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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo com o uso do fonema /s/.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Jogo com o uso do fonema /s/.

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Textos impressos.

Dicionário online: http://michaelis.uol.com.br/

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos através de perguntas que incentive-os e também devido à complexidade do aprendizado em ortografia. Devemos compreender que o trabalho do professor é tornar os alunos usuários eficientes da língua e isso inclui saber usar bem as convenções da escrita e não decorá-las, assim uma atividade lúdica como um jogo dos 7 erros pode auxiliá-los.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que farão um jogo dos sete erros sobre palavras com diferentes grafias do fonema /s/.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide com a nuvem de palavras e questione-os sobre as letras que representam o /s/ nas palavras da nuvem. Ajude-os a relembrar que o /s/ pode ser representado por s, ss, sc, sç, c, ç, x, xc...
  • Ajude-os a pensar: “as primeiras sílabas de seda e cetim tem o mesmo som? E escrevem da mesma forma?. E as palavras máximo e cassino, o que têm em comum?”.

Atenção, professor:

Esta nuvem de palavras foi criada no site https://wordart.com/.

Você pode fazer uma nuvem de palavras com seus alunos também!

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Comente com os alunos que muitas vezes a grafia das palavras podem não ser explicadas por nenhuma regra, pois é remota a origem da palavra ou a tradição de uso e que por isso devemos ler muito para que fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.
  • Avise que para treinar esse uso eles irão brincar com um jogo dos 7 erros.
  • Pergunte se eles conhecem o jogo dos 7 erros e se sabem o objetivo dele.
  • Informe que nesse jogo dos 7 erros eles receberão trechos de textos sobre filmes.
  • Avise que cada texto tem 1 erro ortográfico e eles deverão identificá-lo.
  • Separe a sala em grupos de 4 componentes, para que realizem juntos a atividade. O trabalho em equipes estimula as discussões.
  • Entregue-lhes os textos.
  • Diga que eles têm 20 minutos para localizar os erros.
  • É importante alertar aos alunos que algumas palavras na língua são homófonas, ou seja, apresentam a mesma fonética, embora tenham grafias e significação diferentes. Como acento e assento no texto 1, por exemplo.
  • Confira com os alunos os erros que encontraram nos textos lidos. Proponha que ajudem a listar as palavras que encontraram, com a grafia correta: assento, conselho, concerto, aparição, priorização, senso, sessão.

Materiais complementares: textos para impressão disponíveis aqui e resolução de atividade aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que respondam às questões do slide no caderno. Possíveis respostas: a) ss, sc, sç, c, ç, x, xc; b) assento, concerto, senso, seção; c) podemos memorizá-las ou consultar o dicionário.
  • Questione os alunos sobre algumas palavras que apresentam grafias diferentes do /s/ conforme o sentido, como por exemplo assento e acento, conserto e concerto, senso e censo, seção, sessão e cessão
  • Se achar necessário, registre o significado de cada uma dessas palavras, conforme o dicionário. Os alunos podem ser convidados a fazerem essa busca para contribuir com os registros.
  • Reforce que essas palavras são homófonas e que é importante saber a grafia correta para empregá-las corretamente conforme o sentido.
  • Peça que os alunos leiam todas as palavras em voz alta e que prestem atenção no som.
  • Questione os alunos sobre a melhor maneira de saber a grafia correta das palavras com /s/, já que esse som pode ser representado de diversas formas. Enfatize que o dicionário é uma boa maneira de evitar equívocos da escrita.

Materiais complementares: Dicionários.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Textos impressos.

Dicionário online: http://michaelis.uol.com.br/

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos através de perguntas que incentive-os e também devido à complexidade do aprendizado em ortografia. Devemos compreender que o trabalho do professor é tornar os alunos usuários eficientes da língua e isso inclui saber usar bem as convenções da escrita e não decorá-las, assim uma atividade lúdica como um jogo dos 7 erros pode auxiliá-los.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em 26 de novembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, dizendo que farão um jogo dos sete erros sobre palavras com diferentes grafias do fonema /s/.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide com a nuvem de palavras e questione-os sobre as letras que representam o /s/ nas palavras da nuvem. Ajude-os a relembrar que o /s/ pode ser representado por s, ss, sc, sç, c, ç, x, xc...
  • Ajude-os a pensar: “as primeiras sílabas de seda e cetim tem o mesmo som? E escrevem da mesma forma?. E as palavras máximo e cassino, o que têm em comum?”.

Atenção, professor:

Esta nuvem de palavras foi criada no site https://wordart.com/.

Você pode fazer uma nuvem de palavras com seus alunos também!

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Comente com os alunos que muitas vezes a grafia das palavras podem não ser explicadas por nenhuma regra, pois é remota a origem da palavra ou a tradição de uso e que por isso devemos ler muito para que fixarmos a forma escrita e procurar o dicionário quando tivermos dúvidas.
  • Avise que para treinar esse uso eles irão brincar com um jogo dos 7 erros.
  • Pergunte se eles conhecem o jogo dos 7 erros e se sabem o objetivo dele.
  • Informe que nesse jogo dos 7 erros eles receberão trechos de textos sobre filmes.
  • Avise que cada texto tem 1 erro ortográfico e eles deverão identificá-lo.
  • Separe a sala em grupos de 4 componentes, para que realizem juntos a atividade. O trabalho em equipes estimula as discussões.
  • Entregue-lhes os textos.
  • Diga que eles têm 20 minutos para localizar os erros.
  • É importante alertar aos alunos que algumas palavras na língua são homófonas, ou seja, apresentam a mesma fonética, embora tenham grafias e significação diferentes. Como acento e assento no texto 1, por exemplo.
  • Confira com os alunos os erros que encontraram nos textos lidos. Proponha que ajudem a listar as palavras que encontraram, com a grafia correta: assento, conselho, concerto, aparição, priorização, senso, sessão.

Materiais complementares: textos para impressão disponíveis aqui e resolução de atividade aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que respondam às questões do slide no caderno. Possíveis respostas: a) ss, sc, sç, c, ç, x, xc; b) assento, concerto, senso, seção; c) podemos memorizá-las ou consultar o dicionário.
  • Questione os alunos sobre algumas palavras que apresentam grafias diferentes do /s/ conforme o sentido, como por exemplo assento e acento, conserto e concerto, senso e censo, seção, sessão e cessão
  • Se achar necessário, registre o significado de cada uma dessas palavras, conforme o dicionário. Os alunos podem ser convidados a fazerem essa busca para contribuir com os registros.
  • Reforce que essas palavras são homófonas e que é importante saber a grafia correta para empregá-las corretamente conforme o sentido.
  • Peça que os alunos leiam todas as palavras em voz alta e que prestem atenção no som.
  • Questione os alunos sobre a melhor maneira de saber a grafia correta das palavras com /s/, já que esse som pode ser representado de diversas formas. Enfatize que o dicionário é uma boa maneira de evitar equívocos da escrita.

Materiais complementares: Dicionários.

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