entre si. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
  • Em seguida, peça para os grupos completarem o texto O homem nu. Sugestão de tempo para esta atividade: 15 minutos.
  • Corrija e debata as respostas em voz alta, lendo as questões respondidas pelos grupos e tirando possíveis dúvidas. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
  • A ideia desta atividade é apresentar para o aluno, dentro do contexto do Conto de humor, o conceito de coesão textual. Pertencendo o texto a uma unidade de pensamento lógica que precisa seguir certos paradigmas linguísticos para que seja fluente, o aluno irá, naturalmente, fazer esta atividade de acordo com o conhecimento prévio que possui. A ideia é utilizar este conhecimento e sistematizá-lo com esta atividade, mostrando que as sugestões e inferências feitas pelos alunos seguem uma lógica linguística.
  • Durante a correção do exercício, conduza a aula mostrando que, no caso das palavras omitidas na coesão sequencial, o aluno deve entender que o texto pertence a uma unidade lógica de pensamento apresentada em sequência e que os conectivos são utilizados para dar cabo a esta ideia. No caso da coesão referencial, o uso de sinônimos, pronomes e omissões de palavras evita repetições indesejadas.

Material complementar: Você pode encontrar a versão da atividade para impressão aqui e o texto completo aqui.

Fonte: FERNANDO SABINO. In: Para Gostar de Ler. Vol. 3 – Crônicas. Editora Ática, São Paulo, 1996.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Conclua, junto à turma, a atividade com as nomenclaturas próprias dos dois tipos de conector que eles utilizaram no exercício: referencial e sequencial.
    A coesão sequencial é responsável por estruturar a progressão textual; a coesão referencial, por meio da relação lógica de palavras, permite ao leitor identificar os termos dentro do texto.
  • Procure organizar, nesta parte final, o conteúdo visto ao longo da aula, ressaltando as nomenclaturas próprias aos processos gramaticais vistos pelos alunos. É importante, nesta etapa final da aula, sintetizar o que foi aprendido, sistematizando o conteúdo e estabelecendo uma relação lógica entre as classificações e o objeto de estudo (nome e conteúdo).
  • Procure completar a tabela com exemplos dados pelos alunos (se preferir, anote a tabela no quadro para aproveitar melhor os exemplos dados pelos alunos no exercício).
  • Conclua utilizando a ideia de coesão como “costura” de um texto, ou seja, responsável pela união e relação entre as diferentes partes do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor O homem nu, de Fernando Sabino.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
  • Pergunte se sabem o que significa esta palavra. Peça para dar exemplos, em caso positivo.
  • A ideia desta introdução é ambientá-los e levá-los a pensar, primeiramente, no significado da palavra coesão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Projete o vídeo Problemas linguísticos para os alunos, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j-PSnhvG5fQ>. Acesso em: 18 nov. 2018.
  • Procure fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar nos problemas de comunicação relacionados à fala do personagem masculino (Gregório Duvivier), tais como:
  • Qual é o problema específico da fala dele? Por que não se entende o que ele fala? Onde está o humor no vídeo?
  • A ideia desta atividade é fazer um primeiro apontamento específico para os elementos de coesão (especialmente os sequenciais) na fala do personagem de Gregório. No vídeo, fica claro que os erros de uso de conectores fazem com que a fala do personagem se torne quase ininteligível.
  • Neste momento, o professor pode tentar uma aproximação bastante básica sobre o conceito de coesão e utilizar o saber prévio dos alunos. No vídeo, fica claro como a falta de coesão prejudica o entendimento do personagem. Ainda que o aluno não tenha este conceito formulado, ele saberá intuir a respeito dos “erros” de fala dos personagens, pois terá dificuldades para entender o que o convidado quis dizer.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Separe a turma em grupos de no máximo quatro alunos, para que todos possam participar e compartilhar tarefas.
  • Distribua a folha de atividades entre os grupos (preferencialmente uma fotocópia por aluno).
  • Peça para os grupos lerem o texto entre si. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
  • Em seguida, peça para os grupos completarem o texto O homem nu. Sugestão de tempo para esta atividade: 15 minutos.
  • Corrija e debata as respostas em voz alta, lendo as questões respondidas pelos grupos e tirando possíveis dúvidas. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
  • A ideia desta atividade é apresentar para o aluno, dentro do contexto do Conto de humor, o conceito de coesão textual. Pertencendo o texto a uma unidade de pensamento lógica que precisa seguir certos paradigmas linguísticos para que seja fluente, o aluno irá, naturalmente, fazer esta atividade de acordo com o conhecimento prévio que possui. A ideia é utilizar este conhecimento e sistematizá-lo com esta atividade, mostrando que as sugestões e inferências feitas pelos alunos seguem uma lógica linguística.
  • Durante a correção do exercício, conduza a aula mostrando que, no caso das palavras omitidas na coesão sequencial, o aluno deve entender que o texto pertence a uma unidade lógica de pensamento apresentada em sequência e que os conectivos são utilizados para dar cabo a esta ideia. No caso da coesão referencial, o uso de sinônimos, pronomes e omissões de palavras evita repetições indesejadas.

Material complementar: Você pode encontrar a versão da atividade para impressão aqui e o texto completo aqui.

Fonte: FERNANDO SABINO. In: Para Gostar de Ler. Vol. 3 – Crônicas. Editora Ática, São Paulo, 1996.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Conclua, junto à turma, a atividade com as nomenclaturas próprias dos dois tipos de conector que eles utilizaram no exercício: referencial e sequencial.
    A coesão sequencial é responsável por estruturar a progressão textual; a coesão referencial, por meio da relação lógica de palavras, permite ao leitor identificar os termos dentro do texto.
  • Procure organizar, nesta parte final, o conteúdo visto ao longo da aula, ressaltando as nomenclaturas próprias aos processos gramaticais vistos pelos alunos. É importante, nesta etapa final da aula, sintetizar o que foi aprendido, sistematizando o conteúdo e estabelecendo uma relação lógica entre as classificações e o objeto de estudo (nome e conteúdo).
  • Procure completar a tabela com exemplos dados pelos alunos (se preferir, anote a tabela no quadro para aproveitar melhor os exemplos dados pelos alunos no exercício).
  • Conclua utilizando a ideia de coesão como “costura” de um texto, ou seja, responsável pela união e relação entre as diferentes partes do texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP36 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano